4Ps do Mix de Marketing: gestão e comunicação estratégica

As formas de se pensar marketing evoluem com as tend√™ncias do mercado. Uma das maneiras mais tradicionais, no entanto, ainda sintetiza as bases da elabora√ß√£o de estrat√©gias para qualquer empresa. Confira o nosso conte√ļdo e descubra como o Mix de Marketing (4Ps do Marketing) pode ser aplicado em redes de franchising.

 

Neste conte√ļdo sobre Mix de Marketing voc√™ vai conferir:

O que s√£o os 4Ps do Mix de Marketing?

 

O Mix de Marketing √© um conjunto de t√©cnicas utilizadas para gerar desejo de compra no p√ļblico.¬†A teoria √© fundamentada nos quatro pilares fundamentais do marketing, conhecidos como os 4Ps do Marketing – produtos, pre√ßo, promo√ß√£o e pra√ßa.

De uma forma simples e resumida, o objetivo do marketing pode ser definido como o ato de “colocar o¬†produto certo,¬†no local certo, pelo¬†pre√ßo certo, no momento certo”. Para isso, as¬†estrat√©gias podem ser controladas e adaptadas ao perfil do neg√≥cio, influenciando a procura por um determinado produto.

Como surgiu o Mix de Marketing 4Ps?

Até a década de 1950, a produção era considerada a fase mais importante do consumo. O marketing, portanto, era direcionado para o produto e não para o consumidor específico. A empresa criava uma solução em forma de mercadoria e a oferecia no mercado para quem pudesse se interessar.

Em 1960, o professor norteamericano Jerome McCarthy lança o livro Basic Marketing: a managerial aproach (Marketing Básico: uma abordagem gerencial, em tradução livre). A obra traz a definição de Mix de Marketing, teoria que rompeu com a abordagem funcional vigente à época.

O conceito estabelece aqueles que se tornariam os principais problemas a serem enfrentados pelos gerentes de marketing nas décadas seguintes, os 4Ps do Marketing.

Quais s√£o os 4Ps do Mix de Marketing?

Conforme mencionamos no in√≠cio deste conte√ļdo, o Mix de Marketing se divide em quatro pilares, conhecidos como: Produtos, Pre√ßo, Pra√ßa e Promo√ß√£o. Abaixo, preparamos algumas dicas para ajudar voc√™ a defini-los e melhorar ainda mais o desempenho de sua rede de franquias. Confira!

1) Produtos

Antes de iniciarmos a explicação, é importante deixar claro que o produto em questão também pode ser um serviço ou até mesmo um conceito. Feitas as devidas ressalvas, voltemos ao texto.

O produto é primeiro pilar do Mix de Marketing. Para que ele seja bem aceito pelo mercado, é necessário deixar claro o valor que ele entrega para o consumidor.

Importante ressaltar que, para ter um produto com alto valor agregado, não basta utilizar os melhores recursos, tecnologias e conhecimentos. Além da qualidade, é preciso que ele satisfaça uma necessidade existente.

Quando voc√™ define as caracter√≠sticas do produto, fica mais f√°cil elaborar estrat√©gias atrativas e direcionadas para o p√ļblico certo.

Para começar, você pode se fazer os seguintes questionamentos:

  • Quais produtos minha empresa pretende oferecer ao mercado?
  • Quais os recursos e benef√≠cios deste produto?
  • O que faz o meu produto diferente dos demais existentes no mercado?
  • Quais outros produtos podem ser derivados do original?
  • Como o consumidor ir√° utiliz√°-lo?
  • O que o consumidor deseja obter com esse produto?
  • Quais os recursos que o produto precisa ter para atender as demandas do mercado?

2) Preço

Al√©m de garantir o aumento da lucratividade, o pre√ßo √© respons√°vel por moldar a percep√ß√£o do p√ļblico alvo em rela√ß√£o √† marca. Portanto, ao fixar um pre√ßo para seus produtos, voc√™ deve cobrar um valor lucrativo, mas tamb√©m condizente com a situa√ß√£o do mercado.

Preços abaixo do mercado podem dar a impressão de que o produto não possui qualidade. Em contrapartida, preços muito acima da média sem um posicionamento adequado tendem a ocasionar um baixo volume de vendas.

Ao estabelecer o preço de um produto, você deve levar em consideração o seu valor agregado. Neste momento, algumas perguntas precisam ser respondidas:

  • Qual o custo de produ√ß√£o ou operacionaliza√ß√£o do produto?
  • Qual o valor percebido deste produto?
  • Uma pequena diminui√ß√£o do pre√ßo pode significar um aumento nas vendas?
  • O pre√ßo atual √© competitivo quando comparado aos concorrentes?

3) Praça

 

O terceiro pilar do Mix de Marketing diz respeito aos caminhos por meio dos quais o consumidor chega até o seu produto. Para defini-lo, você precisa pensar nos seus canais de distribuição.

Estabelecer canais vai além de decidir o ambiente de operação da franquia. Antes de tudo, você precisa conhecer o perfil dos seus clientes. Eles costumam comprar produtos oferecidos por meio de rede sociais e e-commerces, ou ficam restritos a lojas físicas?

Depois, você deve se perguntar o que deve ser feito logisticamente para atender essa demanda. Tenha em mente a resposta para estas perguntas:

  • Onde o p√ļblico alvo costuma procurar produtos similares aos que eu ofere√ßo?
  • O que eu posso fazer de diferente em termos de distribui√ß√£o de produtos?
  • Eu irei precisar de uma equipe de vendas para alcan√ßar meus clientes em cada um destes canais?

4) Promoção

O ‚ÄúP‚ÄĚ de promo√ß√£o √© constantemente confundido com o conceito de marketing em si. No entanto, ele √© apenas uma parte do Mix de Marketing, que inclui esfor√ßos para promover neg√≥cios, marcas, produtos ou servi√ßos.

A promoção tem o objetivo de atrair os clientes certos a fim de realizar vendas e também de aumentar o reconhecimento da marca. A promoção pode ser composta por diversos elementos, tais como:

  • Propaganda: forma paga de promo√ß√£o de produtos, realizada tanto em m√≠dias offs como em onlines;
  • Publicidade: exposi√ß√£o da marca sem o uso de recursos financeiros. Pode ocorrer por meio de press releases, eventos, patroc√≠nios;
  • Vendas: contato direto;
  • Promo√ß√Ķes de venda: ferramentas como cupons de descontos, amostras e concursos para incentivar as vendas;
  • Rela√ß√Ķes P√ļblicas: gerenciamento da comunica√ß√£o corporativa junto aos p√ļblicos de interesse;
  • Marketing direto: esfor√ßos direcionados especificamente para um p√ļblico que j√° tem interesse no produto. A comunica√ß√£o via mail marketing e mala direta s√£o uns dos exemplos;
  • Boca a boca: indica√ß√£o de um cliente satisfeito para outras pessoas do seu c√≠rculo social;

Características do Mix de Marketing 4Ps

  • Vari√°veis ‚Äč‚Äčinterdependentes

O mix de marketing √© composto por quatro vari√°veis ‚Äč‚Äč√ļnicas, os 4ps. Eles ‚Äč‚Äčs√£o interdependentes e precisam ser planejadas em conjunto para garantir que os planos de a√ß√£o das quatro sejam complementares e alinhados.

  • Ajude a alcan√ßar metas de marketing

Através do uso desse conjunto de variáveis, a empresa pode atingir suas metas de marketing, como vendas, lucros, retenção e satisfação de clientes.

  • Conceito flex√≠vel

O mix de marketing √© um conceito fluido e flex√≠vel. O foco em qualquer vari√°vel pode ser aumentado ou diminu√≠do em virtude das condi√ß√Ķes exclusivas de marketing e dos requisitos do cliente.

  • Monitoramento constante

√Č fundamental acompanhar as tend√™ncias da empresa e do mercado. Desta forma, √© poss√≠vel garantir que os elementos do Mix de Marketing permane√ßam relevantes e atualizados.

  • Papel do Gerente de Marketing

Para executar o planejamento de marketing de uma forma adequada, é importante que sua empresa contrate um gerente de marketing. Esse profissional será o responsável por alcançar os resultados desejados através dos seus conhecimentos.

  • Cliente como foco principal

Uma caracter√≠stica fundamental do Mix de Marketing √© que o consumidor sempre deve ser considerado o ponto principal do planejamento. O valor do produto √© determinado pela percep√ß√£o do p√ļblico. O objetivo de toda empresa √© que os clientes sintam-se satisfeitos e se tornem fiel √† marca.

Dos 4Ps aos 4Cs: a evolução do Mix de Marketing

 

Criado em meados dos anos 1990, por Robert Lauterborn, o modelo 4Cs surgiu como um aperfeiçoamento da estratégia dos 4Ps do Marketing, de McCarthy.

Enquanto a teoria dos 4Ps era utilizada quase que exclusivamente para fazer com que o consumidor criasse desejo sobre um determinado produto, a principal característica dos 4Cs é o fato de sua abordagem focar principalmente no entendimento das necessidades dos potenciais clientes..

Entenda quais s√£o os 4Cs e confira de que forma eles podem contribuir para o sucesso de sua rede de franchising!

1) Clientes

O primeiro ‚ÄúC‚ÄĚ diz respeito √†s necessidades e aos desejos do consumidor. Ele estabelece que a empresa precisa vender produto que atenda exatamente √†quilo que o consumidor precisa. Ou seja, ela n√£o pode desenvolver uma solu√ß√£o e, somente depois, tentar vender ela para o mercado. Essa √© a grande diferen√ßa entre o P de produto e o C de cliente.

Primeiro, é preciso estudar o consumidor e entender de que forma ajudá-lo. Em um segundo momento, a solução deve ser desenvolvida. Somente após estes passos que irá ocorrer a venda do produto.

2) Custos

Enquanto o pre√ßo compreende apenas uma parte do valor empreendido para satisfazer a necessidade do consumidor, o custo leva em conta diversos outros fatores. Entre eles, pode-se destacar o “custo temporal” necess√°rio para adquirir o produto, o “custo da consci√™ncia” pelo ato de compr√°-lo, e at√© mesmo o “custo da culpa”, por abrir m√£o de outras tarefas.

3) Convencional

Por trazer uma abordagem voltada ao cliente, implica que o produto deve estar disponível para os consumidores em diversos pontos de distribuição.

Um exemplo de conveniência, é a opção de compra de livros digitais. Assim que o pagamento é aprovado, você tem acesso imediato ao produto. Desta forma, não precisa esperar dias para a encomenda chegar à sua casa. Tampouco tem que se deslocar até uma livraria física para adquirir o produto.

4) Comunicação

Chave do marketing de qualquer rede de franquias e elemento sem o qual os 4Cs não teriam nenhuma eficácia, a comunicação tem natureza cooperativa e exige a interação entre comprador e vendedor, indo além além da promoção, usada unicamente para influenciar e persuadir para a compra.

Os 4Cs podem se tornar muito vantajosos na hora de estabelecer uma estratégia de marketing para sua rede de franquias. No entanto, você não pode se esquecer de colocar o consumidor em primeiro lugar.

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