Perfil Profissional: entenda sua import√Ęncia para o mercado de trabalho

Um perfil profissional nada mais é do que a descrição das capacidades técnicas, habilidades, conquistas, formação e disponibilidade de um candidato na hora de se apresentar para uma vaga de emprego. A formulação de um bom perfil profissional pode ser o diferencial no momento de se apresentar para o mercado de trabalho e se diferenciar dos concorrentes. Saiba mais!

Saiba o que voc√™ ir√° encontrar neste conte√ļdo:

Em um cenário em que o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo e diversificado, saber se apresentar aos empregadores é indispensável para se destacar. Todos os dias, o setor de departamento pessoal das empresas recebe milhares de currículos. Entre estes, sempre se destacam aqueles que sabem descrever sua carreira através de palavras.

A criação de um perfil profissional em um currículo pode alavancar as chances de um candidato frente aos empregadores. Portanto, antes de sair buscando emprego nesta selva competitiva que é o mercado, procure se preparar. Saiba como você pode utilizar um perfil profissional a seu favor e obter destaque em meio a seus concorrentes.

O que é um perfil profissional?

Provavelmente, você já deve ter visto em vários sites e matérias diferentes, truques infalíveis de como conquistar um empregador. Porém, muitas destas dicas já estão saturadas e cheias de clichês.

Um perfil profissional é uma síntese, dentro de um currículo, que apresenta o profissional ao seu possível empregador. Este perfil deve conter as habilidades do candidato, seu grau de formação e conhecimento, conquistas e diferenciais que este possível empregado pode oferecer à empresa. 

Um perfil profissional bem elaborado deve ser objetivo e persuasivo. O candidato deve apresentar aquilo que ele é como profissional e chamar a atenção do empregador, mostrando-lhe porque deve ser contratado frente sua concorrência. 

O que colocar em um perfil profissional?

Antes de voc√™ come√ßar a fazer o seu curr√≠culo colocando as informa√ß√Ķes de modo desorganizado, confira estas dicas. Construir um bom perfil profissional pode ser decisivo para a conquista do emprego que voc√™ procura.¬†

√Č importante ser objetivo e esclarecido no momento da constru√ß√£o. As informa√ß√Ķes devem ser relevantes e construtivas para o contratante. Procure sintetizar suas conquistas e ressaltar seus pontos fortes, aquilo que ir√° agregar √† empresa. Por√©m, lembre-se: n√£o exagere! Evite clich√™s. Lembre-se que a maioria dos candidatos podem repetir a linguagem que voc√™ ir√° usar. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para voc√™ se destacar nas vagas de emprego que procura.¬†

Especifique seu grau de conhecimento

J√° √© de conhecimento da maioria a import√Ęncia de uma boa qualifica√ß√£o para ingressar no mercado de trabalho. No momento de escolha do empregador por um profissional, a probabilidade de escolher algu√©m que tenha especializa√ß√£o, principalmente curso superior, √© bem maior.¬†

Uma pesquisa realizada pela recrutadora e selecionadora de cargos de média e alta gerência, Robert Half, em 2019, revelou que quase 60% dos empregadores entrevistados obtém dificuldade para encontrar profissionais qualificados. Portanto, busque cursos que agreguem na sua área. Estude sempre que possível e esclareça isso em seu perfil profissional. Deixe de forma destacada o seu grau de conhecimento atual e formação.

  • Ex: P√≥s-graduado em marketing estrat√©gico pela Universidade X.

Procure descrever seus conhecimentos nesta área, o que você tem mais especialidade e o que te diferencia em questão de conhecimento em relação a outros. 

Exponha conquistas ao longo de sua carreira

Na visão dos recrutadores, somente expor experiências anteriores não é o bastante. Uma listagem com empresas por qual você passou de forma bruta, muitas vezes não é o suficiente. 

Para se diferenciar dos concorrentes, a empresa busca por algu√©m que tenha contribu√≠do para as atividades de outras institui√ß√Ķes. Portanto, busque esclarecer feitos que voc√™ ordenou ou realizou que ajudou a melhorar o desempenho do grupo. Isto pode incluir projetos que voc√™ encabe√ßou ou contribuiu positivamente, metas que voc√™ bateu e at√© mesmo aumentou e at√© promo√ß√Ķes que voc√™ recebeu.¬†

Ex:

  • ¬†‚ÄúDesenvolvimento de um software para gest√£o que aumentou a performance da empresa tr√™s vezes mais.‚ÄĚ
  • ‚ÄúPromovido a Diretor de planejamento da empresa ap√≥s um ano de atua√ß√£o dobrando metas da empresa.‚ÄĚ
  • ‚ÄúDurante minha gest√£o da rede, conseguimos alcan√ßar tr√™s anos consecutivos o Selo de Excel√™ncia em Franchising.‚ÄĚ

Informe competências e atividades extras

Ter conhecimento de uma segunda e até terceira língua é um enorme diferencial na contratação de funcionários. Portanto, se você tem formação em um curso de língua estrangeira, deixe isso explícito! 

Cursos em áreas específicas também agregam valor. Conhecimento em Pacote Adobe, Office, cursos de tecnologia e inovação, podem fazer a diferença para a vaga que você busca. 

Ex:

  • ‚ÄúFlu√™ncia em l√≠ngua inglesa comprovada pelo certificado de profici√™ncia do exame TOEFL.‚ÄĚ

Também é positivo colocar seus pontos fortes, por exemplo:

  • ‚Äú√ďtima capacidade de an√°lise, racioc√≠nio l√≥gico e resposta r√°pida.‚ÄĚ
  • ‚ÄúFacilidade em cumprimento de metas.‚ÄĚ

Informe sua disponibilidade

Em muitos casos, os recrutadores buscam por pessoas que tenham flexibilidade de hor√°rio e deslocamento, ou seja, disponibilidade para trabalhar em diferentes localiza√ß√Ķes. Empresas multinacionais, franquias, e grandes marcas tendem a atuarem em diferentes locais. Portanto, se voc√™ √© um profissional dispon√≠vel, deixe isso claro! Se √© isto que a empresa procura, ela valorizar√° dentre os concorrentes.¬†

Utilize do vocabul√°rio da sua √°rea

Empresas que buscam por profissionais especializados, podem identificar com mais facilidade linguagens nichadas. Por exemplo, um escritório de advocacia que está recrutando talentos e identifica em seu perfil profissional a utilização de uma linguagem jurídica, poderá mais facilmente te identificar.

Portanto, nós recomendamos que você faça bom uso de palavras-chave que tenham relação com seu segmento. Isto demonstrará autoridade que você tem no ramo que atua e destaca-se como alguém que realmente está ambientado com a área. 

O que evitar em seu perfil profissional

Na internet é possível encontrar muitos modelos de sucesso, que prometem conquista da vaga de forma certa. Porém, nem sempre cumprem o que prometem. Evite:

  • Clich√™s: Utilizar jarg√Ķes, como ‚Äúpontual‚ÄĚ , ‚Äúpessoa comunicativa‚ÄĚ, ‚Äúrespons√°vel e proativo‚ÄĚ e etc. Isto mostra pouca capacidade criativa e acaba tornando voc√™ um profissional mediano; mais do mesmo.
  • Informa√ß√Ķes falsas: Mentir nunca √© o caminho certo. Portanto, colocar forma√ß√Ķes que voc√™ n√£o teve, qualidades que n√£o o representam, uma hora ser√£o descobertas, e o empregador n√£o pensar√° duas vezes antes de te demitir. Al√©m disso, o mundo dos neg√≥cios √© interconectado. H√° grandes chances de o empregador espalhar esta informa√ß√£o e isto impedir que voc√™ conquiste outras oportunidades.¬†
  • Conte√ļdos excessivos: Procure ser claro e objetivo, como j√° mencionamos. Alongar-se nas especifica√ß√Ķes e falar muito de si n√£o √© um recurso positivo. Lembre-se sempre: os empregadores t√™m milhares de pessoas na fila. Aqueles que souberem usar os recursos adequados conseguem vantagem.¬†
  • Fugir do Foco: Busque n√£o sair daquilo que voc√™ procura. Seja espec√≠fico e certeiro. N√£o coloque que voc√™ est√° aceitando qualquer setor da empresa apenas por desespero. Foque naquilo que voc√™ almeja e deixe isso claro.¬†

 

Modelos de Perfil Profissional

Não há um modelo de sucesso padrão para criar um perfil profissional. Há alguns direcionamentos que podem ser dados para o que pode conter. Porém, é possível conseguir enquadrar conforme a profissão, um perfil adequado para cada área. 

Existem duas formas para criar um perfil profissional: texto corrido e em tópicos. No texto corrido, é possível formular mais as frases e dar um maior tom pessoal. Por outro lado, o feito em tópicos garante mais objetividade e clareza. Iremos dar um exemplo para cada modelo como referência na criação do seu. 

  • Perfil profissional – Texto corrido:

‚ÄúProfissional graduado em Jornalismo com mais de 6 anos de atua√ß√£o em ve√≠culos de comunica√ß√£o e assessorias de imprensa. Intensa viv√™ncia com a produ√ß√£o de releases, cria√ß√£o de pauta e produ√ß√£o de reportagens. Experiente na rotina de entrega de produ√ß√Ķes sob prazos e deadlines e metas semanais. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de entrega sob prazo da reda√ß√£o, aumentando a produtividade dos rep√≥rteres e redatores. Amplo conhecimento em ferramentas de edi√ß√£o de imagens e v√≠deos, como Pacote Adobe. Disponibilidade para trabalhar no per√≠odo noturno e realiza√ß√£o de viagens.‚ÄĚ

  • Perfil profissional – Estrutura de t√≥picos
    • P√≥s-graduado em marketing estrat√©gico;
    • Experi√™ncia ativa em rotina de capta√ß√£o de leads atrav√©s de e-mail marketing, Facebook Ads e Google Ads, distribui√ß√£o de conte√ļdo atrav√©s de m√ļltiplos canais, cria√ß√£o de campanhas de endomarketing, trade marketing e demais estrat√©gias da √°rea;
    • Conhecimento avan√ßado em ferramentas de an√ļncios, como Google Ads e Facebook Ads; Ampla experi√™ncia com Google Analytics e Pacote Adobe;
    • Durante meu per√≠odo de gest√£o do marketing da empresa, houve um aumento de 55% na capta√ß√£o de leads. Houve um aumento no reconhecimento de marca da empresa, o que levou a um aumento de 20% no n√ļmero de clientes.¬†

Como criar um Perfil Profissional para franquias?

Assim como em qualquer outro negócio, o franchising é um mercado que exige preparação. Mas como se dá a relação entre empregador e possível empregado em uma rede de franquias? Isto normalmente é visto na hora dos franqueadores recrutarem franqueados para sua rede. Por este motivo, é importante, você que deseja ser franqueado de uma rede, ter um bom perfil profissional para apresentar. A seguir, te daremos algumas dicas de o que colocar em seu perfil profissional na hora de investir em uma franquia. 

1. Especifique sua experiência em gestão e administração

Quando um franqueador está em busca de novos franqueados para sua rede, ele procura pessoas com noção do mercado. Para administrar uma franquia, é desejável que o candidato tenha alguma experiência com administração de um negócio. Se você já teve algum cargo de gestor dentro de uma organização, coloque em seu perfil, pois isso pode fazer a diferença. 

2. Transmita confiança 

Mostrar ao franqueador que você está preparado para investir em sua rede é essencial. Demonstrar confiança em seu perfil profissional pode ser um grande passo para chamar a atenção do franqueador. Mostre que tem perfil empreendedor e deixe claro que você tem o investimento necessário para ter uma franquia. Procure esclarecer todas as suas qualidades e dê certeza de que está preparado para ingressar no mercado. 

3. Se mostre disponível

A rotina de trabalho em uma franquia não é fácil. A rede franqueadora é que define os horários de funcionamento e dias de trabalho. Portanto, se você está disposto a enfrentar esta rotina, deixe claro! Um franqueador que busca pessoas dedicadas e disponíveis para sua rede levará em consideração a sua disponibilidade. Especifique que você tem tempo para acompanhar a rotina da franquia, trabalhar aos fins de semana e resolver os problemas que a gestão de uma franquia exige. 

Este conte√ļdo foi √ļtil para voc√™? Ent√£o confira mais informa√ß√Ķes do mercado e dicas sobre o franchising em nosso blog.

 

Resumo

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