Saiba porque o promotor de vendas é essencial para o sistema de franquias

O trabalho do promotor de vendas em uma empresa está diretamente ligado ao ponto de venda (PDV). Isso, no franchising, adquire ainda mais importância. Do monitoramento do estoque, à análise dos consumidores e da concorrência, passando pelo zelo pela padronização da franquia. O trabalho do profissional é de grande contribuição para o êxito comercial da rede. Confira mais lendo nosso artigo completo!

Saiba o que você vai encontrar neste post:

O que faz um promotor de vendas?

É fácil imaginar o papel desempenhado pelo profissional escolhido para ser promotor de vendas em uma empresa. O nome do cargo é bastante literal. Promover a venda de um produto ou serviço, entretanto, é uma atividade que se demonstra cada vez mais ampla. Ao compreendermos que consumir se tornou uma prática muito mais complexa do que simplesmente escolher e comprar, começamos a visualizar as diversas ações que implicam o exercer da função. Antes de incentivar a compra, é preciso atrair os olhares a ela. Mais do que apresentar benefícios da marca, é necessário apontar com clareza suas vantagens sobre a concorrência. 

Logo, o trabalho do promotor de vendas também envolve outros verbos. Além de promover, o profissional organiza, observa e avalia o desempenho das vendas do negócio. Sua atuação, feita no PDV (ponto de venda), está relacionada ao que chamamos de trade marketing. Isso se deve ao fato de que abrange a distribuição dos produtos na loja e a maneira como sua proposta está apresentada. Mas, também se responsabiliza por analisar o comportamento dos clientes e a situação da concorrência. Ter entendimento e visão sobre o mercado são seus diferenciais. Através de relatórios de vendas e comparativos de preços, por exemplo, o promotor pode repassar informações preciosas para a empresa. A partir disso, poderá elaborar ações em busca do aumento das vendas.

Qual o papel de um promotor de vendas em uma rede de franquias?

Assim como acontece com a maioria dos cargos em uma franquia, o de promotor de vendas obtém mais profundidade e importância no momento em que uma empresa passa a funcionar no formato de franchising. Isso porque seu trabalho será útil e necessário para além da unidade na qual trabalha. O profissional auxilia a franqueadora na manutenção do controle de qualidade da franquia e no aprimoramento das lojas. Além disso, também impacta na otimização da oferta da rede. Confira algumas das principais funções deste profissional: 

  • Preservar a padronização da franquia

Por ser responsável pela disposição dos produtos e experiências de consumo no PDV, terá função primordial em manter os padrões de organização delimitados pela franqueadora. A uniformidade das unidades é importante para que clientes tenham mais praticidade ao comprar.

  • Notificar faltas nas prateleiras e no estoque

Ter produtos em falta é algo a se evitar, sempre. O promotor de vendas auxilia o franqueado a notar todo produto ou matéria-prima que está por acabar. Desse modo, facilita para que entregas sejam solicitadas aos fornecedores da rede.

  • Auxiliar vendedores na apresentação das propostas

Se vendedores têm a função de atender a clientela, os promotores de vendas têm a responsabilidade de coordenar as abordagens. Quando existe alguma meta de venda para determinado produto, por exemplo, devem orientar os vendedores a darem prioridade para esse produto. 

  • Observar o comportamento dos consumidores da unidade

Essa parte pode reunir dados importantíssimos para a franqueadora. Ao atuar no PDV, o promotor de vendas está em contato direto com os consumidores. Assim, pode analisar seu comportamento. Quais as primeiras opções de produtos requeridos? Quais estão sendo mais vendidos e por quê? Qual a satisfação dos clientes? Esses relatórios auxiliam a rede a entender melhor as características particulares do público-alvo em determinadas regiões.

  • Observar a atividade de franquias e negócios concorrentes 

Essa função pode ser exercida principalmente em grandes centros comerciais, como shoppings ou avenidas. A concorrência acirrada é uma realidade do franchising. Redes competem entre si e com negócios locais. O promotor de vendas é a pessoa ideal para estar de olho no que anda acontecendo pelas outras empresas. Ele pode atuar nessa análise seja com os preços, seja com a oferta ou com a clientela. A partir daí, relatórios de mercado podem ser elaborados e também enviados à franqueadora. Muitas das estratégias de marketing surgem disso.

Como um promotor de vendas exerce suas funções em uma franquia?

Se em um negócio próprio a relação entre a chefia e o profissional é mais simples, em uma franquia ela exige mais preparo. Alguns protocolos devem ser seguidos. Mas, nada disso é nenhum bicho de sete cabeças. Todo promotor de vendas recebe treinamento. Assim, é orientado sobre como exercerá seu trabalho. Também será convocado para participar de reuniões periódicas para a apresentação de relatórios. Saiba onde os promotores de venda podem atuar: 

Treinamento

Os promotores de vendas normalmente são orientados pelos franqueados, já em suas unidades de atuação. Os operadores da loja recebem treinamento prévio, a partir do momento que assinam o contrato de franquia. A franqueadora deve transmitir todo o know-how necessário para que o(a) franqueado(a) tenha plenas condições de repassar as informações para os profissionais. 

Protocolos a seguir

Como uma rede de franquias funciona com base na padronização de processos, assim também é o trabalho dos promotores. Além de aprenderem a promover a abordagem ideal para vendas, também devem utilizar as ferramentas dispostas pela rede para a avaliação dos consumidores e da concorrência. Aí, entram as checklists

Reuniões

 É indispensável que periodicamente o(a) franqueado(a) marque agendas com o(a) promotor(a) de vendas da sua unidade. Nesses momentos, os relatórios de compras, de satisfação dos clientes e da concorrência, entre outros, são apresentados. É mais comum que os franqueados reúnam essas informações e posteriormente as repassem para a franqueadora em novas reuniões. Por isso, deve haver precisão na avaliação dos promotores. Dados errados atrapalham a elaboração de estratégias para toda a rede.

Percebe o quão importante é o trabalho do promotor de vendas em uma rede de franquias? Assim como os mais diversos profissionais envolvidos, sua participação faz a diferença no futuro da empresa. 

Quer saber mais sobre o funcionamento do franchising? Então navegue pelo nosso blog e aproveite os conteúdos sobre gestão! Boa leitura. 

Resumo

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