O que é mindset? Descubra sua definição e como ele pode ajudar uma franquia

Nem todo mundo vê as coisas da mesma forma, o que pode ser uma pedra no caminho de alguém, pode ser uma forma de incentivo para outra.  Para te ajudar a ver as situações com bons olhos, hoje vamos te explicar sobre mindset.

Você vai encontrar neste conteúdo:

O que é mindset, seu conceito e função?

Para melhor entendimento do que é mindset é preciso saber sua tradução, que significa algo como “configuração da mente”. Com esse conhecimento, se torna mais simples para entender que o mindset é uma forma de compreender a mente humana, baseada em como um indivíduo enxerga sua realidade.

Esse conceito surgiu da pesquisa de Carol S. Dweck, que por meio de um estudo conseguiu confirmar que é possível uma pessoa mudar toda a sua vida, baseada apenas no modo que vê sua realidade.  Segundo Carol, todos os fatores se baseiam e acontecem por conta de uma perspectiva, podendo ela ser boa ou ruim, variando de cada um.

Então, se o mindset de uma alguém sempre enxerga o lado positivo das coisas, ela terá um pensamento benéfico a mais das situações a sua volta. Deste modo, suas ações normalmente serão tomadas pensando em como se aproveitar tudo. 

Enquanto um mindset de uma pessoa que enxerga as coisas com negatividade, vai afetar diretamente nas decisões dela, a ponto de trazer problemas. 

Vejamos um exemplo: Uma pessoa que está procurando um emprego a meses recebe a proposta de ser gerente de expansão de uma franquia em outra cidade. Uma pessoa com mindset positivo logo vai pensar nas vantagens, como, “finalmente consegui um emprego”, “vou poder conhecer um novo lugar” ou “‘terei novas experiências em outra cidade”.

Já no caso de uma pessoa com um mindset negativo, ela logo irá pensar, “e se tudo der errado nessa nova cidade?”, “caso aconteça uma crise, o que irá acontecer com meu emprego?” ou “acho melhor não investir nessa proposta”.

Acredito que agora ficou mais fácil para você compreender o mindset. Ele basicamente é a forma como cada pessoa analisa o seu redor. No exemplo, ambas as pessoas estão vivendo a mesma situação, mas, cada um buscou interpretar a oportunidade de trabalhar em uma franquia de uma forma singular.

Conheça os tipos de mindset

Assim como você pode ver no exemplo, existem variáveis em como cada pessoa pode analisar uma situação. Por isso, não é de se surpreender que exista mais de um tipo de mindset, e segundo os estudos de Carol S. Dweck, existem dois tipos, conheça eles:

Mindset fixo

O primeiro tipo de mindset é o fixo, que é constituído de um grupo de pessoas que possuem uma maneira sem muita variação de pensamento de enxergar a realidade em sua volta. Normalmente, eles se contentam em deixar as coisas da forma que estão, sendo vistos como aceitadores do que lhes é imposto.

Esses indivíduos, costumam acreditar que as coisas estão boas da maneira que estão. Um bom exemplo é um colaborador que não busca escalabilidade dentro da empresa em que atua. Para ele, o fato de receber seu salário e conseguir manter-se com ele, já está de bom tamanho. 

Grande parte desse grupo é formado por pessoas com medo de arriscar, inseguros, e que não possuem confiança em suas habilidades. Também encontram problemas e riscos em todas as situações possíveis. Além que, não acreditam na evolução ou que é possível dispor de novos conhecimentos, assim sendo, cada vez mais estagnados.

Mindset de crescimento

Já o outro tipo de mindset, o de crescimento, é formado por indivíduos com uma forma de pensar evolutiva. Diferente das pessoas do mindset fixo, esse grupo acredita nas suas habilidades e conhecimentos. 

A maior qualidade desse grupo é acreditar na transformação, por isso estão sempre em busca de adquirir novos talentos, indiferente da área. Além que, sempre tem uma visão otimista sobre as situações.

Para pertencentes deste nicho, pensamentos como “está ótimo assim, vamos deixar como está” ou “não preciso mudar de emprego, pois ele está me dando o necessário”, não existem. 

Por isso, são consideradas extremamente persistentes em seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Principalmente por não desistirem, aprenderem com seus erros, e tirar proveito de todas as situações.

Como melhorar seu mindset

Por mais que não exista uma forma, receita ou caminho para o sucesso, ter um bom mindset pode ajudar para alcançar o sucesso. Pois, existem alguns pontos que podem ser cruciais para obtenção de resultados proveitosos com o mindset. 

Pontos que, devem ser trabalhados em conjunto com o mindset, e assim, ocasionar em uma boa receita de sucesso. Veja alguns que podem ajudar:

  • Pensamento positivo: Antes vimos que a falta de pensamento positivo do mindset fixo pode fazer ele abrir mão de ótimas oportunidades. Por isso, é necessário sempre buscar espelhar-se no mindset de crescimento, e ver mais de uma possibilidade de alguma situação, assim gerando um pensamento positivo.
  • Tenha autoestima: É preciso de uma boa auto autoestima para confiar no seu potencial, não duvidar de suas capacidades e evitar sentir medos desnecessários.
  • Mantenha um equilíbrio: Saber manter um equilíbrio é essencial para obter bons resultados. É preciso conseguir equilibrar o que é proveitoso e o que é risco em uma oportunidade ou situação.

Utilizando ele na sua franquia

Agora que você já sabe como melhor seu mindset, é preciso saber como ele pode influenciar positivamente na sua franquia. Utilizando dele, você conseguirá inúmeros benefícios para o seu negócio. Esses que, podem auxiliar bastante no seu processo de expansão, busca por novos franqueados, lançamentos de produtos, entre outros itens.

Além de você conseguir analisar melhor as oportunidades quando elas chegarem, você também vai saber transformar problemas em vantagens. Isso tudo porque você vai estar preparado para todos os tipos de situações. 

Abaixo listamos algumas formas que você pode aplicar o mindset no seu negócio:

Busque inovar

Todos os itens de sucesso surgiram após uma nova ideia. Então, tente sempre mostrar o diferencial da sua franquia por meio de ideias e produtos inovadores no mercado. Por mais que seu negócio esteja em um momento de conforto, é sempre válido tentar algo novo e ficar surpreso com o que pode surgir de proveitoso.

Seja persistente

Assim como a inovação, a persistência pode trazer bons frutos para sua franquia. É importante sempre mostrar-se firme diante de situações como crises, índice de endividamento alto, entre outros problemas. Só assim, você vai conseguir contornar a situação e passar por cima dela. 

Motive sua equipe

Como você vai provavelmente vai ter uma boa forma de enxergar as situações a sua volta, busque deixar sua equipe sempre motivada.. Mostrar-se como um líder, que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, disponível para auxiliar e engajar o time. Isso pode ser um fator e tanto para alavancar a produtividade dentro de sua franquia.

Viu só? Não foi difícil compreender o que é mindset e suas vantagens. Agora que você tem esse conhecimento não demore para colocar ele em prática e aplique no seu negócio.

Leia também nosso conteúdo sobre máquina de vendas!

Resumo

💬 O que é mindset?

Mindset é um estudo que explica o modo como as pessoas enxergam as situações de sua vida. Por exemplo, uma situação de emprego em outra cidade pode ser vista por duas pessoas de modo diferente, se baseando pelo mindset de cada um.

2️⃣ Quais são os dois tipos de mindset?

Existem dois tipos de mindset:

Mindset fixo: Quando a pessoa enxerga as situações apenas de modo negativo e não busca mudar seu ponto de vista.

Mindset de crescimento: Quando as situações são vistas como oportunidades, e as pessoas buscam novos conhecimentos e experiências.

✅ Como melhorar o mindset da sua empresa?

É possível melhorar seu mindset e de seus colaboradores, sendo as melhores formas:

  • Manter um pensamento positivo;
  • Trabalhar a autoestima;
  • Tentando manter um equilíbrio.
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!