Como otimizar o site da franquia para atrair mais candidatos

Para muitas redes, o site da franquia é a principal vitrine e porta de entrada para candidatos a franqueados. Por isso, a forma de organizar a página pode tanto ser algo crucial para alavancar a expansão quanto pode custar oportunidades de negócio à franqueadora.

 

Na teoria, esse é o cenário ideal: o interessado entra no site diretamente ou por meio do Google, completa um cadastro e a equipe de expansão ganha um novo contato para negociar as vendas.

Porém, isso nem sempre acontece. Basta comparar métricas de número de acessos com o volume de leads gerados para perceber que muitos visitantes acessam o site da franquia e saem sem preencher o formulário.

Isso pode acontecer por diversos motivos e alguns deles podem ser resolvidos por algumas boas práticas no desenvolvimento do site. A seguir, você confere algumas dicas para otimizar o site da franquia e atrair mais candidatos.

Otimização para buscadores

Se você ainda não aplica práticas de SEO no seu site da franquia, esse é o primeiro passo para melhorar os resultados. SEO (Search Engine Optimization) diz respeito a um conjunto de estratégias que têm como objetivo melhorar a visibilidade de uma página em resultados de buscas do Google.

Pense como o seu potencial franqueado. Alguém interessado em abrir uma franquia de roupas, por exemplo, pode começar o processo pesquisando por opções no Google. Portanto, aparecer para essa pessoa já nesse primeiro momento é muito importante – e as técnicas de SEO podem te ajudar a chegar às primeiras posições orgânicas nos resultados.

Estratégias como produção de conteúdo relevante, bom uso de palavras-chaves, link building e otimização de imagens são algumas das ações de SEO possíveis. Saber como seus concorrentes se posicionam e monitorar o posicionamento da sua página constantemente também é fundamental para manter bons resultados no longo prazo.

Vale Ler:  RH de sucesso em redes de franquias: organizando a melhor gestão para sua empresa

Posicionando-se na primeira página de resultados em buscas por termos estratégicos para sua franquia você aumenta a visibilidade do site e potencializa o volume de visitas. E quanto mais visitantes, mais chances de converter novos leads.

Garanta uma boa navegação

Ninguém gosta de clicar em um link em busca de informações e se deparar com uma página confusa, de leitura difícil e navegação complicada. Chegar ao primeiro lugar em buscas do Google não vai trazer melhores resultados se o site da franquia não for amigável.

Aqui, é necessário pensar desde o desenvolvimento, com um bom uso de cores e fontes, por exemplo, até o tempo que a página leva para carregar, o uso de imagens, o posicionamento de menus e a organização de cada informação dentro da página.

Se o visitante demora muito para encontrar uma informação sobre a franquia, é mais provável que ele feche o site do que que ele preencha um formulário para saber mais. Não “sonegue” dados importantes no site: disponibilize informações completas sobre o modelo de franquia na página, contando com faixa de investimento, vantagens do negócio e depoimentos de franqueados, por exemplo.

Assim, o site da franquia passa mais segurança para quem está pesquisando sobre a marca, aumentando as chances de levar um novo lead para o formulário de cadastro.

Falando no formulário, é fundamental que a navegação também seja planejada para destacar a área de cadastro no site. Faça com que o formulário seja chamativo e fácil de encontrar, colocando-o em mais de um local, inclusive em pop-ups.

Construa um bom formulário

O visitante encontrou seu site no Google, navegou pelas páginas de informações e conseguiu localizar o formulário facilmente. Agora, será que ele vai preencher o cadastro?

Vale Ler:  A importância do Check List em franquias de alimentação

Construir um bom formulário pode fazer uma grande diferença no número de cadastros.

Muitos formulários trazem uma dezena de campos para serem preenchidos, solicitando dados sensíveis – como capital para investimento, número do CPF e endereço, por exemplo – e terminam com um botão que diz algo como “quero ser um franqueado!”.

Pessoas que estão tendo um primeiro contato com a sua franquia provavelmente não estão prontas para entregar essas informações, nem para assumir esse compromisso neste momento.

É preciso saber encontrar um bom equilíbrio entre as informações essenciais que a sua equipe de expansão vai receber e que tipo de dados podem “espantar” um candidato na hora de preencher o formulário. O ideal é que, inicialmente, você disponibilize um formulário mais básico no site da franquia, para captar leads que têm interesse em receber mais informações. Depois, é possível aprofundar o conhecimento nesses leads entregando formulários de qualificação mais completos.

Dicas anotadas? Faça uma revisão no site da franquia e boa expansão!

 

Conteúdo produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.