Entenda como o pós-venda pode ser usado para fidelizar clientes

“o pós-venda muitas vezes nas empresas é a etapa mais importante da compra. Um atendimento após a compra faz com que o cliente se sinta importante e especial para aquela organização.”

Atualmente, apesar da importância de possuir clientes leais e nutrir um relacionamento. Vemos que muitas empresas ainda investem a maior parte do seu tempo e recursos em estratégias para conquistar novos clientes.

Entretanto, ao acompanhar as mudanças aceleradas na forma como as pessoas se conectam com empresas, entendemos é que, cada vez mais, precisamos pensar sob a perspectiva da fidelização de clientes. E sobre como a transformação digital contribui para esta jornada.

A busca por novos clientes não é totalmente deixada de lado, é claro, mas para o sucesso é essencial criar uma cultura de fidelização. Quando um consumidor que compra pela primeira vez tem uma boa experiência em todos os pontos de contato. E, se o relacionamento continuar após a compra, ele tem grandes chances de voltar para fechar mais negócios. Além que, ainda é muito provável que ele indique sua empresa.

É aí que entra o processo de pós-venda. Ao conhecer melhor o conceito e entender o papel do pós-venda no relacionamento com o cliente, você estará preparado para repensar ou aprimorar suas estratégias.

O que é um Pós-venda?

O pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que reúne as estratégias pensadas para melhorar a experiência após a compra de um produto ou contratação de um serviço. O objetivo é manter um relacionamento duradouro com os clientes, sempre correspondendo às suas expectativas e necessidades.

Você pode e deve enxergar o pós-venda como uma forma de fidelizar os clientes. Mas tenha em mente que serão necessários esforços e ações para estreitar esse relacionamento entre o cliente e sua marca. Afinal, no cenário competitivo em que estamos hoje, o processo de fidelização está cada vez mais difícil.

Saiba a importância do pós-venda em sua rede

Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque diante da concorrência. O objetivo maior do pós-venda é manter o cliente satisfeito através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização. Deste modo, construindo relacionamentos duradouros que contribuam para o aumento do desempenho para resultados sustentáveis.

Mesmo que o cliente esteja hoje satisfeito, o processo de qualidade deve ser contínuo. E a melhor estratégia portanto é monitorar continuamente a satisfação do cliente (levantamento de necessidades futuras). Para que caso se faça necessário, haja tempo suficiente para modificar estratégias antes de perder um cliente que estava satisfeito. Mas que pode a qualquer momento mudar sua percepção, pois as necessidades dos clientes podem mudar com o tempo, assim como a qualidade dos serviços prestados também.

Como montar um pós-venda eficiente para fidelização de clientes?

O pós-venda vai além de atender o cliente sempre que ele entrar em contato ou estar presente. É necessário pensar em algumas ações que reforcem sua estratégia como um todo e encantem o cliente.

Para auxiliar você, listamos 5 dicas para elaborar uma estratégia de pós-venda e melhorar esse processo dentro da sua empresa.

  • Faça follow ups e mantenha contato com o cliente

Uma das utilidades de manter um processo de pós-venda eficiente é a oportunidade de estar em contato com o cliente e entender se a compra foi satisfatória. Quais foram os pontos altos e baixos do processo e ter um feedback para identificar pontos de melhoria.

Os follow ups servem tanto para analisar o cenário quanto para lembrar o cliente de que sua empresa está preocupada com sua satisfação e necessidades. Uma maneira simples de estar em contato com os clientes é através de e-mail. Ao receber um conteúdo que realmente seja relevante, eles serão muito mais leais para você e sua marca.

  • Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia para se aproximar ainda mais dos clientes entregando alguma recompensa ou benefício.

Além de atribuir experiências mais relevantes e personalizadas com a marca, o programa de fidelidade torna possível coletar ainda mais dados sobre os clientes. Que podem ser usados para personalizar e adaptar recomendações.

  • Informe seus clientes sobre lançamentos e sugestões

Utilize os dados disponíveis para enviar sugestões personalizadas de produtos ou serviços e ainda manter o cliente informado sobre lançamentos que possam lhe interessar.

  • Envie presente em datas especiais

Datas especiais como aniversários, por exemplo, são ótimas oportunidades para enviar presentes simples para os clientes e tornar o relacionamento ainda mais próximo. Ter esse cuidado mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente.

  • Implementar uma plataforma de CRM

 Customer Relationship Management permite a integração de todas as suas ações de pós-venda. E também é uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente e o suporte multicanal. Com essa plataforma, você tem reunidas em um só lugar todas as informações valiosas sobre o cliente, tornando muito mais fácil para a sua equipe elaborar a melhor estratégia. Personalizando o atendimento e resolvendo problemas antes mesmo que eles surjam.

Entenda como fidelizar os clientes acessando o nosso conteúdo! Boa leitura! 

Resumo

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