Posicionamento de mercado: saibas as vantagens no mercado de franquias

“Posicionamento de mercado é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo.”

O que você verá nesse artigo:

O que é posicionamento de mercado?

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere a uma posição que a marca ocupa na mente do consumidor. 

Do ponto de vista estratégico, posicionar a sua marca no mercado significa se diferenciar da concorrência. Com isso o alcance da liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores.

Logo, todos os esforços do marketing, são voltados para essa posição, fixar a lembrança da marca no consumidor.  

Para encontrar seu espaço no mercado a empresa deve:

      • Estudar o mercado-alvo e mapear a concorrência para ter uma referência.
      • Identificar quais valores, símbolos e comportamentos devem ser associados a marca, de forma que diferencie da concorrência.
      • Comunicar os diferenciais da marca em uma mensagem única, que resuma a essência da empresa e atinja em cheio a percepção do consumidor. 

Essas são as diretrizes básicas para um bom posicionamento de mercado, que possuem objetivo primário de superar os concorrentes e conquistar o primeiro lugar no segmento. 

Há vários caminhos de diferenciação: ter um produto de maior qualidade, oferecer o melhor custo-benefício, ter um atendimento campeão ou ser conhecido pela inovação.

A estratégia ideal depende da proposta de valor da empresa e seu mercado-alvo, e também do perfil dos consumidores. 

O mais importante é ter certeza que o posicionamento reflete o propósito e a cultura da empresa, e de que o público está compreendendo a mensagem de forma certa. 

Como funciona um mapa de posicionamento de mercado?

Um mapa de posicionamento é uma ferramenta que permite que o empreendedor identifique quais os diferenciais de um produto são mais valorizados dentro de seu segmento.

Basicamente, é um gráfico de quadrantes criado a partir dos diferenciais mais valorizados pelos consumidores.

Assim, basta posicionar as marcas que competem nesse mercado nos quadrantes, de acordo com sua pontuação em cada critério.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de moda jovem focado no público fashionista, provavelmente vai competir com as outras lojas com base em diferenciais como alinhamento às tendências e qualidade das roupas.

Principais vantagens de definir um posicionamento no franchising

As estratégias de posicionamento de mercado fazem parte das ações de marketing para alcançar o sucesso do negócio.

Fidelização do Cliente 

O grande objetivo do posicionamento de mercado é conseguir um lugar de destaque na mente do consumidor, de modo que a sua empresa seja sempre a primeira escolha.

Ao se posicionar acima da concorrência, você garante a fidelização do seus clientes atuais, mostrando que a sua empresa merece a preferência deles.  

Controle da imagem 

Um bom posicionamento de mercado também proporciona mais controle sobre a imagem da empresa. 

Afinal, as marcas em posição de liderança em seu segmento exercem maior influência e podem se diferenciar constantemente dos concorrentes.

Aumento da competitividade 

Obviamente, a posição ocupada no mercado determina o nível de competitividade da empresa em relação aos seus concorrentes. 

Quanto melhor for o posicionamento, maior a capacidade de superar a oferta da concorrência e disputar a atenção do consumidor. 

Conexão com o público

Para estar bem posicionado, não basta estar na mente dos consumidores: é preciso estar no coração do público-alvo.

Isso porque as pessoas desenvolvem uma identificação e conexão emocional com as marcas a partir de deus valores. 

Não é toa, a escolha da marca está ligada ao estilo de vida, comportamento e princípios associados.   

Clareza nas decisões 

Outra vantagem do posicionamento de mercado é ter mais clareza na tomada de decisão e definição de objetivos da empresa. 

Tipos de posicionamento

Há vários tipos de posicionamento de mercado que variam conforme os diferenciais que você decide priorizar, sendo algum deles:

Qualidade/desempenho do produto

Um dos tipos de posicionamento de mercado é a liderança de produto a partir de sua qualidade e desempenho superior. 

Para investir nessa posição a empresa deve possuir o melhor produto ou serviço da categoria, superando as opções semelhantes de seus concorrentes. 

Além disso, é importante que a percepção de qualidade seja baseada na opinião dos consumidores, pois seus critérios devem ser plenamente atendidos. 

Preço do produto 

O preço é outro possível caminho de diferenciação no mercado, levando em conta o custo-benefício do produto ou serviço. 

Embora a qualidade seja essencial, há vários segmentos em que o preço ainda vence a competição. Principalmente no caso de produtos mais básicos e fabricados em escala industrial. 

Serviços aos clientes  

O posicionamento baseado no serviço aos clientes (customer service) é cada vez mais comum no mercado.

Nessa estratégia, a empresa se diferencia pela experiência de compra memorável e atendimento excepcional, além de um relacionamento sólido com seus clientes.

Personalização 

A personalização é outra forma de se posicionar com destaque, especialmente em nichos de mercados diferentes.

Para adotar essa posição, a empresa deve oferecer produtos ou serviços customizados e feitos sob medidas para as necessidades dos clientes. 

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