Entenda a importância da Missão, Visão e Valores de sua rede

“Afinal, o que é missão? A missão de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.  A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.”

O que você verá neste conteúdo?

O que é Missão, Visão e Valores?

O tripé missão, visão e valores de uma empresa são conceitos fundamentais para criação, organização e desenvolvimento empresarial. A partir de sua definição, é possível fazer o planejamento estratégico, direcionar os funcionários e criar laços com os clientes.

O propósito empresarial é criado a partir do planejamento estratégico de seu surgimento e irá definir seus próximos passos. Exercendo direta influência de suas escolhas na sociedade. É comum que empresários não saibam identificar a diferença entre essas três definições, mas ela é necessária para indicar os passos da empresa no mercado.

Missão de uma empresa 

Segundo especialistas uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto. Mas sim pela sua missão, criada pela sua razão de existir. É a partir desse conceito que os funcionários ganham direção, foco, significado e realização na empresa.  

Quanto maior sua realização, mais ela está explícita e consciente, mais independência e coletividade são conquistadas internamente. Toda empresa tem uma estratégia do negócio que serve de suporte para que possa colocar em prática sua missão. Perguntas que podem ajudar a identificar isso são:

      • o que a empresa deve fazer?
      • para que ela deve fazer?
      • para quem ela deve fazer
      • onde ela deve fazer?

Ela serve para identificar a empresa, como uma carteira de identidade. E, como o documento, é necessário atualizar foto e outras informações, para não ficarem obsoletas. A empresa deve rever seus conceitos e se adequar às mudanças do mercado e da sociedade, para oxigenar sua marca e equipe. 

Inclusive, os funcionários devem ser questionados periodicamente, para que seja avaliada a compreensão que têm sobre a empresa. Pode haver rejeições e sugestões, que são muito importantes para avaliar a capacidade transformadora e condicionadora dessa missão. Se a empresa não cumpre com o que definiu como missão, terá sua reputação e credibilidade posta à prova.

Visão de uma empresa 

Muita gente confunde a visão da empresa com sua missão, mas além de serem diferentes em definição, precisam ser complementares para o sucesso da organização. A visão é a forma como a empresa caminha, seu direcionamento e trajetória. É a imagem do futuro que se deseja alcançar, através da missão, do foco e do trabalho. 

Ela tem um objetivo genérico de como ela deseja se ver no à frente, mas embora precise de coerência, não deve ser confundida com objetivos e metas organizacionais. A visão pensa na empresa como um todo, sem se fixar a apenas um tema específico.

Ela é o motivador de todas as ações e projetos criados, independentemente do setor, cujo planejamento permite uma projeção de como poderá ser o futuro. Uma autoimagem criada para que todos possam buscar sua concretização.

A visão é o primeiro passo dado nas estratégias da empresa. E ela vem acompanhada de uma série de perguntas, que devem ser respondidas para auxiliar na objetivação dessa visão. Perguntas que podem ser feitas para montar a visão da sua empresa são:

      • como a organização se vê a longo prazo?
      • onde a organização pretende estar, quem atender e que tipo de produto oferecer?
      • como a organização deseja ser vista pelos seus clientes?
      • essa visão é possível de ser alcançada?

Seu conceito é claro, curto e objetivo: abranger toda a organização, ter fácil assimilação para qualquer pessoa e ser desafiadora e mobilizadora, além de apresentar um propósito nobre, ético, inspirador e de valor.

São as lideranças da empresa que precisam compreender com precisão sobre essa visão, para que possam repassar para seus liderados. Dessa forma, a comunicação fica transparente e todos podem auxiliar para que essa visão seja definida e posta em prática.

Valores de uma empresa

O terceiro conceito de uma empresa é complementar a missão e visão, tornando assim a identificação da organização completa. Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para seus objetivos.

É a filosofia, as atitudes e as crenças que compõem um conjunto de regras para os funcionários. Que, assim, eles devem cumprir em prol de resultados positivos, o que também é definido como ética.

Diferente de objetivos, que são as metas a serem cumpridas, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão “oferecer alimentos saudáveis”, como visão “para ser reconhecida pela qualidade de seus serviços” e ter como valor “cuidando da qualidade de vida da sociedade e prezando pela sustentabilidade”.

É a partir desses valores que os funcionários entendem normas de conduta, como ser proativo, ajudar ao colega, informar bem o cliente, ter higiene, respeitar o ambiente de trabalho etc. A liderança define os valores da empresa através de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas, qual o comportamento adequado de seus funcionários e como ela pode ajudar a sociedade. 

Por que a Missão, Visão e Valores são importantes em uma rede?

Você já sabe que a missão e a visão de uma empresa são parte essencial de sua concepção e identidade. Se olharmos com atenção, veremos que esses conceitos articulam todo o desenvolvimento e funcionamento de uma organização.

Isso porque esses elementos, juntos, formam o núcleo das empresas, já que a partir deles surgem as estratégias, ações, planejamentos e muito mais. Além disso, definir e disseminar a missão e a visão de uma empresa permite projetar profissionalismo, organização e responsabilidade. O que atrai fornecedores, colaboradores, potenciais aliados estratégicos e, é claro, clientes.

Por esse motivo, muitas empresas se preocupam em divulgar esses elementos por meio de seu site, redes sociais e inclusive dentro de seus escritórios ou sedes físicas. Também é importante promover esses conceitos dentro da equipe para gerar um sentimento de pertencimento e identificação, o que se traduz em trabalhadores motivados, alegres e otimistas.

Como aplicar a Missão, Visão e Valores em uma rede?

Não se pode definir a missão, a visão e os valores de sua empresa só como uma forma de passar credibilidade ao público e ao seu site por exemplo, sem seguir a risca esses preceitos no dia a dia organizacional.

Para que isso ocorra, é absolutamente necessário que os principais líderes de sua empresa implementem esta cultura em cada funcionário, deixando claro todos estes princípios e monitorando as ações realizadas por eles todos os dias. Além de possuir conhecimento a respeito destes aspectos.

É importante que os seus colaboradores entendam de fato a importância da missão, visão e valores para o crescimento organizacional e o quanto eles de fato tornam a sua marca um diferencial no mercado em relação ao seu modo de operar, padrões comportamentais e perspectivas de futuro.

Estes três conceitos devem essencialmente orientar todas as tomadas de decisões da empresa, sejam elas em relação a atendimento ao cliente, elaboração de novas estratégias de marketing, lançamentos de novos produtos, dentre outras. Todos estes processos devem ser elaborados totalmente de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

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Resumo

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