Meritocracia: as vantagens obtidas com o esforço próprio em franquias

Obter alguma coisa com esforço próprio sem ajuda de algum fator, apesar de não ser fácil em alguns casos, não é impossível. E com o modelo de gestão baseado na meritocracia, sempre busca valorizar os esforços de seus funcionários.

O que você verá neste artigo:

O que é Meritocracia?

O termo meritocracia basicamente significa a obtenção de coisas através de esforço próprio. E no mundo dos negócios, mais precisamente em empresas, é um modelo de gestão

Desta forma, os profissionais com maiores capacidades e desenvolvimento serão valorizados. Sendo motivados através da sua aptidão na empresa.

Nessa metodologia, os funcionários ganham benefícios, como prêmios e promoções baseados em seu desenvolvimento dentro da empresa. Sendo assim, quanto mais dedicado o funcionário for, mais ele ele terá chances de crescimento e reconhecimento.

Cada empresa define sua melhor recompensa para o funcionário que cumpre com as metas. Sendo em alguns casos o benefício uma folga, aumento de salário, crescimento hierárquico ou até mesmo um extra.

Qual a relevância da Meritocracia?

O sistema de meritocracia, quando bem aplicado, auxilia a manter um nível alto de engajamento dos funcionários, com isso, gerando resultados para o negócio. Com isso, o desejo de bater metas, ocasiona na produtividade.

A importância desse modelo serve principalmente para revelar talentos existentes dentro da empresa. Analisando principalmente o esforços de um indivíduo para conseguir algo almejado. Também é possível com ele, perceber quem está realmente interessado com os objetivos da empresa.

Essa metodologia também ressalta que a avaliação é feita sem levar-se em conta questões pessoais e sociais. Fazendo a análise do funcionário apenas pelo seu desempenho produtivo na empresa.

O colaborador na maioria do tempo estará comprometido com seu desempenho e foco nas metas, o que é ótimo para a empresa. Deste modo, o capital humano, que são os funcionários estarão mais satisfeitos, sabendo que seu trabalho duro será recompensado.

Então cabe ao gestor manter o sistema bem produtivo e elaborado. Assim ocasionando em diversos fatores positivos para  instituição.

Como implantar a Meritocracia em uma empresa?

Por mais que seja um sistema bastante recomendado, a meritocracia também pode apresentar falhas, principalmente quando é má implementada dentro de uma empresa. Então para evitar prejudicar seus funcionários, é importante a tomada de alguns cuidados. Abaixo listamos algumas informações importantes para lhe auxiliar:

Faça uma análise do local

Para qualquer coisa a ser feita é sempre recomendado um bom estudo, e neste caso não seria diferente. É preciso perceber quais as oportunidades de crescimento que a empresa pode acarretar em seus funcionários. 

Esse é um dos passos mais essenciais para uma boa aplicação do sistema de meritocracia. Já que seu propósito é progredir e receber benefícios, é sempre necessário alguma promoção, se não, o esforço será em vão.

Escolha dos benefícios

Também perceber o que pode ser utilizado como recompensa para os funcionários que se destacarem. Podendo ser prêmios, promoções, aumento salarial, aumento de posição hierárquica na empresa, folgas, entre outros. Esse passo é essencial para uma boa aplicação da meritocracia.

É importante que as recompensas sejam de conhecimento de todos. Deste modo, irá incentivar toda a equipe.

Clareza dos objetivos

Esse é um ponto importante. Todos os objetivos devem ser claros. É preciso clareza para todos compreendem, caso não for, irá gerar desigualdade entre os funcionários.

Confie nos líderes

O papel do responsável pela avaliação é de grande relevância. Então é preciso confiar no mesmo, assim lhe proporcionando certo poder dentro da empresa.

Será ele quem irá analisar a performance dos colaboradores no dia a dia, observando ações, performance e produtividade. Sendo assim, é importante uma boa relação entre gerentes e diretores.

Cuidados com esse modelo

Por mais que a meritocracia possibilite produtividade, valorização dos empregados, engajamento e crescimento, ela ainda sim, possui alguns contras. 

Desta forma, É preciso cautela para ser gerenciado de modo que evita alguns de seus contras, já que ela pode causar individualismo e frustração entre os funcionários. Cabendo assim, aos gestores tomarem um cuidado para que tais situações não ocorram.

A Meritocracia no sistema de franquias

No franchising, o modelo de meritocracia se faz presente. O fato de inúmeras empresas oferecem benefícios conforme o cumprimento de metas, é um grande incentivo nesses casos.

Outro fator que pode ser agregado ao modelo, de modo que ocasione em um melhor desenvolvimento do mesmo, é um treinamento de equipe. Por ser comum em franquias, ele acaba deixando todos os funcionários cientes sobre a melhor maneira de obter crescimento dentro da empresa.

Gostou do assunto e pretender ler mais? Então leia nosso conteúdo sobre como evitar a procrastinação e manter-se produtivo no trabalho.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!