Como gerir uma franquia que atua no país inteiro

Confira algumas dicas de como administrar um rede de franquias que tem suas unidades espalhadas pelo país inteiro.

O Brasil possui dimensões continentais. Por esse motivo, administrar uma rede de franquias que atue no país inteiro pode significar bastante trabalho. Afinal de contas, o franqueador vai ter lojas em estados com milhares de quilômetros de distância um do outro.

Não é fácil gerir lojas que estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Paraíba e Acre, por exemplo. Por isso, é preciso muito planejamento estratégico para gerenciar todas as unidades de maneira eficiente e manter a padronização.

6 dicas para diminuir distâncias na gestão da sua rede

  • Tenha uma boa equipe de consultores de campo:

Os consultores irão representar o franqueador e fiscalizar as unidades do país inteiro. Por isso, monte um time capacitado e mantenha os profissionais sempre treinados e atualizados.

  • Invista em tecnologia:

Aposte em software de gestão, uma plataforma que automatize os processos da sua rede. Dessa maneira, você e sua equipe ganham tempo para se preocupar com as tarefas que realmente importam. Além disso, a comunicação fica mais acessível e fácil para todos os membros.

  • Tenha estratégias pensadas nas diferentes regiões de atuação:

Nem todas as estratégias funcionam da mesma maneira no país inteiro. Cada estado ou cidade tem suas peculiaridades e o franqueador precisa estar atento a isso. Em alguns locais, vai ser preciso investir mais em marketing digital. Em outros, a publicidade física, com distribuição de panfletos, será mais eficiente.

  • Faça auditorias constantemente:

Mantenha suas lojas sempre auditadas. Elabore diferentes checklists e execute em todas as unidades pelo menos uma vez a cada dois meses. A partir disso, você vai perceber quais são as dificuldades enfrentadas por cada franqueado. Assim, vai saber como resolver os problemas pontuais antes que eles virem questões maiores.

  • Deixe os materiais sempre à disposição da sua rede:

Deixe todos os manuais e treinamentos à disposição das suas franquias. Se os materiais forem de difícil acesso, os franqueados podem errar nos processos e não ter onde consultar.

  • Encontre seus franqueados

É prática de muitas redes de franquias fazer convenções semestrais ou anuais com toda sua rede de franqueados. Isso permite que os franqueados se conheçam, fortaleçam sua relação com a identidade da marca e troquem experiências. Essa também é uma boa oportunidade para pedir opiniões e recolher sugestões para fazer melhorias na rede.

Se for difícil reunir-se com os franqueados presencialmente, proponha reuniões virtuais. Uma opção é fazer conferências no modelo webinar. Assim, os franqueados se sentem mais próximos e valorizados.

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