O que é Pitch? Aprenda como utilizar em sua franquia para atrair franqueados

Pitch é o termo utilizado para nomear uma apresentação de um produto, ideia ou o próprio negócio para investidores interessados. O objetivo é apresentar o seu negócio com intenção de realizar a venda do seu negócio. O termo é popular no meio do empreendedorismo e pode ser adotado pelo franchising. Confira como montar o seu!

Empreender no mercado do franchising é estar em busca de novos investidores todo o tempo. Quando um empreendedor opta por tornar o seu negócio em uma franquia, ele está disponibilizando sua marca para outros empreendedores. 

Entretanto, para que estes empreendedores invistam em uma franquia, essa rede precisa chamar a atenção do mercado. Por que investir em uma franquia e não em outra? O que chama mais a atenção de investidores? 

O pitch é uma ferramenta desenvolvida para apresentar um negócio a possíveis investidores. Com um objetivo direto e claro, um franqueador utiliza desta ferramenta para atrair franqueados a investirem em sua marca e, consequentemente, expandir sua rede. 

Para isso, a elaboração do pitch deve ser direta e atrativa aos investidores. Confira o artigo e saiba como montar um para sua franquia!

Saiba o que você vai encontrar neste artigo:

O que é e para o que serve um pitch?

No mundo dos negócios, pitch é o termo utilizado para uma breve apresentação de uma ideia, produto ou próprio negócio, com o intuito de atrair investidores. No meio do empreendedorismo, o pitch é uma ferramenta muito utilizada para vender a ideia de um negócio a investidores em específico. 

Em um pitch, o empreendedor expõe os objetivos do seu negócio, o seu público-alvo, as especificações do mercado que atua, o problema e a solução que seu negócio oferece a esse problema. 

O pitch é diferente do fechamento de venda de um negócio com um investidor, onde há mais aprofundamento no negócio. Um pitch deve ser objetivo e curto, com uma apresentação dinâmica que cative o público. 

O tempo ideal para um pitch é de três a cinco minutos, variando de acordo com cada objetivo e tipo de pitch que seu negócio precisa. Uma franquia, normalmente expõe em seu pitch as informações do segmento que atua, concorrentes, diferenciais do produto e do suporte oferecido pela rede aos franqueados. 

Um bom pitch para franquias deve conter os seguintes pontos: 

  • Qual a solução da sua rede para um problema existente?
  • Como é o segmento que a rede atua?
  • Qual a vantagem competitiva da rede?
  • Qual é o suporte oferecido pela rede a seus franqueados?
  • Qual o público-alvo do negócio?
  • Qual é a expectativa de faturamento e retorno do investimento?

Qual a importância de um pitch para sua franquia?

Atrair investidores que possam se tornar franqueados é um dos principais objetivos de uma franqueadora. Afinal, expandir a rede é fortalecer a marca no mercado e garantir o seu sucesso no segmento que atua. 

Diversas feiras de franquias possuem estandes que expõe as marcas para empreendedores que buscam um bom negócio para investir. Neste tipo de ambiente, ter uma prática como o pitch pode ser definidor no processo de venda de uma franquia. 

Saber apresentar a sua marca e entender o mercado que ela atua é mostrar autoridade e capacidade de crescimento para os investidores. Portanto, se você deseja expandir sua rede e atrair franqueados, precisa de um pitch que convença que sua rede é a certa para eles investirem.

Quais são os tipos de pitch?

Os tipos de pitch são separados por objetivo, tempo e meio de apresentação. Muitos tipos podem interagir dependendo do que sua rede almeja buscar. Mas as separações ocorrem devido a metodologia utilizada em cada um para dar mais direcionamento. Confira!

Elevator pitch

Também conhecido como pitch de elevador, o Elevator pitch se refere a uma hipótese de apresentar seu negócio brevemente como no tempo de um elevador de um andar a outro. Este modelo propõe uma apresentação de 30 segundos a um minuto, com exposição do negócio de modo direto e claro. 

One-sentence pitch

O pitch de uma sentença, na tradução livre da expressão, é o modelo de pitch mais abrangente do que o anterior, porém ainda curto. O objetivo é apresentar a ideia do seu negócio em apenas uma frase

Por mais difícil que pareça, se você tiver domínio sobre o mercado que atua e clareza no objetivo do seu negócio, é possível utilizar este modelo. 

Pitch Deck

Este tipo de pitch é o mais tradicional e se refere a apresentação com utilização de recursos visuais. Normalmente é adotado em reuniões com investidores, onde o franqueador pode expor o seu negócio com mais profundidade. 

Neste modelo, as apresentações podem chegar até 5 minutos, porém, o apresentador precisa ter noção de dinamismo para que não cause tédio ou não impressione os investidores. Lembre-se que o objetivo do pitch é vender, e para isso, você precisa chamar a atenção. 

Utilizar recursos como apresentações em PowerPoint podem trazer possibilidade de utilização de dados, identidade visual da marca e etc. Por isso, é bom ter uma identidade da marca bem definida, para que a exposição seja característica da sua rede.

Como elaborar um pitch para sua franquia?

Não há uma fórmula secreta para a montagem de um bom pitch que garanta sucesso. Isto irá depender da desenvoltura, capacidade criativa e habilidade vendedora do franqueador. Porém, para estruturar uma boa apresentação que garanta investidores em sua rede, há alguns passos para serem seguidos. Veja!

1. Defina seus objetivos

Um negócio como uma rede de franquias pode ter diferentes objetivos quando desenvolve um pitch. Pode ser atrair mais clientes, aumentar o conhecimento da sua marca e, principalmente, aumentar o número de investidores franqueados. 

Após definir, você terá visão do que expor na apresentação que seja relevante ao objetivo final. Atrair franqueados deve ter informações do segmento, estimativa de faturamento e o ROI estimado. 

2. Entenda o seu público-alvo

Você precisa estudar o público que irá apresentar seu negócio para oferecer as informações mais relevantes. Além disso, a linguagem, o tipo de apresentação e o tempo será definido após ter clara sua audiência. 

Por exemplo, se você irá elaborar o pitch para atrair franqueados, você deve utilizar linguagem do ambiente empreendedor. Oferecer informações relevantes sobre o sucesso do negócio para este investidor. 

Este é o modo de falar com efetividade e garantir que seu público irá entender o objetivo da sua apresentação e ter tudo que ele precisa para se tornar um franqueado. 

3. Tenha clareza e objetividade

O pitch é uma apresentação com objetivo de vender o seu negócio de forma breve. Portanto, lembre de ser claro e objetivo. Traga somente informações que sejam relevantes para o seu público. 

É bom ter dados que influenciarão na decisão de compra do seu público. Ao invés de dados muito estruturados e complexos, busque trazer as informações que afetarão na vida do público ao se tornar investidor da sua rede. 

4. Apresente os benefícios financeiros da sua rede. 

Empreendedores buscam negócios de sucesso com baixo custo e facilidade de operação. Portanto, exponha a capacidade de escalabilidade da sua rede e o projeto de crescimento que ela apresenta. 

Desta forma, você estará cativando os investidores a optar por sua rede com os benefícios financeiros melhores que a maioria. Lembre-se de utilizar projeções realistas. Exagerar ou fugir da realidade apenas afastará investidores da sua franquia. 

5. Exponha todas as informações do negócio

É indispensável apresentar aos investidores as especificações do negócio. Nelas incluem os principais concorrentes, informações do segmento, dados de investimento e etc. Você precisa deixar tudo claro para que sua venda prossiga. 

Portanto, esclareça o seu modelo de negócio, a solução para o problema que sua rede busca resolver no mercado. Ou seja, o que a sua rede oferece como solução para um problema e porque isto é atrativo. 

Uma forma de ter uma espécie de pitch para sua rede é através do nosso Portal de Franquias. Nele, você expõe as informações de investimento da rede, um padrão visual e uma breve apresentação da franquia. Pode ser um ótimo recurso para utilizar nas apresentações dos seus pitchs. 

Para saber mais sobre vendas no franchising e expansão da sua rede, confira nosso post sobre Marketplace e sua relevância para sua franquia. 

 

Resumo

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