OKR: Saiba como melhorar o desenvolvimento da sua franquia

¬†O objetivo da maioria das institui√ß√Ķes √© crescer, e com isso a busca por diversas estrat√©gias empresariais √© corriqueira. Dentre as metodologias existente est√° o ‚ÄúOkr‚ÄĚ que busca auxiliar no melhor desenvolvimento de um neg√≥cio, baseado em um conceito de ‚ÄúEu vou‚ÄĚ ‚Äúmedido por‚ÄĚ para definir metas.

Neste conte√ļdo voc√™ vai encontrar:

O que é OKR?

O OKR (Objectives and Key Results), é uma metodologia de gestão de negócio. Sua meta é apresentar de forma clara os objetivos principais de uma empresa. O método foi criado por Andrew Grove, nos anos 70, quando ele era presidente da Intel.

Uma vantagem do OKR é o fato dele ser versátil, podendo ser implantado tanto em pequenas empresas como grandes. Tanto que auxiliou diversas empresas em seu crescimento, sendo bastante popular. 

O m√©todo √© famoso principalmente pela utiliza√ß√£o do Google desde o ano de 1999. Foi com ele que a empresa subiu de 40 pessoas, para mais de 60 mil, adquirindo uma popularidade e relev√Ęncia mundial.

Sua relev√Ęncia no mercado internacional faz com que grandes outras empresas tamb√©m o utilizem, como LinkedIn, Dropbox e GoPro. Enquanto no Brasil, √© utilizado pelo ContaAzul, VivaReal e Nubank.

A relev√Ęncia de uma metodologia de gest√£o

O papel de uma metodologia de gestão é algo importante para o crescimento de uma empresa. Conforme ocorre o crescimento da mesma, surgem juntos diversos desafios para seus gestores. 

Um dos principais campos onde surgem problemas √© na comunica√ß√£o, acontecendo principalmente por conta do crescimento do n√ļmero de funcion√°rios. Ent√£o com uma metodologia se torna mais f√°cil criar uma forma de harmoniza√ß√£o.

O modelo OKR

A maneira mais f√°cil para compreens√£o do modelo OKR √© atrav√©s da f√≥rmula que une seus dois principais componentes, ‚ÄúEu vou‚ÄĚ em conjunto com ‚Äúmedido por‚ÄĚ, que significam:

  • Eu vou (O): S√£o os objetivos. Significa a meta desejada pela empresa. Ele precisa ser bem explicado, de modo que todos consigam compreend√™-lo. Devem ser qualitativos.
  • Medido por (KR): S√£o as metas de resultados que ser√£o alcan√ßados. S√£o quantitativos.

Desta forma, é preciso ter a noção básica que os objetivos no modelo OKR precisam ser bem específicos e claros, de modo que esteja sempre presente na mente de seus participantes. Já os KR, que são os resultados, devem ser apresentados depois de um período.

A import√Ęncia de mostrar os resultados, ocasiona uma melhor comunica√ß√£o. J√° que, fica evidente os ganhos obtidos com o esfor√ßo de todos.

Quais as vantagens do OKR e como aplic√°-lo

O Okr deve primeiramente fazer parte do imagem da empresa, ou seja, precisam estar presente no cotidiano dela.¬† √Č atrav√©s dele, da comunica√ß√£o e compartilhamento de objetos que ser√° poss√≠vel o alcance de metas, sejam individuais ou coletivas.¬†

√Č preciso de uma boa integra√ß√£o da equipe neste modelo de gest√£o, j√° que cada pessoa precisa saber sua import√Ęncia dentro da equipe. Atrav√©s disso que surgem as vantagens.

A principal função do Okr é elevar a produção, motivando sua equipe e eliminando estresse no ambiente profissional. 

Além que, essa metodologia contribui para a auto estima dos funcionários, já que busca valorizar o profissional. Assim deixando o local de trabalho alegre e menos tenso.

A vantagem para aplicação deste modelo é ele não ser tão sistemático, antiquado e inflexível como as metodologias tradicionais. Já que na sua criação não foi implantado regras rigorosas para seu funcionamento.

¬†Ent√£o o OKR tamb√©m pode ser alterado pelas suas institui√ß√Ķes, o que normalmente ocorre.

Abaixo listamos 6 formas de implantar o OKR em uma empresa:

  1. Seja claro com as ambi√ß√Ķes, de modo que n√£o seja algo complicado. Tamb√©m Escolha tenha metas realmente alcan√ß√°veis.
  2. Divida suas metas com os demais colaboradores
  3. Defina prazos curtos
  4. Fique atento aos resultados constantemente 
  5. Deixe os OKR visíveis para todos
  6. Analise os resultados e não os esforços.

Indiferente do negócio, a metodologia OKR é uma boa opção para gerenciamento. No ramo das franquias, a valorização do trabalho também é presente, semelhante ao que busca o OKR.

No sistema de treinamento de colabores em franquias, o trabalho de cada funcion√°rio √© de extrema import√Ęncia para o crescimento de uma unidade.

Ficou curioso para entender sobre como funciona o sistema de franquias? Ent√£o acesse nosso conte√ļdo e entenda o conceito de o que √© franquia.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!