5 maneiras infalíveis de utilizar a persuasão para aumentar as vendas da sua franquia

Convencer clientes e franqueados a aderir ao que sua franquia está oferecendo não é fácil. Então, para ajudar você nessa tarefa existe a persuasão, que são técnicas que auxiliam a fazer pessoas a tomarem uma decisão. 

Você vai encontrar neste conteúdo:

O que é persuasão?

Não é difícil explicar o que é persuasão, basicamente significa a habilidade de convencer uma pessoa. Tentar persuadir alguém é algo corriqueiro na sociedade, pois desde cedo tentamos convencer pessoas a fazerem nossas vontades. Sendo então, um comportamento é comum.

Para quem atua com vendas e marketing, utilizar a persuasão é algo super comum, principalmente para fazer alguém comprar um produto. No entanto, ela pode ser usado em muitas coisas além de vendas e produtos.

Entretanto, para utilizar da persuasão em qualquer negócio, é preciso grande compreendimento sobre seu poder e boas estratégias para obter resultados. Isso porque, a maioria das empresas busca aplicar ela em divulgações, então, é preciso fazer algo com uma alta qualidade para se destacar.

Por que utilizar a persuasão em vendas?

Se existe um casal que funciona em conjunto, é a persuasão aplicada em táticas para vender. Desde o primeiro ao último contato com o lead é possível persuadir. Veja algumas vantagens que ela aplicada nas vendas de uma franquia pode trazer.

Explicitar as vantagens de um produto ou oferta

A persuasão vai ser uma grande aliada para demonstrar os benefícios em torno de uma oferta ou produto, deixando evidente seu valor para os clientes. Isso vai aumentar bastante o interesse dele sobre a oferta.De nada adianta oferecer algo extremamente vantajoso, sendo que não desperta o desejo de consumo no cliente. 

Sobressair sobre outras marcas

Quando se consegue utilizar a persuasão em uma rede de franquias, se torna fácil destacar sua marca sobre outras empresas. Principalmente pelo fato você vai ter em suas mãos a receita para atrair clientes.

Tanto que, nem todos os negócios populares possuem uma taxa alta de vendas por apresentarem valores baixos ou boa qualidade. Muitos negócios apenas sabem utilizar os gatilhos da persuasão e garantir vendas.

Auxiliar na eliminação de problemas

É comum qualquer empresa passar por problemas e situações inesperadas, esses que pode resultar até mesmo em crises. Nesses momentos você também vai poder aplicar a persuasão para fugir destas situações.

Imagine um cliente insatisfeito a ponto de dar um feedback negativo sobre a sua franquia. Você utilizando de táticas para convencer ele, vai conseguir mudar a situação e evitar todos os problemas.

Garantir o melhor para os clientes

Nem tudo sobre a persuasão e vendas se resume em concluir um processo. Você precisa compreender que tem um papel e que é possibilitar algo de qualidade para seus clientes.

Então, a persuasão passa a ser uma forma de ofertar algo benéfico para seu público. Tal ponto vai ajudar muito na fidelização de clientes, fazendo eles voltarem a negociar com sua franquia.

Quando aplicar a persuasão em sua franquia?

Talvez você deva estar pensando que a persuasão serve apenas para a reta final de uma venda, não é mesmo? Mas para sua surpresa, a persuasão deve ser utilizada em outros momentos, sendo essencial para todo o marketing de uma franquia, venda de produto ou serviço. Veja alguns momentos que essenciais para se utilizar:

Negociações

Qualquer contato, seja com cliente ou potencial franqueado, você pode aplicar a persuasão. Aliás, principalmente no início de uma negociação, garantindo que a pessoa não desista das suas propostas. Mas também deve se estender até o momento final.

Landing pages

Se existe algo perfeito para utilizar persuasão é em landing pages. Elas buscam ocasionar na troca entre empresa e potencial cliente, seja oferecendo um orçamento, avaliação gratuita, ou outro item. Então, colocar alguns gatilhos de persuasão para convencer alguém pode ajudar.

5 maneiras de utilizar a persuasão na sua franquia para vender mais

Como você pode ver, contar com técnicas de persuasão pode ocasionar em muitos pontos positivos em uma franquia. Por isso, a Central do Franqueado elaborou algumas dicas de técnicas infalíveis de persuasão para você aplicar na sua rede.  

1. Prova Social

Todo mundo gosta de se sentir parte de algo, por isso, apostar na persuasão utilizando da prova social pode ser um ponto positivo. Quando uma franquia apresenta um produto e informa que diversas pessoas já utilizou e aprovou, ela desperta o interesse de outras pessoas por querer participar daquele seleto grupo. 

A prova social também ajuda na validação da qualidade do produto, pois um produto popular, mostra que ele é eficaz.

2. Reciprocidade

De modo simples, utilizar a persuasão na reciprocidade significa: dar para receber. Aposte em ser persuasivo oferecendo algo para seus clientes, pois tal ação vai despertar neles o desejo de retribuir sua franquia.

3. Autoridade

Deixar explícito que possui autoridade sobre seu ramo de atuação gera confiança. Então, por meio da persuasão demonstre que sua franquia é referência sobre o ramo que atua. 

Para isso, conte com suporte de pessoas que sejam bem vistas e com credibilidade para o 

público. Uma boa aposta é procurar celebridades para fazer a propaganda da sua marca, isso é algo extremamente benéfico para atrair atenção para sua franquia. 

4. Escassez

Persuadir seu cliente apresentando escassez do produto é um tiro certeiro. Tal ação vai fazer o interessado acreditar que o produto está com poucas unidades por conta da alta demanda de interessados.

Ou até mesmo, quando você oferecer uma promoção por tempo ilimitado, vai gerar necessidade de adquirir o produto para não perder a oportunidade.

5. Afeição

Normalmente temos tendência a tomar decisões quando solicitadas por pessoas que temos afeto, não é mesmo? Por isso, persuadir seu público utilizando da afeição é uma boa recomendação.

Aposte em demonstrar preocupação, simpatia e apreço. A principal forma de garantir empatia é mostrando seus pontos em comum e buscando proximidade com o cliente.

Conclusão

Como pode descobrir, a persuasão é uma técnica muito utilizada, tanto no mundo dos negócios, como na vida pessoal de todo mundo. Ela é uma arma poderosa e pode garantir o sucesso de qualquer empresa ou franquia, isso é claro, se bem utilizada.

Aposto que agora você já sabe tudo sobre técnicas de persuasão, não vai demorar muito para aplicá-las na sua franquia. Com a persuasão você vai obter muitos benefícios, que poderão ajudar diretamente na expansão da sua rede

Mas lembre-se, para uma rede colher essas vantagens, ela precisa estar padronizada. Pois, só assim, é possível todas as unidades franqueadas apresentarem um desempenho proveitoso para o crescimento da marca.

Então, antes de aplicar técnicas de persuasão, veja como está a padronização da sua rede. Para isso, o que acha de solicitar a ajuda da Central do Franqueado? Agende uma demonstração da nossa Plataforma para franquias.

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Resumo

💬 O que é persuasão?

Basicamente significa a habilidade de convencer uma pessoa, e para quem atua com vendas e marketing, utilizar a persuasão é algo super comum, principalmente para fazer alguém comprar um produto. Entretanto, a persuasão pode ser usado em muitas coisas além de vendas e produtos.

✔️ Vantagens de utilizar a persuasão

  • Explicitar as vantagens de um produto ou oferta;
  • Sobressair sobre outras marcas;
  • Auxiliar na eliminação de problemas;
  • Garantir o melhor para os clientes.

⚙️ Técnicas para ser persuasivo

  • Utilize da prova social;
  • Apresente escassez;
  • Seja afetuoso;
  • Busque ser recíproco;
  • Demonstre autoridade.
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