Onboarding: como entregar valor ao consumidor da sua rede de franquias

Onboarding é uma implementação orientada que guia um novo cliente no uso de um produto ou serviço de uma empresa. O objetivo do Onboarding é fazer o cliente alcançar algum resultado, também conhecido como primeiro valor.

O que você verá nesse artigo: 

  • O que é Onboarding?
  • Por que fazer Onboarding de novos clientes?
  • As principais vantagens do Onboarding 
  • Como entregar valor ao consumidor 

O que é Onboarding?

Podemos dizer que Onboarding é, basicamente, uma implementação orientada para guiar um novo cliente no uso do seu produto.

Não existe uma definição específica, pois para cada empresa essa implementação pode ser diferente. Algo muito positivo do Onboarding é aproveitar a energia inicial de compra do cliente para fazê-lo se engajar. 

A implementação pode ser feita de várias maneiras: reuniões presenciais, orientação online ou até mesmo baseado em materiais educativos como artigos, manuais e vídeos de instrução.

Por que fazer Onboarding de novos clientes?

É importante fazer o onboarding dos clientes para o controle daqueles  que estão engajados no seu negócio e para isso dar certo, é preciso seguir alguns passos:

  • Crie uma área de sucesso do cliente

Sucesso do cliente é a área responsável implementar todas as estratégias para manter seus clientes sempre satisfeitos, promovendo sua retenção e garantindo que se mantenham fiéis.  

Criar formulários de satisfação, e-mails de informação sobre ajustes que eventualmente podem acontecer, pesquisas para engajar o cliente.

Importante sempre estar em contato com os clientes para poder colher informações, de como estão se sentindo em relação aos produtos, se o produto está saciando as suas necessidades.

 

  • Descubra quem são seus clientes mais bem sucedidos e aprenda com eles

 

Este é o principal desafio do Onboarding dos clientes.

Pense assim: se você precisa mostrar para seus novos clientes como ter sucesso operando sua solução, qual a melhor maneira de fazer isso? 

Basta verificar quais os seus clientes que obtém os melhores resultados, estudar como atuam e desenvolver um manual de melhores sucessos.

É com este manual que você treinará seus novos clientes a serem tão bem sucedidos quanto os melhores clientes. 

 

  • Monitore as atividades de seus clientes 

Monitore seu cliente e verifique se o uso de seu produto está diminuindo. 

Se isso ocorrer, é um forte indicativo que ele não está mais enxergando valor em solução.

Neste caso, será preciso agir rapidamente, necessário visitar o cliente, entender o que está acontecendo e reforçar as melhores práticas que ele deverá usar para obter os resultados de sucesso. 

 

  • Faça pesquisa de satisfação   

 

Outro ponto importante para se manter é ficar atento a fatores que podem afetar o onboarding de seus clientes, é usar a pesquisa de satisfação. 

Da mesma forma que nos itens anteriores, você poderá mapear que tipo de cliente está satisfeito e porquê. 

O segredo do onboarding com os clientes, é ser proativo e não reativo.

É preciso fazer de tudo para descobrir o que faz um cliente se dar bem com sua solução e passar todos esses procedimentos para ele, de forma estruturada e contínua.

Como entregar valor ao consumidor fazendo onboarding 

Um dos erros da empresa é fazer vendas baseadas no preço do produto. Com esse pensamento, muitos veem seus clientes comprando da concorrência, mesmo pagando mais caro. 

Confira no texto abaixo, como a experiência do consumidor influencia nas vendas e no sucesso da marca:

A experiência do consumidor 

A primeira coisa que uma empresa deve fazer é cativar seu cliente e entregar o que se promete. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não entregam o produto ou serviço previamente combinado. 

Saber ouvir o cliente também é de extrema importância. Pessoas gostam de ser ouvidas, as queixas, e os elogios são uma fonte valiosa de informações sobre o que as pessoas percebem de seus produtos.

Um grande diferencial das grandes empresas é saber “ler” o consumidor, identificar suas necessidades e trabalhar para satisfazê-las. Ou até melhor, criar uma necessidade que ninguém sabia que tinha. 

Conheça seu cliente e deixe que ele conheça você

As relações humanas são baseadas na amizade e confiança. Se você recomendaria um amigo a que confia a um trabalho, também recomendaria uma empresa. Um cliente satisfeito vira um promotor de sua empresa, fazendo propaganda gratuita.

Seja amigo de seu cliente. Não se esconda atrás da tecnologia de uma marca. Saiba se a experiência do seu consumidor é a experiência que você deseja proporcionar, fazendo pesquisa de satisfação, por exemplo.

Gostou da leitura? Acesse nossos conteúdos para ajudar você na gestão do seu negócio. Boa leitura!

Resumo

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