Como fazer pesquisa de mercado para abrir uma franquia

Pesquisas são ferramentas importantes para tomar qualquer grande decisão de negócio – principalmente na hora de abrir sua empresa. Veja aqui um guia sobre pesquisa de mercado para abrir uma franquia com segurança. 

Quem quer administrar o próprio negócio precisa saber logo: não dá para tomar nenhuma grande decisão sem o máximo de segurança. Para valer o investimento e ajudar a garantir o sucesso do seu negócio, as pesquisas de mercado são grandes aliadas.

Uma pesquisa de mercado para abrir franquia vai oferecer informações importantes sobre seu mercado, seu público e a concorrência. Veja agora, então, como usar essa ferramenta para abrir sua empresa com o máximo de segurança e vantagens competitivas. 

Por onde começar: fontes de dados para abrir uma franquia

Basicamente, existem dois tipos de dados que podem ser considerados para um estudo para abertura de franquia. O futuro franqueado pode basear seu planejamento e análises em dados  secundários e dados primários.

Os dados secundários são aqueles que foram coletados por terceiros e você pode acessá-los e utilizá-los. São, por exemplo, dados divulgados por entidades como as próprias franqueadoras, órgãos públicos, redes sociais e qualquer outra fonte de dados aberta. Esse tipo de informação pode ser utilizada de acordo com a sua necessidade, mas pode não responder às principais questões do seu negócio.

Já os dados primários são aqueles coletados por você, de acordo com a sua necessidade. São pesquisas que você encomenda, elabora e realiza. É o caso das pesquisas de mercado, por exemplo.

Uma pesquisa de mercado é um estudo realizado junto a um público-alvo, a fim de responder a um ou mais problemas de pesquisa. Quem quer abrir uma franquia mais frequentemente vai recorrer a pesquisas quantitativas, então vamos focar nelas neste artigo.

A pesquisa quantitativa acontece por meio de um questionário estruturado que é aplicado a uma amostra, um recorte de um público-alvo que você deseja conhecer e obter informações. Os resultados dessas entrevistas são analisados e vão gerar insights para tomar decisões seguras. 

Por que fazer uma pesquisa de mercado para abrir franquia

Abrir uma franquia é um grande investimento e, como tal, não deve ser um passo dado sem segurança.

Com uma pesquisa de mercado, o empreendedor consegue informações privilegiadas diretamente dos seus consumidores, que podem validar sua ideia de negócio e garantir a viabilidade do seu empreendimento.

Com uma pesquisa você conseguirá saber exatamente o que o público precisa, como atendê-lo melhor e como criar estratégias de marketing e promoções que vão conquistar clientes. Por tudo isso, e para não correr riscos desnecessários na hora de investir, reserve um tempo para conhecer melhor o universo das pesquisas e veja como abrir uma franquia pode ser muito mais fácil quando munido das informações certas.

Pesquisas de mercado para abrir uma franquia: quais pesquisas realizar

Pesquisar o público-alvo

O sucesso de quem pretende abrir uma franquia sempre estará na mão do seu público-alvo. Afinal, o que você faria sem ter um bom número de clientes?

Por isso, esse é o primeiro passo do processo de fazer pesquisa de mercado para abrir uma franquia: conhecer bem o seu público. Por isso, na hora de fazer pesquisa de mercado para abrir franquia

Por exemplo, se você vai lançar uma marca de roupas para crianças, você provavelmente já tem em mente qual a faixa etária de quem vai usar as peças, além da renda que os pais devem ter em média para pagar o seu preço. Porém, em muitos casos, definir o público-alvo não é tão simples, e a melhor forma de fazer isso é com uma pesquisa de mercado.

Nesse caso, faça uma pesquisa de mercado com um público mais amplo, ou seja, todas as regiões, todas as faixas etárias, todas as classes sociais e ambos os sexos, testando a aceitação do produto da sua franquia, e veja qual perfil irá aprovar melhor a ideia. Esse é, sem dúvida, o primeiro passo antes de sequer conduzir pesquisas mais elaboradas para entender o que se passa na cabeça do seu futuro cliente.

Pesquisas de comportamento do consumidor

Sabendo quem é seu público, será hora de pesquisar como o cliente se comporta. 

O comportamento do consumidor é uma série de hábitos, preferências, práticas e necessidades do seu futuro cliente. Você precisa saber, por exemplo, como ele costuma pesquisar pelo produto que você vende, se prefere comprar online ou presencialmente, como prefere pagar; enfim, tudo que envolve a relação entre o consumidor e o seu serviço.

Alguns tipos de pesquisa de comportamento do consumidor importantes para quem quer abrir uma franquia:

Pesquisa para análise da concorrência

Não é apenas o seu público-alvo que você deve analisar; são seus concorrentes também. 

Por isso, pesquisas de mercado para conhecer a concorrência serão essenciais. Faça uma lista de seus principais competidores nos negócios e, a seguir, considere seus pontos fortes e fracos. Quanto mais você descobrir sobre eles, melhor. Você pode querer pesquisar:

  • Onde eles atuam;
  • O que eles vendem;
  • Quanto eles cobram;
  • Como são suas campanhas de marketing e publicidade;
  • A imagem que eles têm no mercado;
  • E o que mais for relevante para a competição no seu segmento.

Entender sua concorrência pode melhorar seu negócio, pois você terá a chance de transformar seus pontos fracos em seus pontos fortes. Você pode até ser capaz de desenvolver um argumento de venda exclusivo que seus concorrentes não conseguem superar e oferecer uma experiência do cliente muito mais positiva.

Na prática, crie um questionário que pergunte ao seu público quais dos seus concorrentes ele conhece, que impressão tem sobre eles, se os prefere, o que os leva a comprar e, dessa forma, descubra pontos fortes e fracos sobre seus rivais do mercado. 

Como fazer uma pesquisa de mercado

As ferramentas digitais facilitam muito a realização de pesquisas de mercado. Ao contrário dos métodos tradicionais, de pesquisas presenciais ou pelo telefone, a pesquisa de mercado online deixou a prática de fazer pesquisa mais rápida, barata e eficiente.

Na tarefa de fazer uma pesquisa de mercado para abrir uma franquia, busque soluções que consigam te ajudar a coletar dados com os consumidores certos, sem precisar pagar caro por isso e com resultados em poucos dias. Você ainda pode usar ferramentas digitais para fazer suas próprias pesquisas ou contratar especialistas para tomar conta do seu projeto.

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