Como melhorar os resultados da sua rede estabelecendo metas de vendas

Para que uma rede de franquias cresça uniformemente, em todas as suas regiões de atuação, é preciso determinar metas de vendas paras as unidades. Assim, franqueados e colaboradores poderão trabalhar para obter o retorno esperado. Mas o que deve ser feito para que bons resultados sejam alcançados por todas as unidades da rede?

Metas de vendas

Durante o processo de expansão de uma rede, nenhum franqueador tem a garantia de que as novas unidades darão certo. Entretanto, é possível se certificar de que todas as medidas estão sendo tomadas para que a performance seja positiva.
Por mais que os gestores da marca tomem todas as providências para selecionar os franqueados “ideais”, as incertezas ainda existirão. Afinal de contas, caberá aos operadores das unidades e seus funcionários trabalharem com eficiência para atingir os objetivos.

Defenir metas de vendas a serem alcançadas pelas lojas é uma maneira de planejar o crescimento da rede. Vender, afinal de contas, é o objetivo de todo o empreendedor. Somente desta forma é possível obter o lucro esperado.

Mas para que isso efetivamente ocorra, é necessário trabalhar e bem. É preciso capacitar cada profissional. Mais eficiência individual resulta em uma maior produtividade em equipe. Um time engajado mantém o padrão de qualidade da rede. Assim, fica mais fácil atingir os objetivos estabelecidos.

Quais providências o franqueador e sua equipe podem tomar para que as metas de vendas sejam alcançadas? Incentivar o engajamento de todos pode ser a melhor opção, mas como fazer isso? Nesse texto, apresentaremos algumas dicas sobre como extrair bons resultados em toda uma rede de franquias. Alguns conceitos fundamentais são seguidos nesta lista, como:

  • trabalho em equipe;
  • capacitação dos profissionais envolvidos;
  • campanhas de incentivo.

Estes fatores são fundamentais para que a rede cresça de maneira uniforme e se solidifique nos mercados em que está inserida. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

1) Contar com uma boa equipe de vendas

O papel de uma equipe de vendas, no mercado de franquias, é diferente se comparado a outros formatos. Isso porque, no caso do franchising, suas responsabilidades englobam os resultados de unidades que estão inseridas em diferentes contextos, cada qual com suas características e diferentes colaboradores. Estes funcionários devem trabalhar para que todos os envolvidos tenham:

  • Capacidade de atendimento, acolhimento e convencimento dos clientes;
  • Conhecimento profundo da empresa e sua proposta;
  • Engajamento de tendências;
  • Compreensão do consumidor.

Em franquias que atuam no varejo, na maioria das vezes, o contato do consumidor é direto com atendente da loja. Por esse motivo, esse colaborador também deve estar preparado para se comunicar adequadamente e transmitir as informações necessárias de forma a obter a venda. Isso normalmente é conquistado por meio de capacitação e  incentivo aos funcionários.

A partir disso, são definidos os padrões de atendimento e as formas de se abordar todos os perfis de clientes, proporcionando experiências mais adequadas ao que eles buscam. Uma boa equipe de vendas sabe demonstrar os diferenciais da marca e suas respectivas vantagens.

2)  Capacitar os franqueados e colaboradores

A atuação da equipe de vendas depende da capacitação para o trabalho cotidiano na unidade. Afinal de contas, no dia a dia, os colaboradores deverão exercer suas funções por conta própria. Faz parte da estrutura de franchising cada unidade funcionar com certa autonomia. No entanto, todas elas devem respeitar os padrões da marca.

É para isso que existem os programas de treinamento, para que os novos franqueados adquiram o know-how necessário para gerir de forma correta suas lojas. Dessa formar, também poderão capacitar os seus colaboradores para que trabalhem com a qualidade exigida pela rede.

Durante a capacitação, é importante as aulas oferecidas ajudem a desenvolver a performance em situações reais de produção e vendas. Muitas redes de franquias proporcionam testes de simulação como uma forma de preparar os operadores para a rotina da franquia.

Dentre outras opções, o treinamento pode ser complementado com a contratação de consultores especializados na capacitação de vendedores. Apostar em consultoria é confiar na qualificação de profissionais que possuem experiência no mercado.

3) Campanhas de endomarketing

Para que a marca permaneça com força no mercado, é necessário manter a produtividade, a motivação e o lucro das lojas. Mas para isso, é fundamental que os gestores da rede tenham o cuidado de não deixar os franqueados e os seus respectivos colaboradores caírem na rotina, podendo reduzir a produtividade.

As campanhas de endomarketing, em uma rede de franquias, adquirem a função de renovar o ambiente de trabalho e engajar a equipe. Elas podem incentivar os profissionais a trabalharem com mais engajamento nas metas.

Estratégias com recompensas são bastante comuns em empresas que querem incentivar os funcionários a venderem mais. Elas não são dadas necessariamente em formato de comissão sob vendas. Você com certeza já viu plaquinhas de “Funcionário do Mês” pelos estabelecimentos que frequenta. Essa é uma das formas mais eficientes de melhorar o ânimo no ambiente de trabalho.

É válido pensar em alguma forma de bônus que serão dados aos vendedores que mais se mostram capazes e eficientes. Muitas outras formas de incentivo podem ser adotadas, cabe a você definir qual é a forma que tem a cara da sua empresa

Observações importantes:

  • Metas de vendas são delimitadas com base na situação em que a empresa se encontra. Para isso, é necessário analisar a lucratividade média das unidades e a eficiência do próprio trabalho da equipe de vendas e dos franqueados. Reuniões são essenciais para trocar feedbacks e alinhar novos objetivos em rede.
  • É indispensável contar com um canal de comunicação que possa conectar a franqueadora, a equipe de vendas e os franqueados. A relação profissional entre as partes, pautada no suporte mútuo, faz toda a diferença na produtividade da rede. Integrar uma plataforma online como a Central do Franqueado em uma rede de franquias facilita a prestação de auxílio quando necessário, algo fundamental para a manutenção das atividades a loja.

Quer ampliar os resultados da sua rede de franquias? Então pense a respeito dos tópicos que abordamos e não tenha receio em rever seus processos. Aproveite o nosso blog e confira assuntos relevantes que irão lhe ajudar com a gestão no franchising. Até a próxima!

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