Newsletter: saiba porque utilizá-la no marketing da sua franquia

Entre as tantas estratégias utilizadas para fortalecer a marca de um negócio e trabalhar seu marketing, a newsletter é uma opção cada vez mais utilizada. Uma newsletter é um boletim informativo utilizado como estratégia para agregar valor à marca de um negócio. Saiba mais sobre o seu funcionamento conferindo nosso conteúdo até o fim!

O que você irá encontrar neste artigo sobre newsletter:

Sabemos que cada vez mais as pessoas têm diversas informações a seu dispor e até em excesso. Propagandas, notícias, memes e todo tipo de conteúdo são despejados na internet vinte e quatro horas por dia. 

Porém, sabemos que diante do acúmulo, as pessoas acabam ignorando muitas dessas informações. A newsletter é uma forma de capturar a atenção das pessoas e agregar valor ao relacionamento entre uma marca e seu público.

Saiba porque essa tem se tornado uma ferramenta útil para otimizar o valor da sua marca diante do mercado e como aplicar em seu negócio.

O que é Newsletter?

Alguma vez você já assinou um jornal ou uma revista, ou se cadastrou em um site para ser alimentado com conteúdos desta fonte? Pois se você fez uma dessas coisas, provavelmente você já tenha recebido uma newsletter na caixa de entrada do seu e-mail. 

Newsletter é um boletim informativo enviado através de e-mail para todos consumidores e potenciais clientes de um produto ou serviço de uma empresa. Para receber este tipo de conteúdo, a pessoa pode ter cadastrado alguns dados seus em uma página que interagiu diretamente.  

A Newsletter é uma estratégia de Inbound Marketing que busca criar conteúdos relevantes para melhorar o relacionamento da marca com o público. Este conteúdo pode ser uma postagem de blog da empresa, divulgação de promoções ou informações sobre seu negócio e mercado que atua. 

O envio de uma newsletter é feito periodicamente a uma lista de interessados em receber o conteúdo de determinada marca. Por ter sido desejada pelos consumidores através de uma assinatura, a mensagem deve agregar valor ao destinatário. Falaremos agora quais são os motivos para criar uma newsletter para seu negócio. 

Por que criar uma newsletter para meu negócio?

Apesar de não ser uma estratégia de venda direta, como é o e-mail marketing, a newsletter desempenha outras funções para o seu negócio. Ter um conteúdo de qualidade em uma newsletter pode aproximar sua marca dos consumidores. Esta estratégia agrega valor aos assinantes e faz com que possam se tornar possíveis clientes no futuro. 

Através de um e-mail com conteúdo periódico e relevante, você mantém sua marca na mente dos consumidores, evitando que percam o relacionamento com seu negócio. Fazer uma newsletter pode afetar a captação de leads da sua empresa, divulgar algum produto que você ofereça através de um conteúdo informativo e etc. 

Muitos empreendedores pensam que somente gerenciar suas redes sociais é o suficiente para interagir com seu público-alvo. Porém, devido às restrições que os algoritmos impõem aos usuários, seu conteúdo pode muitas vezes não chegar a quem você deseja alcançar. 

Já com a newsletter, o direcionamento do seu conteúdo vai diretamente a quem está interessado em saber mais do seu negócio. Por isso, é importante produzir conteúdos chamativos e que façam a diferença para o seu leitor. Você estará reforçando seu marketing de relacionamento e produzindo maior identificação entre empresa-cliente. 

No entanto, você pode até ter se interessado por esta estratégia, mas não sabe como começar esta prática. Pois, não se preocupe. Preparamos um guia com algumas dicas para você iniciar seus boletins e se aproximar de seus consumidores. 

Como criar uma Newsletter para minha franquia?

Na hora de pensar como irá criar uma newsletter para sua rede não é bom que siga modelos prontos ou cópia de outras empresas. Não há um modelo padrão para estruturá-la. O ideal é usar a criatividade e focar na qualidade do conteúdo que você irá produzir. 

A seguir iremos dar alguns passos que você deve seguir para ter sucesso em seu marketing digital utilizando uma newsletter. 

1. Estabeleça seu objetivo

Antes de sair enviando e-mails de modo aleatório para todos os seus clientes é preciso ter em mente o que você deseja alcançar com isto. Portanto, estabelecer algumas metas é essencial para que você tenha um alvo a atingir com sua estratégia.

O que você deseja alcançar com esta estratégia, em especial? Otimizar sua captação de leads? Gerar tráfego para o seu blog ou site? Divulgar promoções de seus produtos? 

A partir do momento que você define onde você quer chegar, é possível direcionar o conteúdo com as estratégias cabíveis àquela meta. Sendo assim, você terá uma visão estabelecida para poder analisar os resultados posteriormente. 

2. Defina o seu conteúdo

Após ter metas e objetivos bem definidos, é importante estabelecer que tipo de conteúdo você irá produzir. Entre as diversas opções você pode escolher:

  • Artigos de um blog da sua rede;
  • Curiosidades sobre sua marca ou mercado de atuação;
  • Promoções de produtos;
  • Eventos, webinar, etc.

Tendo um foco de assunto, você poderá direcionar pessoas para produzir os conteúdos conforme suas áreas. Se for artigos, poderá designar a um jornalista ou redator de qualidade, se for anúncios, publicitários e profissionais de marketing, e etc. 

Lembre-se: produzir conteúdo para newsletter é ter algo de relevante para seu público. Portanto, invista em profissionais qualificados para agregar valor ao seu conteúdo e diferenciar sua rede dos concorrentes. Tenha um diferencial, ou será somente mais um a ser destinado ao lixo eletrônico. 

Isto inclui focar em todas as especificações: assunto, assinatura, imagens e etc. Você precisa chamar a atenção do seu leitor, ou seja, ter um conteúdo cativante e chamativo. 

Portanto, invista em um bom assunto. Diversas pesquisas apontam que bons assuntos afetam na taxa de abertura de e-mails. Se você tiver apenas a definição “newsletter” é provável que você seja rejeitado ou ignorado. Trabalhe com frases instigantes, utilize emojis, todas estratégias que despertem o desejo do leitor de ler seu conteúdo.

É importante fazer bom uso das Call To Action em seus conteúdos. Linkar para páginas estratégicas do seu negócio é fundamental para direcionar o leitor até o seu produto. 

Por fim, não foque apenas e vender através deste modelo de e-mail. Foque em agregar ao seu destinatário com bons conteúdos. Procure deixá-los educativos, que tragam algo novo. Assim, você aumentará sua possibilidade de cativar potenciais clientes. 

3. Defina a sua identidade

Uma das coisas mais importantes em uma newsletter é o seu layout e identidade visual. É importante definir a estrutura que utilizará para transmitir sua mensagem. Algumas coisas que você deve dedicar atenção:

  • Remetente: busque definir uma identidade. Humanize seu remetente, pois as pessoas preferem contato humano. Estreitando a relação entre você e seu cliente você estará aumentando a chance de retorno do seu conteúdo.
  • Fonte: defina fontes padrões, como arial, times new roman, calibri e etc. Quando você utiliza fontes comuns, aumenta a possibilidade de ser compatível com qualquer dispositivo, o que é importantíssimo. Falaremos disso logo mais. 
  • Tenha mais de uma alternativa: é importante proporcionar duas versões do seu corpo de e-mail. Produza uma versão trabalhada e HTML e uma com texto simples. Estas simplificadas servirão para servidores lentos e que têm algumas restrições. 

Como já mencionamos, é necessário otimizar seu e-mail para todos os dispositivos, principalmente mobile. Dados da HubSpot e CampaingMonitor apontam que 53% dos e-mails marketing recebidos são abertos em dispositivos móveis.

Portanto, simplifique seu layout. Otimize-o para que seja flexível nos celulares. Diminuir imagens de CTAs e imagens que deixam o carregamento do e-mail mais lento pode ser uma boa alternativa. 

4. Mantenha contato

Uma das estratégias do marketing de conteúdo é estreitar a relação com o cliente. Portanto, a comunicação não pode se tornar um monólogo, mas um diálogo. Eventualmente, seus clientes responderão seus e-mails, e você precisa estar preparado para isso. 

Esteja atento às respostas. Mostre ao seu consumidor que a opinião dele importa e que você realmente deseja estreitar esta relação. Com isso, você conseguirá manter a imagem da sua empresa perante seu público, demonstrando que você se interessa pelo que eles têm a dizer. Isso estabelecerá uma relação humana e fluída, agregando valor à sua imagem. 

5. Analise seus resultados

De nada adianta aplicar uma estratégia se você não tem noção de qual retorno está tendo. Portanto, é importantíssimo mensurar todo o feedback recebido através de dados, avaliações, mensagens respondidas e impacto em seu objetivo. 

Para analisar o impacto da sua newsletter em seu marketing, é necessário que estabeleça quais métricas você utilizará, por exemplo: taxa de abertura, taxa de entrega, taxa de cliques, números de descadastros. 

A partir dos resultados de suas avaliações é possível enxergar onde está acertando e o que precisa ser trabalhado para alcançar melhores resultados. Portanto, a partir disso, realize testes. Horário de envio, tamanho de imagens e CTAs, são alguns experimentos que podem ser feitos para analisar o que funcionará melhor. 

Este conteúdo foi eficiente? Pois saiba que esta é apenas uma das estratégias para otimizar o alcance da sua rede. Confira nosso guia completo de marketing digital para franquias e aumente o potencial da sua rede.

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