MMartan: tradição e exclusividade no mercado de cama, mesa e banho

Confira qual o investimento necessário para se tornar franqueado da MMartan, uma das principais empresas brasileiras do setor de cama, mesa e banho, e aproveite para conhecer um pouco da história da marca.

Neste texto você lerá sobre:

  • História da MMartan
  • Informações sobre a franquia
  • Diferenciais da empresa e oportunidades do mercado

O que é preciso para que um pequeno negócio e familiar torne-se um dos maiores expoentes de um setor do mercado em âmbito nacional? São muitos os fatores que levam uma empresa ao sucesso. Boas escolhas estratégias, esforço e organização são características que auxiliam os gestores na busca por espaço. 

No final das contas, as empresas que se destacam são aquelas que oferecem produtos inovadores, exclusivos e de qualidade. É tarefa do empreendedor encontrar os meios para que a proposta da marca seja constantemente aprimorada.

Durante seus mais de trinta anos de atividade no mercado brasileiro, a MMartan mostrou-se um exemplo perfeito de evolução. Os artigos, que no início eram encomendados e enviados por correio aos consumidores, hoje são vendidos em lojas amplas e modernas, que comportam os mais variados estilos. 

Mas, foram necessárias duas décadas para que a empresa optasse pelo franchising como estratégia de expansão.

Qual foi a trajetória da MMartan até ser considerada uma das mais tradicionais redes brasileiras de cama, mesa e banho? Quais são os diferenciais da marca em relação à concorrência?

História da MMartan

  • Ano de 1985. Marilena Rossini, criadora da MMartan, percebeu que o mercado de cama, mesa e banho poderia ser melhor explorado no Brasil. Com o objetivo de vender produtos de qualidade a preços acessíveis, inaugurou seu negócio com a ajuda das filhas.
  • A empresa começou suas atividades realizando vendas principalmente por meio do telefone. Os produtos eram encomendados pelos clientes e enviados pelo correio. 
  • Com o passar do tempo, o alcance do negócio foi aumentando. Os consumidores começaram a visitar o endereço do escritório, que não possuía estrutura para comportar uma loja. Devido a demanda crescente, foi aberta a primeira unidade da marca, em São Paulo.
  • A MMartan cresceu consideravelmente durante os anos 90. Marilena Rossini investia em publicidade televisiva e era o rosto da empresa nas campanhas de marketing que iam ao ar. Isso trouxe um caráter de pessoalidade à marca.
  • Ao ano de 2002, a MMartan tinha 29 lojas em funcionamento em seis estados brasileiros. A empresa chegou a inaugurar uma filial em Miami, nos Estados Unidos, mas a tentativa foi frustrada. 
  • Em 2003, o sistema de franchising foi finalmente escolhido como estratégia de expansão para novas regiões. Concomitantemente, a MMartan comprou a Casa Moysés, e passou a adotar um estilo mais sofisticado.
  • A expansão através de franquias e o reposicionamento de marca foram cruciais para a afirmação da MMartan no mercado brasileiro. Com modernidade, qualidade e exclusividade na produção de artigos de cama, mesa e banho, a empresa atende os públicos das classes A e B.
  • Desde 2009, faz parte do grupo Springs Global, que pretende impulsionar o crescimento da empresa para fora do país. 

Informações sobre a MMartan

A primeira franquia da MMartan foi inaugurada em 2004. Hoje, já são mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil. O sucesso é resultado da escolha estratégica de pontos comerciais nas capitais do país e, claro, do trabalho eficiente da franqueadora

Investidores têm todo o suporte e o know-how necessários para gerirem suas unidades com segurança. Não é à toa que a empresa recebeu o Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF) nove vezes.

As lojas não possuem um tamanho padrão. A área varia de 70 a 110 m². Geralmente, são instaladas em shoppings ou grandes centros comerciais. Interessados em investir em uma franquia da marca devem desembolsar um valor relativamente alto: de R$385 mil a R$615 mil. Porém, o faturamento médio mensal compensa, podendo chegar até R$150 mil.

  • Instalação: a partir de R$ 245 mil
  • Taxa de Franquia: R$ 50 mil
  • Capital de giro: R$ 90 mil
  • Faturamento Médio Mensal: R$ 140 mil
  • Retorno do Investimento: de 24 a 36 meses
  • Royalties: 20%

Os dados em questão foram retirados do site da ABF. Acesse o link para mais informações sobre investimentos. Para entrar em contato com a empresa, vá direto à página oficial da MMartan. Lá, você pode deixar seu contato.

Diferenciais da MMartan e oportunidades do mercado

Investir em uma marca de peso como a MMartan é sempre uma boa escolha, mas o que faz a empresa ser diferente das outras? Quais as oportunidades que esse mercado pode oferecer para novos investidores?

1) Exclusividade: atraente para público-alvo

É preciso considerar que os consumidores da MMartan são provenientes das classes A e B. Suas preocupações em seguir tendências de decoração e em personalizar ambientes é minuciosa. Clientes, muitas vezes, buscam por designs parecidos com os que encontraram em seus sites ou programas de TV preferidos. 

A proposta da MMartan é criar peças únicas. Os elementos utilizados para a composição dos artigos de cama, mesa e banho são reunidos em combinações que raramente são repetidas. Isso, somado à qualidade das matérias-primas e ao estudo de novas referências, agrega valor à oferta da marca.

Vale destacar que os produtos da empresa são produzidos em seu próprio parque fabril, em Vinhedo/SP.  São de venda exclusiva das lojas MMartan.

2) Versatilidade: catálogo amplo para diversos perfis

Com o passar dos anos, o mix de produtos da MMartan foi se tornando cada vez mais abrangente. Afinal, pensar em cama, mesa e banho é ir além de cobertores e toalhas. A empresa também criou sua própria linha de aromatizadores, sabonetes, entre outros itens de uso doméstico para cuidados pessoais. 

O que é mais interessante, entretanto, é a versatilidade dos estilos desenvolvidos pela marca. Os designs dos produtos retiram inspiração das mais diversas vertentes artísticas, clássicas e contemporâneas. Logo, o catálogo agrada vários perfis e comporta a estética dos mais diferentes ambientes. Das peças mais arrojadas, àquelas mais clean e minimalistas, a diversidade da loja é grande. Se quiser dar uma olhada, acesse o próprio site da empresa – que inclusive conta com e-commerce.

Esse é um sinal de que a MMartan se preocupa em estar a par do que está na moda e do que combina com o gosto dos brasileiros. O catálogo da rede é fruto de pesquisas e da expertise de funcionários qualificados. Quem se beneficia com isso são os franqueados, que constantemente recebem novas coleções e peças, as quais estão sempre de acordo com o que está bombando no mercado.

3) Demanda: mercado imobiliário em crescimento 

Não há melhor oportunidade de mercado do que surfar em um segmento que está em um bom momento econômico. Lojas de cama, mesa e banho estão se dando bem devido ao crescimento do mercado imobiliário durante o ano de 2019. 

Em comparação ao segundo semestre do ano passado, houve um aumento de 16% na venda dos imóveis. Com isso, mais consumidores surgem em busca de artigos para decorar suas casas e apartamentos. 

Por ser uma empresa direcionada ao consumidor com poder de compra e também por dispor de um variado mix de produtos, a MMartan alcança diretamente aqueles que estão investindo em qualquer tipo de imóvel. Essa é uma grande oportunidade para investidores e uma animadora perspectiva para a rede. Podemos esperar pela inauguração de mais unidades nos próximos meses.

Considerações finais

Ótimo o case, não? A MMartan é um bom exemplo de empreendedorismo para pequenos gestores que estão pensando em franquear. Grandes aprendizados podem ser extraídos da história da marca: a preocupação em desenvolver produtos ímpares; a visão de ter que reposicionar a presença da empresa no mercado em busca de algo mais válido e claro, a vontade de oferecer o que há de melhor para os clientes. 

Tudo isso é mérito do conhecimento e da humildade dos gestores, que buscam pelo constante crescimento profissional e que acreditam na proposta do negócio. Se a MMartan começou funcionando por telefone e hoje é uma das maiores redes do país, todo empreendimento com potencial pode dar certo.

Para que isso aconteça, porém, é fundamental que haja preparo. Uma das maneiras de desenvolver aptidões é estudando e acompanhando o que acontece no mercado. No blog da Central do Franqueado, atualizamos você com conteúdos a respeito do franchising. Tendências, dicas de gestão, outros cases de sucesso: esses e outros temas são abordados no espaço. Aproveite e continue navegando! Boa leitura.

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