4 formas infalíveis para evitar objeções em redes de franquias

Objeções são barreiras que impedem ações de ser concluídas, sendo situações bastante comuns no mundo das vendas e no suporte de franquias. Normalmente são apresentadas como dúvidas e contra argumentos para vendedores e franqueadores. Descubra mais sobre o assunto, neste conteúdo. Boa leitura!

O que você vai encontrar neste artigo?

O que são objeções?

Objeções significam barreiras, que no mundo das vendas e franquias é quando um cliente ou franqueado apresenta empecilhos para uma compra, ou ação. Elas são extremamente comuns no universo das vendas, pois é corriqueiro clientes apresentarem diversos motivos para não efetuar a compra de um produto. Ou seja, são contra argumentos bastante utilizados contra os vendedores.

As objeções podem ser um grande problema caso um vendedor não consiga passar por cima delas. Isso porque, para garantir uma venda efetiva, ele vai ter que contar com boas técnicas de persuasão para convencer o cliente. Só assim o cliente irá compreender que seus apontamentos sobre o produto não são tão relevantes quando ele pensou.

Assim como também podem ser corriqueiras na gestão de franquias, principalmente por parte de contra argumentos de franqueados. O que acontece principalmente por falta de suporte da franqueadora, o que os faz questionar alguns pontos que não possui clareza sobre a rede.

Então, as objeções são vistas como algo capaz de atrapalhar ações, sendo de certa forma, dúvidas que possuem a necessidade de serem explicadas. Todavia, através de técnicas e conhecimentos é possível fazer vendedores e franqueados terem a capacidade eliminar problemas causados pelas objeções, o que no caso das vendas vai  garantir a reconsideração do cliente sobre a compra.

Como surgem as objeções?

Pelo fato das objeções serem costumeiras no mundo das vendas, não é difícil compreender os motivos que as fazem surgir. Normalmente, a principal razão para elas aparecerem no processo de vendas, é a dúvida por parte do cliente.

Quando um interessado em um produto possui total conhecimento sobre ele, suas vantagens, especificações, etc., ele irá comprar sem sentir necessidade de fazer muitas perguntas ao vendedor. Então, quanto mais informações gerar para um interessado no seu produto, menos riscos de objeções você vai ter!

Mesmo assim, não existe uma receita contra as objeções, então, equipes de vendas precisam sempre estarem prontas para responder às dúvidas do seu cliente. É preciso ser ágil e confiante nas respostas, para assim, aumentar a confiança do comprador sobre o produto que está sendo oferecido.

As objeções mais comuns nas vendas são:

  • Cliente achar o valor muito caro;
  • Apontar falta de orçamento;
  • Já possuem interesse em um semelhante;
  • Não conhecer a empresa;
  • Falta de interesse no momento.

As objeções no suporte ao franqueado

Por incrível que pareça, as objeções também se fazem presentes na área de suporte dentro de franquias. Isso porque, é comum franqueados encontrarem problemas e dúvidas no dia-a-dia de uma franquia. Cabendo então ao franqueador ter que suprir e auxiliar na resolução de tais questões.

Entretanto, através dessas questões é possível tirar alguns proveitos para a franqueadora. Será possível identificar quais as falhas em seu suporte, quais os aspectos que mais geram dúvidas em seus franqueadores, melhores aplicações, erros na gestão empresarial, etc.

Um dos principais motivos para um franqueador ficar atento às objeções de sua rede de franquias, é para evitar problemas futuros com franqueadores. Itens como falência, abandono da franquia, quebra de contrato, entre outros, podem ser ocasionados por culpa de mau suporte.

3 motivos que geram objeções

Importante ressaltar que as objeções podem ser separadas por três classificações, e que devem ser vistas como formas de amadurecimento do produto, processo de vendas ou suporte, e apontadas como grandes problemas. 

As classificações são:

  1. Falta de informações sobre as vantagens do produto ou serviço;
  2. Dúvidas sobre itens específicos como preços do produto ou serviço;
  3. Cliente e vendedor ou franqueadora e franqueado não alinhados.

Através da análise desses três pontos será mais fácil conseguir ter uma primeira noção sobre como passar por cima das objeções. E a melhor forma para descobrir mais sobre qual dos itens a objeções se enquadra, é através de perguntas para os interessados.

4 formas de passar por cima de objeções

Seja nas vendas, ou no suporte a franquias, as objeções são bastante comuns.  É importante que franqueadores e vendedores tenham conhecimento que as dúvidas e contra argumentos são itens positivos

Quando um cliente pergunta demais sobre um produto, significa que ele realmente tem vontade de adquiri-lo. Enquanto um franqueado questionador quer realmente ficar alinhado com os propósitos da empresa.

Abaixo listamos 4 pontos que tanto um franqueador quanto um vendedor podem levar em conta para melhorar seu faro e passar por cima de objeções, veja!

Conte com um CRM

Uma boa forma de você criar um mecanismo para passar por cima de objeções é deixando todas elas registradas e organizadas. Então, a melhor opção é contar com um CRM. Nele você vai ter disponível todas as dúvidas já surgidas, críticas, etc.

Tais itens registrados podem ser uma grande ajuda tanto para vendedores quanto franqueadores, podendo ser utilizados sempre que preciso. Outra vantagem é que CRMs possibilitam acesso online de qualquer lugar por smartfones, o que facilita muito seu uso.

Saiba ouvir

Indiferente de quem seja, o vendedor ou o franqueador, ambos precisam saber ouvir o que está sendo dito por clientes e franqueados. Apenas assim é possível compreender ao máximo possível as objeções por parte deles.

É preciso fugir daquela ideia que é preciso convencer e ganhar o outro por meio da fala. Na verdade, é necessário ouvir as questões que lhe geram dúvidas e buscar atendê-las do modo mais preciso possível.

Vale ressaltar que um bom relacionamento é baseado no diálogo e proximidade, então, quanto mais o cliente ou franqueado falar, mais interesse no seu produto e confiança em você ele terá!

Não force uma solução

Algo que pode pegar muito mal para sua negociação é querer fazer alguém aceitar a força a sua proposta. O cliente sabe o que precisa e também quer algo que case com sua busca, então, você querer a todo custo que ele aceite a sua solução pode gerar uma situação desagradável. 

O mesmo caso serve para os franqueados que precisam de um suporte. Eles também sabem o que precisam da sua parte, então esperam um auxílio eficaz. Caso você não atenda sua necessidade e force uma solução que não seja de qualidade, os problemas irão resultar em problemas contra você.

Ou seja, busque garantir respostas de qualidade para as objeções, mostre as vantagens que você pode garantir tanto para o cliente quanto franqueado. Boas soluções não precisam ser forçadas, e sim, apenas apresentadas de modo correto.

Respeite o outro

Faltar com respeito com quem apresenta contra argumentos não é nem um pouco recomendado a ser fazer. Como já afirmado, você deve prestar atenção aos pontos por ele apontado e responder de forma objetiva e simples, além de grande educação e respeito a pessoa.

– 

Aposto que conseguiu descobrir muitas coisas interessantes sobre objeções, não é mesmo? Então, não deixe para depois para colocar todo esse conhecimento em prática, pois você vai conseguir garantir um melhor suporte para seus franqueados. Uma boa dica também é investir em uma plataforma de gestão de franquias, pois além de ajudar na sua gestão, irá auxiliar no suporte prestado pela sua franqueadora!

Gostou do conteúdo? O que acha de ler mais sobre assuntos ligados ao suporte de franquias? Acesse nosso texto sobre atendimento online.

Resumo

💬 O que são objeções?

Objeções são barreiras que impedem ações de ser concluídas, sendo situações bastante comuns no mundo das vendas e no suporte de franquias.

⚙️ Quais as objeções mais comuns no mundo das vendas?

As objeções mais comuns nas vendas são:

  • Cliente achar o valor muito caro;
  • Apontar falta de orçamento;
  • Já possuem interesse em um semelhante;
  • Não conhecer a empresa;
  • Falta de interesse no momento.

📝 O que gera as objeções?

  • Falta de informações sobre as vantagens do produto ou serviço;
  • Dúvidas sobre itens específicos como preços do produto ou serviço;
  • Cliente e vendedor ou franqueadora e franqueado não alinhados.
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!