5 pontos para observar antes de expandir sua franquia

Se tornar um empresário bem sucedido é o desejo de todo e qualquer investidor. No caso das redes de franquia, o sucesso está totalmente relacionado à expansão das unidades. Quanto mais lojas operando, maior será o reconhecimento e o lucro da marca. Ao expandir sua rede, você garante ainda mais espaço no mercado. Mas é importante ficar atento, pois esse processo não é tão simples quanto parece. Várias questões devem ser abordadas e refletidas antes de se tomar um próximo passo. Preste atenção nessas dicas e lembre-se: um bom planejamento estratégico é essencial para que sua rede se direcione para um caminho bem-sucedido.

5 pontos essenciais para expandir sua rede de franquias

1) Antes de tudo, entenda-se

Por que quero expandir minha rede de franquias? Estou confiante e seguro o suficiente para tomar essa decisão e seguir em frente?

Conhecer-se e entender seu próprio foco, seus objetivos, suas capacidades e limitações é fundamental para tomar essa importante decisão. Afinal de contas, ela envolve muitas questões externas, como a instalação de novos PDVs e a contratação de novos funcionários.

Para que você não perca tempo e dinheiro, determine exatamente quem você é como empreendedor e o que quer atingir. Saiba que, por mais que existam legislações e tendências, o mercado é sempre uma caixa de surpresas. Por isso, para evitar frustrações, procure entender para onde você está indo.

2) Uma rede de franquias também é uma rede de pessoas

Sua empresa é formada por um grande corpo de funcionários. Para que ela cresça, todos devem crescer juntos. Portanto, não basta que você seja um excelente empreendedor. Ao considerar a expansão de sua rede, pense que muitas pessoas estarão encarregadas de atividades importantes, envolvendo o gerenciamento e a manutenção das novas unidades.

Ter um corpo de trabalho qualificado é essencial para que o crescimento da marca aconteça, através do bom funcionamento das lojas. Contrate pessoas pró-ativas e autônomas, que saibam resolver problemas sem a sua presença. Realize treinamentos com todos os funcionários. Ter um controle de qualidade é fundamental para que cada unidade faça jus ao potencial da marca.

3) Analise bem as unidades já existentes.

A demanda pelo serviço da minha franquia é mais alta do que o esperado? Os lucros oferecem um potencial de estabilidade de novas unidades a longo prazo? Se a resposta for positiva para essas duas questões, isso é um sinal positivo. Elas são dois dos principais sinais de que a sua rede está sim, no momento ideal para crescer.

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Compreender os obstáculos do mercado, envolvendo questões sazonais relacionadas a venda, bem como conhecer a concorrência, são aspectos indispensáveis. Busque o auxílio de uma consultoria, que poderá ajudar você a entender melhor quais as melhores possibilidades de expansão e quando iniciar esse processo.

4) E qual o meu papel durante esse processo?

Saiba que você precisará da ajuda de profissionais qualificados enquanto sua rede de franquias está em expansão. Portanto, entenda: o recomendado é dividir tarefas. Procure não tomar centralizar o controle de tudo e esteja sempre aberto a ouvir opiniões de terceiros.

O empreendedor que continua exercendo as funções que já realiza na empresa, deve entender que, em alguns momentos, deverá encontrar no suporte de consultorias os melhores caminhos para o crescimento da franquia – envolvendo a instalação das novas unidades, a contratação de novos funcionários e todas as outras necessidades.

Mas, claro, realizar as entrevistas com franqueados e determinar os investimentos que serão feitos é trabalho do franqueador.

5) Crie uma operação modelo

Além disso, um dos primeiros passos é montar uma operação modelo. Entre em contato com empreendedores experientes, que já realizaram processos parecidos com empresas de perfis semelhantes e determine de forma teórica como será o funcionamento das novas unidades.

Isso proporciona segurança a potenciais franqueados que querem fazer uso da marca. Entretanto, cuidado: às vezes, pensar e planejar demais é deixar que boas oportunidades passem despercebidas.

O que você precisa fazer, acima de tudo, é assegurar-se de que estrategicamente falando, suas finanças estejam adequadas ao processo de expansão. Feito isso, é hora de entrar em uma nova fase, para que sua empresa encontre o almejado crescimento e maior espaço no mercado.

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