Franchising: confira algumas dicas sobre esse modelo de expansão

Como saber se minha empresa está preparada para se tornar uma rede franqueadora e se o franchising é realmente o melhor modelo de expansão? Confira algumas respostas para esta importante pergunta.

Franquear pode ser um dos métodos mais rentáveis para expandir um empreendimento. O franchising dá a possibilidade de levar para outras regiões todas as características adquiridas por um formato de negócio. É quando as pessoas gostam tanto do que sua empresa faz que acabam querendo ter uma loja como a sua.

Mas como saber se minha empresa está preparada para ser uma franqueadora e se este é realmente o melhor modelo de expansão? Essa é uma pergunta que todos os empresários devem se fazer antes de expandir.

Primeiro você tem que saber se é através do franchising que seu negócio vai se expandir. Como já falamos, franquias é um dos métodos. Porém, existem outros, como abrir uma filial, vender licenças do seu produto, unir-se com outras empresas através de redes de cooperação, fazer uma fusão ou aquisição, comércio eletrônico e outros. Então, estude bem esses meios para fazer a melhor escolha. Errar no processo de expansão pode ser fatal.

Após essa análise de franqueabilidade você evidenciou que o modelo de franquias é o melhor para sua empresa? Então agora é importante saber se seu negócio vai bem e se os seus serviços são bem aceitos no mercado. Fazer um estudo de viabilidade econômica e financeira e prever investimentos para estruturar o plano é uma ótima sugestão.

Lembre-se: não basta apenas validar e sair vendendo. É necessário tempo para montar processos, estruturar manuais, elaborar Circular de Oferta de Franquias (COF) dentre outras etapas importantes.

Modelo de Expansão: franchising

Um outro detalhe muito importante é saber para onde você quer expandir. Fazer uma boa escolha de local pode lhe ajudar muito a ir testando o modelo, além de encontrar formas confiáveis de abastecimento, mantendo a qualidade e logística do produto/serviço.

Imagine que você vendeu sua franquia para outro estado. Talvez fique mais difícil de saber como as coisas vão indo e se seu franqueado está seguindo o roteiro. Além disso, é necessário saber se existem fornecedores aptos e ágeis para atender a empresa.

Expandir para lugares mais próximos podem facilitar o início da franqueadora. Mapeie bem para não fazer escolhas erradas. Estar presente onde não tem demanda e onde os insumos se tornam mais caro não traz lucro.

Cuidados

Lembre-se que você está colocando em risco a nome da sua empresa no processo de expansão. Tudo precisa estar minimamente calculado, de forma que os riscos sejam mínimos.

Por isso, anote mais um item para deixar no seu radar: gerenciamento da rede de franqueados! São os franqueados que levam a marca do seu negócio para outros clientes, sendo que estes serão promotores ou detratores da sua marca.

Você precisa ter em mente que uma boa rede de franqueados não se constrói da noite para dia. É preciso tempo para que o relacionamento entre o franqueador e franqueado  se estreite e que os franqueados se sintam parte da rede. Isso facilita e ajuda muito o processo de troca de ideias e pode lhe ajudar no direcionamento da estratégia da rede. Um franqueado engajado vai lhe dar bons frutos.

Além disso, você pode procurar por mais informações com profissionais qualificados para ajudar na construção e ideação da sua rede de franquias. O Sebrae, por exemplo, possui ações voltadas para esse mercado.

Esse texto foi criado por Túlio Josué Pinheiro dos Santos, coordenador do Programa Franquias do Sebrae/RS.

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