Orçamento: entenda a importância de ter um em sua empresa

O orçamento é parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.

O que você verá neste artigo: 

O que é um orçamento?

O orçamento é a parte de um planejamento financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica e física.

Orçamento empresarial:

Orçamento empresarial é uma metodologia focada no planejamento, execução e controle das operações organizacionais. O objetivo é estabelecer valores financeiros (receitas e gastos) para todos os processos administrativos. 

Essa metodologia deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. 

A elaboração desta metodologia deve ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados. 

A adaptação de uma estratégia desse tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. 

Os tipos de orçamento empresarial

  • Orçamento Estático 

É um tipo que não se adapta em quaisquer mudanças que por ventura possam acontecer no período de sua aplicação. Isso porque ele serve especificamente para ser aplicado a um único tipo de atividade dentro da empresa.

O orçamento estático tem sua aplicação voltadas para as rotinas administrativas da organização, já que, ao ser implementado, dificilmente ele sofrerá alterações no meio do caminho, permanecendo o mesmo do começo ao fim.

  • Orçamento Flexível      

A aplicação do orçamento flexível no contexto empresarial tem como base o controle do cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis.  

O seu objetivo principal é medir a capacidade produtiva do negócio, fazendo uma previsão de custos dos decorrentes dos diferentes tipos de atividades que são desenvolvidas dentro da empresa. 

  • Orçamento Ajustado 

O orçamento ajustado tem como principal característica a realização de análises e revisões constantes, sendo estas feitas praticamente todos os meses.  

Assim como orçamento contínuo, o ajustado visa encontrar tudo aquilo que deu certo e também o que não está dando, para que assim todas as modificações sejam realizadas a tempo e os resultados esperados surjam. 

Entenda a importância para a sua franquia

Elaborar um orçamento empresarial permite o seu negócio se antecipe aos problemas e consiga estabelecer metas e estratégias adequadas para a sua realidade financeira.  

  •  Ajuda a estabelecer metas

Elaborar um orçamento empresarial, com a previsão de todas as entradas e saídas que a empresa terá nos próximos meses.

 Permite que o gestor saiba exatamente o quanto precisa faturar para cobrir todos os seus gastos, isso ajuda na hora de planejar ações e estabelecer metas comerciais. 

Ao fazer o acompanhamento durante as semanas, a empresa pode reavaliar constantemente o andamento das metas e as ações e estratégias quando necessário. 

  •  Ajuda a superar a falta de recursos 

A construção da metodologia adequada começa com a separação de pessoa jurídica e pessoa física. 

O próximo passo é identificar se o planejamento indica falta ou sobra de recursos. No primeiro caso, é necessário revisar as estratégias da empresa para que suas metas sejam cumpridas. Por exemplo, negociar prazos com fornecedores. 

Muitos empresários assumem um financiamento com bancos sem fazer uma análise adequada. Se hoje, a capacidade de pagamento dele não cobre o que foi acordado lá atrás, isso acaba prejudicando o fluxo de caixa.

Orçamento de custos como instrumento de planejamento e controle da franquia

Assim, como instrumento de planejamento, permite que o empreendedor mantenha os gastos ajustados aos seus objetivos empresariais e tenha um parâmetro de comparação para verificar possíveis desvios.

O instrumento serve para orientar os diversos aspectos do planejamento orçamentário e sua relação com os custos da empresa. 

O orçamento de custos integra aspectos operacionais e financeiros, visando fixar objetivos, políticas e estratégias, harmonizar os objetivos da empresa, quantificar as atividades e suas datas de realização, melhorar a avaliação utilização de recursos. 

Serve também para comunicar os donos e administradores, as intenções e realizações da empresa e para que estes possam avaliar se a realidade da empresa está de acordo com aquilo que desejam dela. 

De fato, o orçamento de custos é o primeiro passo para controlar a adequação dos custos da empresa a seus objetivos e capacidades. A ferramenta é utilizada a partir de alguns esclarecimentos, visando permitir um melhor entendimento do assunto. 

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre a gestão do seu negócio, acessando nosso conteúdo gestão empresarial. Boa leitura! 

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!