Por que sua franquia precisa de uma plataforma online de gestão?

Manter o controle de qualidade de uma rede de franquias demanda uma organização impecável. Esse é o trabalho mais difícil para qualquer franqueador. Falhas na comunicação e no suporte podem prejudicar as unidades, diminuindo suas margens de lucro. Mas tudo pode ser resolvido com o uso de uma plataforma online de gestão. Saiba mais.

Investir em franquias é, na grande maioria das vezes, uma ótima escolha. O formato é uma opção segura para os mais variados perfis empreendedores. Isso porque, no franchising, em vez de começar o negócio do zero, eles passam a gerir algo que comprovadamente deu certo.

Os dados confirmam a segurança do investimento. Segundo o Sebrae, de cada quatro empresas convencionais abertas no Brasil, pelo menos uma acaba fechando as portas com menos de dois anos de operação. No franchising, o percentual de fracasso cai para 3%. Ou seja, apenas uma a cada 33 empresas vai à falência nos primeiros 24 meses de funcionamento.

Mas afinal de contas, o que pode fazer uma franquia fracassar?

Se você é franqueador ou franqueado, sabe o desafio que é manter o padrão de qualidade da empresa. Para que haja conformidade entre todas as unidades, a comunicação em rede deve funcionar com agilidade e os processos devem fluir de equiparadamente e de forma autônoma.

Problemas nessas esfera atrapalham a produtividade das lojas e, por consequência, a lucratividade da marca. E em casos extremos, a rede pode acabar não sobrevivendo.

Uma maneira preventiva, que assegura que essas demandas sejam realizadas com eficiência, é a utilização de uma plataforma online de gestão em franquias.

O investimento em um software de gestão traz benefícios para todas as áreas de uma rede de franquias. Sua utilização garante um leque de benefícios, tais como:

  • economia de tempo;
  • agilidade para os processos e prestação de suporte;
  • facilita a organização e a mitigação de riscos para os franqueadores;
  • torna as informações mais acessíveis;
  • possibilita o controle de dados, os quais podem ser consultados pelo franqueador e por todos os franqueados.

Ainda não está convencido de que a sua franquia precisa de uma plataforma online de gestão? Então confira outras facilidades fornecidas.

 

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1) Aprimorar o treinamento, a comunicação e o suporte aos franqueados

 

A relação entre franqueador e franqueado é a base do sucesso de uma rede de franquias. Afinal de contas, um precisa do outro.

O franqueador depende do trabalho de franqueados para seguir com o plano de expansão da rede. Os operadores, por sua vez, precisam do referencial de gestão para administrarem suas unidades com know-how qualificado. Por isso, existem programas decapacitação. Mas você sabia que uma de cada cinco franquia que fracassa alega problemas com treinamento e suporte?

Treinamentos que deixam a desejar e uma comunicação falha podem ser resolvidos com a implantação de uma plataforma online de gestão . O sistema substitui métodos tradicionais de contato entre franqueador e franqueado e torna mais acessível e rápida a comunicação.

Uma mensagem pode ser enviada para vários operadores com apenas um clique, continuando armazenada na plataforma para consultas futuras.  Canais convencionais, como o e-mail, podem não ser tão eficientes, pois além de não serem tão práticos, descentralizam uma necessidade comum de toda a rede.

A comunicação tem tamanha importância no franchising porque estreita a relação entre franqueador e franqueado. Além do mais, ela torna mais rápida a resolução de problemas através do suporte.

A plataforma online de gestão também funciona como um local para envio de materiais aos operadores. Os franqueadores podem disponibilizar manuais e informações da franquia para que seus parceiros baixem quando quiserem. Oferecer o material virtualmente é uma forma de baratear custos e concentrar o know-how acumulado pela marca.

Contar com um sistema de comunicação direta, em que franqueador e franqueados podem se comunicar tranquilamente, tirando dúvidas e marcando reuniões, é uma forma de tornar menos burocrático e mais objetivo o contato entre os profissionais. Além disso, evita-se a utilização de redes sociais, ferramentas as quais muitas vezes são inadequadas para uso no trabalho.

2) Para automatizar processos em rede

A rotina de um franqueador e dos seus franqueados é corrida. Por isso, qualquer ferramenta que ajude a diminuir o tempo gasto com processos repetitivos em meio à rotina é sempre muito útil.

O uso de uma plataforma online de gestão também facilita os trabalhos administrativos, tão importantes para o controle de qualidade de uma rede de franquias.

Através de um sistema que facilita tarefas rotineiras da unidade, os processos em rede se tornam mais automatizados. Você pode enviar comunicados com apenas um clique. Também é possível padronizar checklists de auditoria, agendar reuniões e comprar matérias-primas com fornecedores homologados da rede.

As ferramentas online de gestão de franquias também permitem que o franqueador acompanhe, de um só lugar, o funcionamento e as demandas de todas as unidades de franquia. Dessa forma, é possível antecipar eventuais suportes e, também, pode tomar decisões a respeito da gestão em rede utilizando informações constantemente atualizadas das unidades.

3) Para consultar dados em qualquer unidade

Ao ficarem em um mesmo local, as informações das lojas podem ser consultadas e utilizadas com muito mais facilidade. São os dados de vendas das unidades de franquia que demonstram os índices da empresa. Então, a partir deles, campanhas podem ser criadas com um melhor direcionamento, afetando as regiões que mais precisam de impacto.

Em uma plataforma online de gestão, os arquivos são salvos na nuvem e os usuários podem acessar o sistema de onde quiserem – desktop, tablets ou smartphones. A segurança no armazenamento desses dados também é um diferencial dos softwares.

Além disso, possibilitam a programação de backups de rotina para garantir que nenhuma informação da empresa se perca. Imagine o tempo que você gastaria tendo que realizar todos esses cuidados cuidados sozinho? Tirando o fato de que o controle manual de dados de uma franquia dá abertura a um risco de erro muito maior.

Softwares garantem mais assertividade no lançamento de dados. Tendo uma base de informações mais segura, alimentada de forma integrada, os dados são lançados uma única vez e são muito mais acessíveis a franqueadores e franqueados.

CENTRAL DO FRANQUEADO: uma plataforma online de gestão completa

Afirmamos com todas as letras: as plataformas online de gestão vieram para ajudar seu negócio a crescer de forma mais sustentável e segura. Ao automatizar processos, simplificar o suporte e centralizar a comunicação, o empreendedor em franquias otimiza seu tempo, esforço e dinheiro.

Se bem utilizados, os sistemas de gestão em rede aproximam a relação profissional entre franqueador e franqueados. Isso é de essencial importância para o bem-estar de uma rede de franquias.

É reconhecendo todos os benefícios da plataforma online de gestão no franchising que apresentamos a Central do Franqueado, um software completo, integrado e funcional para redes de franquias de todos os portes.

Através dos módulos ‘Central de Atendimento ao Franqueado (CAF)’ e ‘Operacional’, o contato entre o franqueador e os franqueados é centralizado em um único local, que proporciona ferramentas intuitivas e práticas de prestação de suporte e de envio de arquivos.

Também, pensando na importância do controle da padronização em rede, o módulo ‘Qualidade’ dispõe de checklists, auditorias e planos de ação para os franqueados, a fim de trabalharem pelo padrão oferecido pela empresa.

Não paramos por aí. Além das ferramentas de gestão do dia a dia das lojas, a Central do Franqueado oferece um espaço voltado para as negociações de vendas de franquias a novos franqueados.

O módulo ‘Expansão’ facilita a visualização de contatos e não deixa nenhuma negociação passar batido. Ter controle sobre o plano de expansão é uma habilidade fundamental para todo franqueador que quer fazer sua rede crescer.

Para saber mais sobre a ferramenta, acesse nosso site. Ou, melhor, entre em contato conosco! Teremos o prazer de tirar todas as suas dúvidas sobre a plataforma, explicando sua funcionalidade em relação às demandas que sua rede precisa suprir.

 

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