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Como definir os objetivos de marketing em sua rede de franquias

Postado em: 25 de Março de 2021

O marketing é um fator essencial para que uma rede de franquias atinja seu potencial final: expandir. Assim, é fundamental definir objetivos para orientar essa jornada e garantir que sua marca seja inserida em grande escala no cenário desejado. Neste conteúdo, vamos detalhar tudo sobre os objetivos de marketing e como fazê-los em sua rede. Confira!

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O que são objetivos de marketing em uma franquia?

Sabemos que o Franchising nada mais é do que replicar fórmulas de sucesso comprovado em outras regiões. Ou seja, um processo de expansão contínuo que busca levar a franquia ao maior número de lugares possíveis. Para isso acontecer, é necessário que a empresa insira sua marca no mercado da melhor forma. Assim, atraindo mais clientes e potenciais investidores.

No fundo, sabemos que o grande objetivo é elevar o faturamento e gerar novas unidades. Porém, antes de começar a pensar em números, é preciso planejar como e especificamente onde você quer chegar a partir de seus planos de marketing.

Ao estabelecer esses objetivos, portanto, a franquia fundamenta e organiza as estratégias que serão utilizadas pela empresa para atingir essa finalidade. E isso adquire uma importância ainda maior para redes de franquias! 

Isso acontece porque, logicamente, elas prezam pela padronização de todos os processos. Então, ao orientar o que toda a rede deve buscar e executar, esse planejamento possibilita a replicação qualificada de uma metodologia por todas as unidades. 

Além disso, falando de um conceito de marketing mais geral e não anúncios e peças publicitárias locais, toda franquia possui uma taxa mensal — o fundo de marketing — para cobrir os custos gerais do setor da rede. Assim, é responsabilidade do franqueador gerenciar esse valor para atingir esses objetivos de marketing que dizem respeito a rede como um todo. 

Por fim, a utilização de ferramentas da web tornou-se a principal forma de atingir seus consumidores. Afinal, com a popularização dos smartphones e a transformação digital, estar online é fundamental para a comunicação externa de qualquer negócio. 

Levando em conta toda essa importância, preparamos esse conteúdo que vai te contar um pouco mais sobre como definir esses objetivos e que importância eles podem trazer a sua rede. Confira!

Qual a importância de definir objetivos de marketing?

Outro bom ponto que ressalta a importância de definir objetivos de marketing em uma franquia são os motivos que levaram o franqueado até sua marca. Não é porque ele buscou uma rede consolidada que ele está satisfeito com a posição atual no mercado. 

Por isso, é necessário buscar crescer ainda mais para não ficar para trás. Assim, atraindo mais franqueados para criar um ciclo de expansão contínuo.

Além disso, existem outros diversos benefícios de estipular esses objetivos em sua rede!

Alinhamento com os objetivos do negócio

Para que todas as equipes da sua rede trabalhem em sintonia em busca de um mesmo objetivo, como a expansão da rede, é necessário definir metas para seu trabalho. Assim, toda a equipe saberá onde precisam trabalhar e chegar em questões de resultados e prazos. 

Engaja a sua equipe em prol do cumprimento

Ainda nessa questão, é possível criar pequenos pontos nesse cronograma, os chamados Milestones. Com eles, você ganha um maior controle do andamento desses projetos e um ritmo de trabalho contínuo e recompensador. Afinal, sua equipe estará atingindo metas o tempo todo, gerando satisfação e motivação para continuar a desenvolver o trabalho com excelência.

Facilita o processo de expansão

Se você tem como objetivo de marketing o aumento do seu marketshare e consegue cumprir essa meta, naturalmente sua franquia será um grande alvo de interesse. Assim, o número de leads (potenciais franqueados) interessados em adquirir uma unidade de sua rede vai naturalmente aumentar.

O próprio branding

Branding é o trabalho realizado para fortalecer a imagem de uma marca no imaginário dos consumidores. Se você tem um norte para seguir, atingir os resultados esperados de divulgação com eficiência e rapidez é muito mais provável. Assim, sua marca estará mais presente no dia a dia das pessoas e a chance de novos clientes aparecerem em sua loja, cresce.

Os franqueados também agradecem

O marketing local, feito pelas unidades para estimular o mercado em sua região, muitas vezes é tão importante quanto o marketing geral da rede. Dessa forma, ter essa orientação de metas da franquia no geral pode auxiliar na construção de objetivos próprios para as unidades em si. Assim, o processo de marketing é qualificado, gerando maior lucro e reconhecimento para a marca.

Como elaborar esses objetivos em sua rede?

Objetivos de marketing podem ser bastantes específicos dependendo do negócio e setor em que a empresa trabalha. Porém, existem algumas recomendações que perpetuam em qualquer elaboração do tipo. Por isso, separamos três regras de ouro para garantir que esse planejamento seja feito com perfeição!

1. Menos é mais

Quanto menos objetivos uma campanha de marketing tiver, mais eficaz ela será. Afinal, será mais fácil focar e desenvolver corretamente o planejado. Ainda, de acordo com uma análise de campanhas que foram enviadas para o prêmio Effies, uma espécie de Oscar do marketing, o ideal é ter apenas um ou dois objetivos estratégicos. 

2. Foco duplo 

Você conhece os KPIs? KPIs (ou Indicadores-chave de desempenho) são ferramentas de gestão usadas para realizar a avaliação do desempenho e sucesso de um determinado processo. 

Eles são essenciais para qualquer negócio e devem ser analisados a curto e longo prazo. Assim, alcançar seus objetivos deve resultar na melhoria dos KPIs de marketing de curto e longo prazo. Em outras palavras, tenha objetivos que se traduzem diretamente em mais lucro imediato e outros que auxiliem no fortalecimento da marca.

3. S.M.A.R.T.

Talvez a mais importante das dicas, a metodologia SMART é um conceito que visa definir os objetivos de uma rede com base em uma série de critérios que correspondem à realidade da franquia. A definição de objetivos SMART deve obedecer a 5 fatores:

  1. Specific – Específica
  2. Measurable – Mensuráveis
  3. Achievable – Se encaixe dentro dos recursos disponíveis
  4. Relevant – Relevantes para o objetivo principal da sua comunicação
  5. Time-Bound – Com um tempo limite; estabelecidas dentro de um cronograma

Seguindo esse padrão ao estabelecer metas, a probabilidade de se alcançar o objetivo principal do seu objetivo de marketing. Confira esse exemplo de um objetivo que está de acordo todos esses critérios:

“Aumentar o número de seguidores no Instagram de 10.000 para 50.000 até o fim de 2021.”

Mais exemplos

As possibilidades são imensas, mas como vimos nas dicas anteriores, você precisa escolher onde quer focar! Por isso, vamos listar mais algumas oportunidades e exemplos de objetivos de marketing para sua franquia!

Aumentar o SOV 

Share of Voice (SOV) é uma métrica que visa medir a visibilidade da sua marca em todas as mídias importantes para sua empresa. Sabemos que ter sua marca exposta e na mente das pessoas é essencial para o objetivo principal do franchising: expandir. Dessa forma, aumentar o SOV da sua franquia é uma forma fantástica de estimular o crescimento da rede.

Elevar o número de Leads

Muitas pessoas ainda não sabem o que são leads e, por isso, estão perdendo a grande chance de expandir suas redes de franquias. Elas nada mais são do que oportunidades de negócio. Desde o primeiro contato desse potencial cliente com a marca, já é o suficiente para começar o processo de torná-lo um lead. 

Para atrair essas pessoas, a equipe de marketing pode usar as mais variadas formas de anúncios ou portais. Assim, se seu interesse com a equipe de marketing for gerar mais leads que possam se tornar franqueados, é válido tornar isso um objetivo!

Viu como é simples pensar e criar objetivos? Apenas se atente em seguir as dicas que foram apresentadas para garantir o sucesso da equipe de marketing. Agora, vamos conhecer uma ferramenta que pode te ajudar a cumprir esses objetivos com excelência!

A Central do Franqueado pode te ajudar!

Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de saber gerir todos os objetivos de marketing em uma rede de franquias. Assim, acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede.

Para te ajudar, apresentamos o módulo ‘Marketing’ de nosso sistema para franquias. Cumprindo o papel de fortalecer a identidade da franquia, aqui é possível centralizar todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

O módulo te dá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing da franquia será facilitado e otimizado.

Economize tempo e dinheiro organizando seu setor de marketing com essa ferramenta incrível! Se tiver dúvidas, que tal ligarmos para você? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Trade Marketing. Esperamos você!