Procrastinação: como evitar esse mal no seu cotidiano

Empurrar com a barriga. Deixar para depois. Adiar algo ao máximo. A procrastinação é isso, a arte de abdicar suas obrigações e fazer algo sem grande necessidade, ou até mesmo fazer nada. Sendo um dos comportamentos mais antigos da sociedade, e a prática anti produtiva pode ser um grande problema no cotidiano.

O que você vai ver neste artigo:

O que é procrastinação?

Procrastinação nada mais é do que deixar coisas importantes para depois. Muitas vezes pode acontecer de forma natural de você se desconcentrar de sua tarefa e focar em outra. Mas também é comum as pessoas optarem por abdicar de coisas com grande relevância, para fazê-las depois, mesmo sabendo dos riscos de fazer isso.

É corriqueiro para algumas pessoas começarem a fazer algo e durante o processo decidir mudar para outra coisa. O pensamento de focar em uma tarefa mais fácil e menos exaustiva primeiramente, possibilita um sentimento de saciação, que ao final poderá acarretar desespero.

Um dos problemas enfrentados por quem procrastina demais é em relação ao trabalho. Pois, é difícil manter uma boa qualidade e produção. Normalmente por conta do produto ser ter sido feito às pressas.

A procrastinação, por ser um algo anti produtivo, atrapalha toda a rotina de um profissional. Ocasionando na falta de planejamento, desenvolvimento no trabalho e finalização de algo. 

No meio profissional, um procrastinador não é visto com bons olhos. Já que sua imagem pode ser muito associada a falta de responsabilidade.

Por que temos esse hábito?

É importante ressaltar que a procrastinação, em diversos casos, está ligada diretamente a questões como saúde, estresse, ansiedade, déficit de atenção, falta de foco. Também podendo ser associada a falta de valorização e desmotivação.

Mas normalmente, muitas vezes já possuímos um comportamento e fomos de agir que criam tendência a sermos assim. Um bom exemplo é quando recebemos uma tarefa para uma data distante. O primeiro pensamento que obtemos é que teremos tempo para fazer. 

Desta forma, o acabamos o empurrando para a barriga. O problema é que isso é feito diariamente, com diversas tarefas, o que ocasiona em uma bola de neve de tarefas a serem feitas, em um tempo sem otimização.

Dicas de como não cair em procrastinação

Não é fácil deixar o hábito de procrastinar de lado, mas também não é impossível. A questão principalmente é focar em suas necessidades e otimizar seu tempo, o que irá resultar em uma melhor produtividade.

Separamos algumas dicas para você conseguir melhor seu planejamento, fazendo o tornar-se mais produtivo. Ressaltando que, para perder o costume de procrastinar, é preciso de tempo, já que uma mudança de comportamento, é um processo. 

1. Analise os fatores que lhe fazem procrastinar.

Provavelmente você saberá facilmente coisas que lhe façam deixar de lado suas obrigações. Então é importante você perceber além delas, revendo todos os seus hábitos em relação ao assunto.  Uma coisa boa a se fazer é anotar todas. 

Em seguida, após ter consciência de tudo que interfere no seu planejamento, crie uma estratégia para evitá-los. Esse é um passo essencial para começar a perder o comportamento.

2. Anote suas tarefas e estipule horários

Um passo que auxilia na otimização do seu tempo é ter um controle de tudo que precisa realmente ser necessário. Um quadro com as tarefas necessárias é um ótimo aliado para isso.

Colocar meta de conclusão para suas obrigações faz com que se motive a fazê-las. Se necessário coloque também recompensas. Por exemplo, você quer tomar um café, estipule um horário para conclusão do trabalho e se permita tomar um café apenas se cumpri-la. 

3. Evite coisas que lhe tirem a atenção

Isso é uma das coisas mais importantes para se fazer. Livrar-se de coisas que façam você perder o foco auxilia de grande modo na sua produtividade. 

Um grande vilão para diversas pessoas é o celular, já que as redes sociais são um grande vício. Então é melhor colocado em um local onde não seja visto.

4. Tenha noção de imprevistos

É preciso saber que muitas vezes sua agenda não será comprida como o esperado. Por isso é preciso ter paciência e não desistir de tentar ser menos procrastinador. É preciso ter consciência que imprevistos acontecem. 

Procrastinação nos negócios

Dentro de empresas a procrastinação também é um grande mal. A falta de produtividade dos funcionários pode gerar um mal rendimento da empresa. Já que a produção e qualidade do negócio podem ser claramente afetadas.

No sistema de franquias, os franqueados são orientados a passar seu conhecimento, ensinando seus colaboradores sobre o que deve ser feito, e como será feito. Deste modo, ocasionando no incentivo e motivação no trabalho.

Com isso, os funcionários acabam sentindo prazer em trabalhar. Ocasionando no engajamento e comprometimento com a empresa. Possibilitando assim a qualidade do produto por ela ofertado.

Gostou do assunto e gostaria de saber mais sobre táticas de manter uma equipe engajada? Então leia sobre a prática do Brainstorming e seus benefícios.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!