Como possuir uma proposta de valor pode gerar benefícios para uma franquia

Vender um produto é uma tarefa difícil. Não adianta ter um produto ou marca com grande qualidade se a visão dos consumidores sobre ele não é positiva ou atrativa. Então é para isso que serve a proposta de valor. Sendo uma estratégia de marketing que auxilia para a venda de um produto.

O que você verá neste artigo:

  • O que é Proposta de Valor?
  • Itens importantes na Proposta de Valor
  • Como fazer a Proposta de Valor

O que é Proposta de Valor?

Baseando-se primeiramente de um conceito de marketing, que diz que a proposta de valor é responsável pela importância de um produto para clientes. É através dele que será determinado se as pessoas irão ou não conter interesse em saber mais sobre o seu produto ou marca. É importante já ressaltar que, ela também é uma ferramenta de planejamento estratégico do Canvas, que permite elaborar modelos de negócios.

Ela é uma das principais estratégias para ser trabalhada, pois seu retorno é sempre garantido. E mesmo que sua eficácia seja comprovada, ainda sim, muitos empreendedores não utilizam da proposta de valor, o que resulta em perda de oportunidades.

Normalmente a proposta de valor fica exposta para os clientes. Nos sites por exemplo, ela sempre estará em um lugar estratégico para que o consumidor a veja e crie interesse em continuar nele. Enquanto em produtos em uma prateleira, ela estará no rótulo, de maneira atrativa. Sendo ela responsável por fazer o cliente apostar no item ou não.

A proposta de valor é estruturada primeiramente na identificação dos pilares de uma empresa, focando no objetivo de criar uma visão de como a marca ou produto pretendem serem vistos pelos consumidores e pelo mercado. Mostrando assim a sua diferença dos demais.

Resumidamente, a proposta de valor pode ser estruturada em três itens:

  • Demonstrar como seu produto possui referência no mercado;
  • Explicar seus benefícios de maneira clara;
  • Indicar as vantagens da aquisição daquele produto

Buscando respostas para questões como:

  • O que está sendo entregue ao cliente com aquele produto?
  • Qual seu benefício caso escolhido?
  • Ele está auxiliando em quais necessidades?

Por fim, sua proposta de valor tem como objetivo principal apontar de modo fácil os benefícios que seu produto possui. Assim deixando mais explícito para você explicá-lo para seu público-alvo. Por isso, quando ser feito o marketing do produto é necessário apresentar seu valor como produto de maneira que seja de fácil compreensão.

Itens importantes na Proposta de Valor

Para a construção de uma proposta, é preciso levar alguns itens de relevância para sua elaboração, como conceito, estudo aprofundado, entre outros. Além que, como possui uma grande importância para uma marca, é preciso que seu cuidado seja redobrado, pois ele será responsável por vender seu produto. Sendo eles:

  • Clareza: Quanto mais claro sua proposta for, melhor. Assim o público irá compreender com facilidade a finalidade do produto, ocasionando em um impacto marcante;
  • Linguagem: É preciso uma linguagem simples. Mesmo que utilize uma linguagem mais específica para algum público, é importante ser entendível por todos.
  • Realidade: A proposta deve apresentar apenas o que o produto oferece. Não adianta inflar qualidades,é preciso ser sincero com o público. 
  • Direcionamento: Deixar explícito as intenções da empresa com o produto, destacando os diferenciais dele.

Como fazer a Proposta de Valor

O modelo para se fazer uma Proposta de Valor no marketing é padrão, focando em oferecer ao consumidor o que ele precisa saber de modo ágil. Cada particularidade do modelo busca afirmar a qualidade do seu produto. 

Então, agora que você sabe os itens importantes para se levar em conta para elaboração, veja os itens que a constituem:

  • Título: É o item principal da proposta. Deve conter a parte mais relevante sobre o seu produto. Normalmente são frases com grande impacto.
  • Subtítulo: Aqui será colocado uma versão da proposta com mais detalhes. Cerca de 2 a 3 linhas é considerado um tamanho aceitável para deixar explícito  seus objetivos.
  • Bulletpoints: São os responsáveis por chamar atenção do leitor, pois são destaques em relação os outros textos. Deve ser estruturado em tópicos, destacando seus benefícios. 
  • Imagens: Agregam no quesito destaque de informações sobre a proposta de valor, principalmente reforçando a ideia principal.

Prestando atenção a todos os passos se torna fácil criar uma proposta. Porém, é preciso pensar nos itens de forma conectada e que juntos possibilitam uma boa imagem ao consumidor. Ou seja, é preciso dedicar atenção para cada parte que constitui a proposta de valor.

Gostou do nosso conteúdo? Se sim, leia nosso artigo sobre delivery e saiba como ele pode ser um bom auxílio nas vendas de sua franquia.

Resumo

O que é proposta de valor?

A proposta de valor é um conceito de marketing que busca explicitar para o cliente a importância, necessidade e relevância de um produto oferecido.

O que é necessário em uma proposta de valor?

Para a criação de uma proposta de valor é preciso primeiramente criar um conceito. Mas existem quatro itens essencias, sendo eles: clareza, linguagem simples, apresentar a realidade e um direcionamento.

Como criar uma proposta de valor?

O modelo padrão para cirar uma proposta de valor é simples, basta apenas focar nos quatro itens abaixo:

  • Título;
  • Subtítulo;
  • Bulletpoints;
  • Imagens.
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