Como aumentar a produtividade de sua franquia em 5 passos

Saber que uma franquia tem um alto nível de produtividade pode atrair potenciais franqueados para sua rede. Por isso, é fundamental buscar a otimização de funcionários e processos, sempre buscando a maior produtividade possível. Para isso, preparamos um conteúdo com 5 passos para levar sua franquia ao próximo nível!

Neste artigo você lerá sobre:

O que significa aumentar a produtividade em uma franquia?

Adquirir uma franquia é adquirir uma série de processos e metodologias de sucesso comprovado. Porém, redes de franquias, mesmo as mais estabelecidas, passam por processos constantes de melhora e aprendizagem. Assim, uma busca diária pelo aumento dos lucros e produtividade é de praxe no franchising.

Além disso, gerenciar uma franquia não é uma tarefa fácil. São muitos processos fundamentais que precisamos estar atentos no dia a dia, como o suporte ao franqueado, gestão de estoque, marketing, vendas, etc. Dessa forma, buscar um aumento na produtividade geral da franquia é uma tarefa complexa que necessita de um planejamento para não obter resultado oposto ao esperado.

Ou seja, buscar um aumento na produtividade da empresa é uma tarefa usual para qualquer empreendedor. Ainda, independentemente do meio, o objetivo é sempre o mesmo: mais ações, mais baratas e mais rápidas. Para entender mais sobre essa meta audaciosa, vamos conhecer os principais benefícios de buscar o aumento da produtividade em sua rede!

Qual a importância de fazê-lo?

O motivo de ser ainda mais produtivo em rede de franquias é bem simples. A ação é uma via de mão dupla, pois, além do franqueador economizar tempo e dinheiro, o franqueado também terá uma maior agilidade e um serviço definitivamente mais lucrativo.

Outra ótima razão de buscar o aumento na produtividade, é a jornada até esse objetivo. Nela, você estudará a fundo todos os processos da sua empresa e consequentemente descobrirá os problemas e erros que possam ser resolvidos. Isso com certeza chamará a atenção de potenciais franqueados, facilitando eventuais expansões da rede.

Além disso, a busca pela produtividade máxima deve estar presente em todos os estágios de uma franquia. Desde o primeiro contato, agilizando o processo de venda de forma eficiente, passando pelos devidos treinamentos de franquia até o suporte operacional que deve ser prestado com excelência. Assim, você garante um efeito geral de eficiência por toda a jornada de compra.

Por fim, no atual mercado competitivo, não podemos ficar atrás da concorrência. E com a tecnologia cada vez mais presente, a melhor solução para atingir a produtividade desejada está em sistemas para franquias, como o da Central do Franqueado. 

Com ele, você irá otimizar o gerenciamento das atividades e setores da sua franquia, promover o engajamento dos seus franqueados e consolidar sua padronização. Além, é claro, de facilitar o que o franchising se propõe: expandir sua franquia em ritmo acelerado.

5 passos para aumentar a produtividade da sua rede

1. Faça uma reunião para analisar seus processos cotidianos

É possível aumentar a produtividade de todos os processos de sua franquia. Por isso, é essencial que seu primeiro passo seja se reunir com seus principais franqueados em um brainstorm para catalogar tudo que acontece em sua franquia. Desde processos que correspondem apenas ao franqueador até aqueles que dependem de toda a rede.

Por isso, organize essas atividades da forma mais detalhada possível, com informações relevantes como custo, responsável e duração atual. Assim, você terá um material de comparação após realizar as melhorias dos próximos passos.

2. Analise potenciais melhorias

Na verdade, tudo sempre pode melhorar. Com a listagem de processos definida, é muito mais fácil identificar gargalos que possam afetar sua produtividade. 

Tente corrigir os principais problemas primeiro. Assim, sua rede irá notar uma melhora significativa e uma motivação extra será criada para dar seguimento às próximas melhorias. 

Algo fundamental aqui, além de identificar erros e potenciais impactos, é apontar qual a raiz dos problemas e agir rapidamente. Dessa forma, os esforços para o aumento da produtividade serão muito mais eficazes, pois não haverá nada impedindo a otimização.

3. Adote a tecnologia

Como falamos anteriormente, a tecnologia se tornou algo obrigatório para quem busca eficiência máxima em sua empresa. Cada vez mais surgem ferramentas que auxiliam de forma prática e acessível a produtividade de sua franquia. Por isso, vamos te apresentar algumas que o software para franquias da Central oferece! 

  • Chat: uma ferramenta de conversas para quem necessita de contato constante no dia a dia. Se comunicar com seus franqueados é essencial no franchising. Além disso, você pode transferir arquivos importantes, como uma “planilha de despesas” em apenas alguns passos. 
  • CRM: amplamente difundido no mundo dos negócios, o CRM é um software para gerenciar o relacionamento que uma empresa tem com seu público de interesse. Redes de franquias podem usar nosso CRM personalizado para prospectar e atrair tanto potenciais clientes, quanto interessados em se tornarem franqueados.
  • Videoconferência: também temos uma ferramenta de videoconferências ideal para sua rede. Nos tempos de pandemia que vivemos, ele tem ajudado muitas franquias dos mais diversos segmentos. 
  • Checklists: ótima ferramenta para mapear processos e identificar os principais problemas da sua rede. Os checklists facilitam a desejada manutenção do padrão de uma rede de franquias e sua listagem específica permite realizar consultorias de campo presenciais ou remotas de forma descomplicada.

Ainda, é possível listar dezenas de outras ferramentas que se tornaram indispensáveis ​​no dia a dia da empresa nos últimos anos. Você e sua equipe precisam analisar as que mais podem ter papel em seus processos de negócios diários e adotá-las, sempre lembrando do próximo passo!

4. Capacite seu time

De nada adiantam ferramentas eficientes se seu time não está pronto para recebê-las. Mesmo que lidar com esses ambientes digitais seja uma menor preocupação do que antigamente, a capacitação ainda tem sido fundamental para manter seus profissionais atualizados. 

Por isso, invista em treinamentos. Sejam presenciais ou EADs nos tempos de coronavírus, é importante dedicar um espaço do seu planejamento à capacitação. Assim, se ótimas ferramentas não forem manuseadas com o devido treinamento, a produtividade pode ser afetada de forma negativa.

5. Atualize seus processos

Agora que você sabe exatamente o que pode ser melhorado, descobriu algumas ferramentas e estudou a fundo seus processos de trabalho, é hora de começar a mudar sua empresa! O início pode ser um pouco complicado, mas com certeza valerá a pena quando você vir a produtividade da franquia lá em cima.

Não se esqueça de começar com os pontos mais críticos, que podem levar a uma rápida melhoria da rede. No entanto, a abordagem ideal é fazer essas mudanças gradualmente, para que o impacto sobre seus funcionários e clientes seja minimizado.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de elevar a produtividade de uma rede de franquias. O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da transformação digital, então deixe-nos ajudá-lo a crescer!

Pensando nisso, lembre-se de bater um papo conosco, onde teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você! 

Leia nosso artigo sobre a Prevenção de Perdas e saiba como usá-la para aumentar a lucratividade de sua franquia

 

Resumo

O que significa aumentar a produtividade em uma franquia?

Adquirir uma franquia é adquirir uma série de processos e metodologias de sucesso comprovado. Porém, redes de franquias, mesmo as mais estabelecidas, passam por processos constantes de melhora e aprendizagem. Assim, uma busca diária pelo aumento dos lucros e produtividade é de praxe no franchising.

Qual a importância de fazê-lo?

O motivo de ser ainda mais produtivo em rede de franquias é bem simples. A ação é uma via de mão dupla, pois, além do franqueador economizar tempo e dinheiro, o franqueado também terá uma maior agilidade e um serviço definitivamente mais lucrativo.

5 passos para aumentar a produtividade da sua rede

  1. Faça uma reunião para analisar seus processos cotidianos
  2. Analise potenciais melhorias
  3. Adote a tecnologia
  4. Capacite seu time
  5. Atualize seus processos
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!