Como implantar novas tecnologias em uma rede de franquias

Se aplicar mudanças de logísticas e processos em empresas convencionais já é um desafio, em redes de franquias a tarefa toma proporções ainda maiores. Afinal de contas, é o funcionamento de diversas unidades que deve ser revisto. Existem caminhos facilitadores para que o processo encontre menos dificuldades. Confira o nosso conteúdo e descubra como implantar novas tecnologias em sua rede de franquias.

Você já deve ter reparado nisso, mas reiteramos: nunca o mercado foi tão rápido como hoje. Startups com propostas cada vez mais específicas surgem a todo o momento. Elas encontram brechas a partir da inovação na oferta de produtos e serviços. Veja bem, as novidades não estão nos bens propriamente ditos, mas na forma como são oferecidos.

Pense no Uber, por exemplo. A proposta de chamar táxis por apps já existia, mas a funcionalidade do serviço de transporte do momento tomou seu lugar. Isso por oferecer diferenciais em sua experiência. Seja através de aplicativos, ou em diferentes formatos de logística, desenvolver e aplicar novas tecnologias é jogar o jogo do mercado. Ganham as empresas que o fazem com eficiência e qualidade.

Mas como implantar tais mudanças em redes de franquias de diversas unidades espalhadas por variados territórios? É muito mais fácil retrabalhar processos em empresas com uma sede única, ou em serviços oferecidos apenas digitalmente. No franchising, as alterações demandam maior organização, treinamento e tempo para serem incorporadas. Nisso, o fluxo de implantação pode pôr em cheque o controle de qualidade da rede.

Da definição das novidades por parte da franqueadora, à capacitação dos franqueados, ao treinamento dos funcionários, sua padronização estará sendo revista. É fundamental que, durante a mudança, os parâmetros qualitativos da marca sejam mantidos.

Implantando novas tecnologias na logística, gestão e comunicação da rede

As maiores novidades no mercado surgem através de canais digitais. É por eles, também, que inovações podem ser implantadas em franquias. Afinal, a Internet proporciona praticidade e velocidade na transmissão de informação entre uma rede. Nisso, citamos a automação de processos para a reestruturação da logística do negócio; o uso de plataformas online para a gestão das lojas e o uso de ferramentas na web para a elaboração de estratégias de marketing digital que englobem campanhas de toda a empresa. Essa organização pode fazer a diferença na transformação de qualquer franqueadora, seja com muitas ou poucas unidades.

 

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1) Logística: automação de processos com o auxílio da TI

 

Em uma rede de franquias, a logística de funcionamento das unidades deve ser desenvolvida a partir de normas e de processos padrão. Assim, todas as lojas oferecerão produtos e serviços com o mesmo caráter e qualidade. Para isso, tanto a produção do que será vendido, quanto a experiência de compra dos clientes, devem ser estruturadas e transmitidas por treinamento aos franqueados e funcionários. Isso, sempre que houver qualquer mudança. Fica muito mais fácil, portanto, implantar alterações a partir da automação, por trabalhos de TI (Tecnologia da Informação).

A função de profissionais de TI em franquias é de desenvolver fluxos de produção e experiência. A partir da elaboração de sistemas que utilizem da tecnologia de automação,  facilitam processos. Isso é importante tanto para ampliar a eficiência dos funcionários, quanto para tornar mais simples a compra dos consumidores. Às vezes, os menores detalhes na utilização de uma máquina podem fazer toda a diferença. Tanto no resultado do produto final, quanto na velocidade de sua entrega.

A automação de processos, logo, é uma maneira de rever a logística das unidades de franquia a partir da simplificação. Tem suma importância na produtividade dos funcionários, no relacionamento da marca com seu público-alvo e na experiência dos consumidores.

Exemplo: o conceito de Omni Channel converge lojas físicas e virtuais e torna possível a compra online para retirada em uma pick up store. Essa automação traz mais possibilidades de consumo para os públicos-alvo, independentemente de sua localidade.

2) Gestão e comunicação interna: utilizando plataformas online

Não há adaptação de novos processos e tecnologias em redes de franquias sem uma boa gestão. O franqueador deve, em conjunto com a sua equipe, desenvolver como as novidades serão implantadas nas unidades. Os franqueados, devem estar atentos a isso, a fim de que incorporem tudo o que lhes foi solicitado. Gestão em franquias, afinal, é um trabalho em conjunto – o qual depende de uma boa comunicação. Não seria possível o crescimento de multinacionais e o sucesso do franchising se não fosse pela possibilidade de contato instantâneo entre partes distantes de uma companhia. Isso, com canais online de comunicação interna.

A utilização de tais plataformas permite a fácil transmissão de informações em rede. Isso, é fundamental para o sucesso na implantação de novas tecnologias. Através delas, manuais podem ser disponibilizados. O suporte pode ser requerido a qualquer momento. A fluidez e acessibilidade dos sistemas online de gestão e comunicação em franquias são decisivas para seu controle de qualidade. Afinal, soluções para problemas são oferecidas com mais agilidade e o fluxo de informação da franquia se centraliza.

Dica: aposte em plataformas desenvolvidas especialmente para gestão e comunicação em franquias, como a Central do Franqueado. Conheça os módulos do sistema, os quais segmentam as demandas de administração de lojas: como o contato ao suporte e a consulta de manuais operacionais.

3) Comunicação externa: marketing digital com ferramentas online

Por mais que não faça parte da logística interna de uma rede, sua comunicação externa também é importante para a implantação e afirmação de novidades. Afinal, novos produtos, serviços ou formatos de compra devem ser divulgados para que sejam do conhecimento do público. Assim, as experiências oferecidas se tornam um atrativo. É a partir de boas estratégias de marketing que as mudanças chamam, primeiramente, a atenção das pessoas. Essas, podem ser disseminadas online, nas mais diversas plataformas. O marketing digital engloba a utilização de redes sociais, aplicativos, sites e todo tipo de canal que a rede proporciona – desde que, claro, estejam interligados.

Para que sejam estruturadas, as campanhas online devem ter objetivos e públicos-alvo bem definidos. Assim, são escolhidas as ferramentas de comunicação mais adequadas. Profissionais de marketing possuem a expertise necessária para isso. Destacamos aqui a importância de sua função, mesmo em redes pequenas e iniciantes. A comunicação externa, para ser feita com qualidade, demanda dedicação e tempo.

Dica: é comum a terceirização do serviço de comunicação de empresas, através da contratação de agências especializadas em marketing digital. Caberá ao franqueador julgar o que é mais adequado para a proposta e demanda da rede: seja contar com um time próprio da empresa, ou com uma agência terceirizada. Por se tratar de franquias, a eficiência da segunda opção é mais garantida. Afinal, os profissionais estarão focados apenas na empresa.

 Obs.: não tenha receio da novidade!

A constante transformação digital que vivemos reestrutura a maneira de comprar e, também de vender. Uma empresa de sucesso não é aquela que aposta, unicamente, em sua qualidade. É aquela que acompanha e se adapta à movimentação da tecnologia, dos consumidores, da economia. Estamos em uma época revolucionária para o consumo e para a comunicação em sociedade. Claro, as transformações podem ocasionar outros efeitos no mercado, que podem ir além do marketing, da comunicação interna e da automação. Caberá ao franqueador de uma rede estar aberto a criar parcerias com profissionais qualificados do ramo da tecnologia. O bom gestor não tem medo de ouvir ideias de terceiros e aplicá-las em seu negócio. Saiba mais sobre como pensar em inovações para sua rede de franquias aqui.

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