Como melhorar a qualidade de sua franquia com pesquisas de satisfação?

Este artigo sobre pesquisas de satisfação foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Central do Franqueado.

Atrair a atenção do consumidor, fidelizar clientes, firmar parcerias valiosas e expandir a sua marca no mercado são alguns dos constantes desafios dos franqueados de qualquer segmento.

Por isso, uma rica ferramenta que ajuda a conferir como está a lealdade do seu público são as pesquisas de satisfação. Elas ajudam a melhorar a qualidade da sua franquia e acompanhar feedbacks importantes para auxiliar na tomada de decisão estratégica.

Quer saber como as pesquisas podem ajudar a melhorar a qualidade dos produtos e serviços da sua franquia? Continue a leitura!

Pesquisas de satisfação: identificam oportunidades de negócio

As pesquisas de satisfação são ótimas aliadas para identificar oportunidades de negócio. Isso porque, certamente, antes de comprar da sua empresa o cliente pesquisou muito sobre o mesmo produto ou serviço na concorrência.

Dessa maneira, ele sabe o que quer e também onde a sua marca pode melhorar. Afinal, o cliente tem uma comparação direta com empresas que fabricam os mesmos produtos (ou prestam os mesmos serviços).

Sendo assim, é essencial que a sua franquia esteja sempre atenta aos feedbacks dos clientes. Eles podem trazer insights importantíssimos para o seu negócio prosperar.

Apontam problemas na sua franquia

De uma coisa você pode ter a certeza: se o seu cliente não foi bem atendido, se as suas dúvidas não foram respondidas ou se o seu produto não agradou, ele vai reclamar!

As pesquisas de satisfação são um momento em que o cliente tira um tempo para avaliar a sua franquia. Sendo assim, você consegue identificar se algum vendedor não está agradando ou se há algum problema na qualidade dos seus produtos.

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Permitem resolver as dores dos seus clientes

Quando um cliente insatisfeito (ou detrator, se você for utilizar a metodologia de pesquisa Net Promoter Score) está com algum problema com a sua franquia, saiba que isso precisa ser resolvido imediatamente.

Portanto, quando você envia um questionário de pesquisa para o e-mail do consumidor e ele responde com argumentos negativos, é a chance da sua franquia resolver esse problema.

Quando você mostra ao cliente que está do lado dele e que está disposto a resolver o erro (seja qual for), fica mais fácil de fidelizá-lo. Assim, ele fala bem da sua empresa e a indica para amigos e familiares, tornando-se um promotor da marca.

Ajudam a tomar decisões baseadas em dados

Nada pior do que tomar uma decisão estratégica baseada no “achismo” dos gerentes da sua franquia, você concorda? Por isso, ao investir em pesquisas de satisfação, você recebe dados valiosos que permitem aumentar as suas vendas.

Afinal, a tomada de decisão é uma das questões mais importantes de qualquer negócio. Por isso, as pesquisas permitem que você visualize gráficos essenciais para ajudar na expansão da sua marca no mercado.

Está afim de implementar pesquisas de satisfação na sua unidades? Então aproveite para conhecer alguns modelos de questionário que a binds.co disponibilizou para você aplicar com seus clientes!

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