Planejamento Educacional: como aplicá-lo na resolução de problemas em franquias

Para qualquer coisa que se faça é importante haver um planejamento. Sendo assim, nos negócios, o planejamento educacional é de extrema importância, sendo exigido um plano educacional de qualidade.

Neste artigo você irá encontrar:

O que é planejamento educacional?

Fazer um planejamento é algo preciso para diversas ações do nosso cotidiano. Então nas questões educacionais ele também é algo necessário, além de importante. 

O planejamento educacional é feito de maneira que auxilie em questões sobre uma instituição, podendo ser ela uma escola, o governo, empresa, entre outros. 

Ele é desenvolvido de maneira sistemática, sendo necessário para a melhor aplicação de decisões. Sua função é ser um auxílio na tomada de decisões, assim prevendo problemas e suas resoluções. 

Esse planejamento precisa levar em conta diversos fatores, sendo interessante para sua produção fazer um levantamento de dados. Isso auxilia na possibilidade de previsões do que poderá acontecer e já ser evitado. Desta forma, ele não deve ser elaborado apenas com achismos. 

Um bom planejamento educacional necessita de uma abordagem tanto científica quanto racional. Sendo assim, não é fácil encontrar um problema para ser analisado, então é preciso de alguns itens básicos para sua identificação. Sendo alguns deles:

  • Objetivos;
  • Uma boa análise de quais recursos e materiais estão disponíveis;
  • Possuir noção sobre qual a melhor decisão a ser tomada, além de consciência sobre suas consequências; 
  • Estipular objetivos específicos para serem alcançados com um planejamento específico;
  • Aplicá-lo da melhor maneira possível.

O planejamento educacional também cobra uma continuidade, pois só assim acontece sua eficácia, deixando de ser apenas um plano específico para alguma ação. 

Como criar um plano educacional?

Semelhante ao processo de análise do problema a ser trabalhado, o problema educacional também cobra algumas exigências. Abaixo listamos algumas delas:

Saber qual o objetivo

Ter total compreensão sobre o que está sendo buscado com o planejamento educacional é primordial para sua aplicação. Com isso, é possível saber como ele irá influenciar nas buscas por tais ambições.

Conhecimento sobre o público

É preciso ter conhecimento sobre para quem está sendo elaborado o plano educacional. Sendo assim, uma maneira mais fácil de criação de estratégias.

Vá além do prometido

O plano educacional precisa ter algumas metas para sua conclusão, entretanto é importante ir além, indo além do prometido e fazendo mais do que apenas ele.

Saber o que realmente é planejamento

Elaborar um planejamento não irá gerar resultados rápidos. Suas metas e objetivos serão alcançados com o passar do tempo. Também é preciso dedicar a ele uma atenção redobrada e seguir com ele de maneira cautelosa.

Deixe seu planejamento educacional claro

Os demais colaboradores e interessados precisam ter conhecimento sobre o que seu plano educacional está almejando.  Isso ocasiona no maior interesse de outras pessoas.

Mudanças no cotidiano

A aplicação do seu plano educacional irá afetar o seu dia a dia. Para alcançar os objetivos incorporados nele, será preciso uma mudança na rotina, onde todos precisarão adaptar-se.

Fazendo seu planejamento educacional funcionar

Depois te possuir o conhecimento sobre o que ele é, e como elaborá-lo, é preciso colocá-lo em prática. Primeiramente, é necessário deixar ele disponível e perceptível para todos os envolvidos.

Colocar os conhecimentos obtidos com ele, além de cumprir com os prazos estipulados do plano educacional na sua rotina profissional é a melhor forma de alcançar seus resultados. Então, no mundo dos negócios, o plano educacional será de extrema importância para a venda de um produto, afinal ele será uma forma de apresentação do mesmo.

O planejamento educacional em franquias?

Utilizando como exemplo uma franquia. O seu plano educacional deverá apresentar quais vantagens você terá ao adquirir uma unidade, quais seus objetivos, suas metas e suas exigências. Sendo uma das melhores opções para sua implantação através de treinamentos. Podendo ser aplicado o metodo know-how.

Veja alguns tipos de planejamentos educacionais que você pode fornecer para sua franquia:

  • Inicial: Quando acontece o primeiro contato do franqueado com a fraquia;
  • Motivacional: Aplicado para sua equipe, este pretende incentivar o corpo de trabalho ofertando mais conhecimentos;
  • Atendimento ao público: Esse treinamento deve ser feito com o intuito de sempre melhorar a imagem da franquia para seus clientes, assim aprimorando a habilidade de atendimento e vendas da equipe.

Outro aspecto interessante para ser levado em conta, é contar com um suporte para o planejamento educacional. Por exemplo, com o software de suporte a franquias do Central do Franqueado é possível trabalhar diversos aspectos dentro de sua unidade. Incluindo a área operacional.

Entre os benefícios possibilitados pelo módulo estão: Fácil acesso a manuais, treinamentos e outros materiais, além de economia de tempo. Outro item de grande relevância é o módulo utilizar de um dos serviços mais seguros para armazenamento de informações, sendo ele, o Amazon AWC.

Gostou do assunto e ficou interessado em ler mais sobre? Veja então nosso conteúdo sobre escalabilidade e veja como fazer sua empresa crescer.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!