Prevenção de perdas: o que é e como usá-la para aumentar a lucratividade de sua franquia

A prevenção de perdas em uma rede de franquias pode aumentar seu lucro de forma substancial. Nesse artigo, você vai conhecer a importância de prevenir perdas em seu negócio, além de 5 boas práticas e dicas que colocarão sua franquia em outro padrão de gestão de estoque. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é prevenção de perdas?

Grande parte das franquias, principalmente as de varejo, possuem um problema que, se amenizado, pode trazer um grande aumento no lucro para a rede. O que são? As perdas de mercadoria que acontecem todos os dias nesse setor.

Felizmente, para amenizar ou quem sabe até mesmo abolir essas perdas, foi criado o conceito de prevenção de perdas. Para se ter uma ideia, o impacto nos lucros desse impasse é tão grande que diversos profissionais do varejo se juntaram para criar a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE). 

O objetivo da associação é justamente tornar a prevenção de perdas algo estratégico na busca do aumento da lucratividade das empresas brasileiras. Além disso, algo que com certeza contribuiu para um aumento nessa preocupação, é a crise em que o mercado se encontra

Assim, toda forma de diminuir custos e elevar lucros está sendo detalhadamente analisada e posta em prática pelos comerciantes, sejam eles de pequeno ou grande porte.

Especificamente no cenário de franquias, o impacto pode ser ainda maior. Se o franqueador conseguir reunir as melhores práticas para sua rede de franquias, esse conhecimento será repassado por toda a cadeia de unidade. Isso vai gerar um efeito cascata que com certeza colocará a lucratividade de toda a franquia lá em cima.

Ainda, a competitividade no mercado está maior que nunca. Por conta disso, se aumentar o valor de venda, poucos irão comprar pela crise e concorrência. Dessa forma, a melhor forma de sobreviver é otimizando ao máximo seus processos visando um rendimento superior. 

Resumindo, cabe ao responsável pela empresa descobrir as melhores formas de buscar a prevenção de perdas durante a metodologia operacional do negócio.

Qual a importância da prevenção de perdas?

Mesmo que o objetivo final da prevenção de perdas seja otimizar a gestão de produtos ao passo que gera um aumento nos lucros, existem outros diversos benefícios de se atentar a prática. Confira!

Aumento da produtividade da equipe

Graças aos treinamentos e uma metodologia de trabalho definida a serem desenvolvidas, é natural um aumento na produtividade de toda a equipe. Essa orientação com certeza vai diminuir a frequência com que erros aconteçam.

Como todos estarão alinhados a essa forma de trabalho que busca prevenir perdas, o processo de cooperação será mais fácil e existirão muito menos ruídos na comunicação interna da empresa.

Maior controle de itens valiosos

Se você investir nas boas práticas que evitam perdas e furtos, mercadorias como os Produtos de Alto Risco (PAR) terão um potencial de venda extremamente maior. Pois, quando estão sob essas recomendações, eles podem ser expostos nas melhores posições de venda do seu estabelecimento, criando uma atração maior ao consumidor.

Possibilita fazer mais investimentos que trarão retorno

Tudo que está bom, pode melhorar. Ao otimizar ainda mais o atendimento e a produtividade com o aumento no lucro obtido com a prevenção de perdas, você cria um loop de lucratividade. Dessa forma, ao continuar investindo na prevenção de perdas, você lucrará ainda mais como franquia.

Eleva a reputação da franquia

Tudo que você, franqueador, mais deseja é uma boa reputação para sua rede de franquias. Assim, a possibilidade de ela se expandir e começar a gerar lucros, é muito maior. 

Por isso, além de ser atraente, a franquia deve ter seus processos otimizados e comprovados da melhor forma possível. Quando isso acontece, a rede terá maior respaldo como investimento sério e de confiança. Com um projeto de prevenção de perdas bem definido, suas chances de encantar o potencial franqueado, aumentam.

5 práticas para melhorar a prevenção de perdas em sua franquia

Mapeie a origem das perdas

De acordo com uma pesquisa realizada pela ABRAPPE em 2019, cerca de 67% das perdas acontecem devido a erros nos processos internos e os outros 33% acontecem por perdas externas. Ou seja, a maior parte dos problemas está dentro da sua franquia e você pode corrigir sem depender de outros.

Falaremos na próxima prática sobre como você pode evitar erros clássicos da gestão de estoque, como não colocar os produtos próximos à data de vencimento em maior visibilidade. Já quanto às perdas externas, também podem e devem ser analisadas.

Pode parecer difícil a princípio, pois não depende apenas de você evitar furtos externos ou realocação indevida de alimentos congelados, por exemplo. Porém, campanhas de combate ao desperdício e antifurto podem ser uma boa iniciativa. 

Planeje bem o seu planograma

Imagine a seguinte situação: você tem uma franquia alimentícia especializada em chocolates. Chocolates necessitam de uma certa temperatura para se manter nas condições ideais de consumo. Dessa forma, cabe a você estudar as melhores formas de manter esses chocolates na temperatura ideal, prevenindo eventuais perdas.

O melhor jeito de fazer isso é com um planograma. Ele é a representação gráfica de como será o posicionamento de determinado produto em sua loja. Ou seja, como ele será exposto em sua loja, em qual prateleira ou categoria. Criando um bom planograma, você poderá repassar as melhores práticas a seus franqueados, garantindo um padrão de qualidade.

Invista em segurança

Outro tipo de perda, que dependendo de circunstâncias pode ser tão comum quanto falha nos processos, está o furto em unidades de varejo. Eles podem acontecer de diferentes formas e você precisa estar atento. A melhor forma? Investindo em segurança.

Geralmente, a solução ideal está em adotar um sistema de monitoramento por vídeo. Além disso, posicionar as prateleiras com produtos preciosos em frente às câmeras auxilia no processo de prevenção de perdas por furto.

Capacite seus colaboradores

Lembre-se: de nada adianta possuir uma ótima metodologia de prevenção de perdas se seu time não está pronto para recebê-la. A capacitação é um processo fundamental para garantir a excelência em qualquer processo no mundo dos negócios. Com isso, garanta que esses treinamentos ocorram com qualidade.

O mau uso de uma otimização incrível pode se tornar um grande prejudicador dos processos internos da sua rede de franquia. Capacite e implante com o esforço necessário que os resultados serão visíveis em pouco tempo. 

Gerenciamento de estoque

Já vimos que a melhor maneira de prevenção de perdas é saber como elas acontecem. Além da questão do planograma, é necessário um bom controle de estoque para gerenciar dados importantes como:

  • Embalagens com avarias;
  • Perdas de mercadoria;
  • Produtos vencidos;
  • Produtos perecíveis mal conservados.

Com esses dados, você saberá exatamente onde começar a agir, tendo uma ordem de prioridade bem definida. Para te auxiliar nesse processo, um bom software para franquias como o da Central do Franqueado, capaz de integrar diversos processos da sua rede, pode ser a solução. 

Conclusão

Viu como pode ser fácil atingir a excelência na prevenção de perdas de sua rede? Você precisa apenas se atentar ao planejamento e se esforçar para colocar essas práticas em funcionamento! Com essas melhorias, o padrão de sua rede de franquia aumentará e naturalmente se destaca da concorrência.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa gestão de estoque e compra em franquias. Com o módulo “Compras” do nosso sistema para franquias, você irá aumentar a efetividade na gerência do abastecimento de toda a rede com fornecedores e produtos homologados. 

Economize tempo e mantenha seu processo de compras efetivo e padronizado!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre Programa de Excelência e saiba como ter uma melhoria contínua de processos internos de sua franquia. Esperamos você!

Resumo

O que é prevenção de perdas?

Grande parte das franquias, principalmente as de varejo, possuem um problema que, se amenizado, pode trazer um grande aumento no lucro para a rede. O que são? As perdas de mercadoria que acontecem todos os dias nesse setor.

Qual a importância da prevenção de perdas?

  • Aumento da produtividade da equipe
  • Maior controle de itens valiosos
  • Possibilita fazer mais investimentos que trarão retorno
  • Eleva a reputação da franquia

5 práticas para melhorar a prevenção de perdas em sua franquia

  1. Mapeie a origem das perdas
  2. Planeje bem o seu planograma
  3. Invista em segurança
  4. Capacite seus colaboradores
  5. Gerenciamento de estoque
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!