Entenda porque é importante a padronização da marca

A padronização da marca é um processo que tem como objetivo deixar todos seus materiais (digitais ou impressos) padronizados. Isso é uma forma de organização para que sua marca fique com uma imagem só. Com a padronização, é mais fácil que a marca seja lembrada pelo consumidor final. Saiba mais!

Confira o que você verá neste artigo sobre padronização da marca:

Qual a importância de padronizar a sua marca?

Muito se fala na importância da identidade visual, a padronização dos elementos e a utilização de cores nos materiais gráficos que ajudam na lembrança da empresa.

Para manter o padrão da empresa em todos os materiais, é necessário ter um manual de cores e tamanhos. Neste manual ficarão contidas informações do padrão da marca.

Exemplo de padronização de marca, são as redes franqueadas, que independente do lugar que você for, serão todas as lojas no mesmo padrão.

A identidade serve para que os consumidores daquela rede, possam identificá-la através de imagens, layouts e cores. 

A identidade visual deve repassar aos consumidores: histórico da empresa, valores, visão, missão, pontos fortes e ponto de atuação. 

As melhores e maiores marcas trabalham com um excelente planejamento de marketing e padronização da marca. Todas as ações de marketing dessas empresas, desde o rótulo até os e-mails enviados aos clientes, seguem uma padronização muito bem estruturada, que tem com base uma comunicação pré-estabelecida. 

Por que isso contribui para o sucesso das grandes empresas? Porque quando alguém compra aquele produto sabe que é daquela respectiva marca, e o produto que está comprando é de altíssima qualidade. Sabe também que por trás daquele produto tem uma empresa com um grande suporte para um eventual problema. 

Como a padronização da marca influencia o cliente?

Todos nós já ouvimos falar que imagem é tudo. Para uma empresa ter sucesso não basta só oferecer bons produtos, com valores relativamente em conta. O segredo é saber qual o impacto causa no cliente. Eles precisam ter confiança na empresa desde o primeiro olhar e contato com ela, assim: 

  • A marca poderá entrar na mente do consumidor;
  • Haverá probabilidade dele voltar na empresa; 
  • A satisfação do cliente será promovida; 
  • Os clientes indicarão a empresa de forma automática.

Uma boa identidade visual agrega valor à empresa, pois demonstra que ela se preocupa com a imagem da empresa e principalmente com a padronização dos produtos. 

E pense bem, quando vamos comprar algum produto, sempre preferimos pelos que estão com boas imagens, são de marcas consolidadas e de alguma maneira oferece os mesmos produtos em todas as redes.

Quais são as vantagens de ter uma comunicação padronizada?

Sua marca se apresenta para o mercado

  • Por meio da identidade visual o público passa a conhecer seu negócio de longe;
  • Essa identidade visual é responsável pela imagem da empresa utilizando tipografias, cores e símbolos, para os públicos internos e externos;
  • Também temos os materiais institucionais, que são o conjunto de peças e estratégias que são elaboradas para divulgar a marca para esses públicos;
  • Muitas propagandas ou até mesmo novidades dessas empresas são rapidamente absorvidas pelo consumidor;
  • Com o treinamento oferecido para todos os funcionários, favorece a empresa na linguagem em que os mesmos terão com os clientes, sempre formalizados e seguindo um padrão;
  • Essa transmissão também faz com que a informação chegue á todos. Isso diminui ruídos e falsas informações sobre o processo operacional e gestão da empresa;
  • Passa transparência no sistema da organização e confiança na hora da compra;
  • A comunicação também ajuda a manter a imagem da empresa positiva. Porque se algo não está bom internamente, os colaboradores compartilham entre seu convívio. 

Poder de atração

  • O principal objetivo da identidade visual é atrair o público;
  • Para que esse visual gere atração e tenha efeito e sentido, é necessário que o consumidor reconheça a marca através de materiais muito bem desenvolvidos. 

Fidelização do Cliente 

  • Uma das preocupações da empresa é fidelizar o cliente. Isso pode se dar através de meios de comunicação e o pós-venda;
  • Ou seja, ter uma identidade visual pode ajudar na conversa com o cliente e deixá-lo mais próximo da marca;
  • A comunicação bem feita pela instituição, cria um engajamento com  o cliente e faz com que ele se fidelize.

Entendeu a importância dessa estratégia para seu negócio? Este conteúdo foi útil para você? Confira nosso blog e descubra mais conteúdos sobre gestão no franchising e tudo sobre este mercado.

 

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