Confira as melhores práticas para fazer uma boa gestão de franquias

Conheça as melhores práticas em gestão de franquias e saiba como a tecnologia pode melhorar os processos da sua rede!

Desde 2014 o setor de franquias mantém um crescimento expressivo. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising e indicam que modelo é um bom investimento para quem deseja abrir o próprio negócio, aumentar as unidades da sua loja de franchising ou apostar em redes de outro segmento.

Muitos empresários têm dificuldades para fazer uma boa gestão de franquias. Isso decorre da inexperiência, da falta de planejamento, de falhas na gestão de pessoas ou na área financeira.

Para ter rentabilidade é preciso administrar com competência e contar com ferramentas tecnológicas que otimizem os processos. Neste artigo produzido pelo Tangerino você conhecerá alguns procedimentos para deixar sua gestão mais eficiente. Confira! 

Controle de ponto digital

Além da qualidade do serviço ou produto oferecido, o êxito de uma franquia também está associado à assiduidade e à pontualidade dos colaboradores.

Conforme determina o artigo 74 da CLT, todo estabelecimento com mais de 20 funcionários deve fazer o controle da jornada de trabalho. Talvez, se você for proprietário de uma microfranquia, o seu negócio não empregue essa quantidade de pessoas. Mas, sabia que mesmo assim o ponto digital é vantajoso?

Um software de controle de ponto é muito mais do que um recurso para cumprir as exigências trabalhistas. O registro correto dos horários de entrada, saída e intervalos facilita a gestão de horas extras, banco de horas e, consequentemente, o cálculo da folha de pagamento torna-se mais rápido e seguro. 

Um aplicativo de controle de ponto permite saber em tempo real quem está presente no local de trabalho, quem faltou ou está atrasado. Assim, se for necessário providenciar uma substituição, você poderá fazê-la de imediato.

O controle de ponto digital é uma tecnologia que favorece o entendimento da frequência e assiduidade dos colaboradores. A automação executa todos os cálculos corretamente e aumenta a confiabilidade tanto por parte do empregador quanto do funcionário. 

Controle de produtividade

A produtividade de uma franquia é um elemento necessário para executar as atividades da rotina.

O rendimento dos colaboradores é uma variável relevante dentro de qualquer empresa. Tratando-se da gestão de franquias, é ainda mais importante. Afinal, existe um padrão de atendimento e qualidade a ser seguido para promover a satisfação dos clientes.

Para alcançar o bom desempenho das pessoas que trabalham na sua unidade, você pode adotar a avaliação de desempenho como ferramenta de controle.

Geralmente essa avaliação é feita por uma consultoria especializada ou no modelo 360º. No primeiro caso, é feita uma análise da rotina na empresa para emitir o diagnóstico dos problemas encontrados. Já na segunda opção, um questionário é aplicado entre as pessoas que convivem com os avaliados a fim de identificar os pontos fortes e fracos.

Outra maneira efetiva de medir a produtividade nas unidades franqueadas é com o controle de ponto. Existem ferramentas inteligentes que permitem gerenciar o desempenho dos colaboradores por meio do check in e check out de atividades.

Funciona da seguinte da forma: ao iniciar uma tarefa, por exemplo, organizar a vitrine da loja, o colaborador da entrada na atividade cadastrada no aplicativo. Durante a montagem do espaço, o tempo será contabilizado e, ao finalizar, o sistema terá registrado a duração total da atividade.

O check in de atividades pode ser adotado para todas as tarefas do dia a dia. Dessa forma, basta extrair o relatório de atividades por ponto para saber quais foram os serviços realizados em cada dia e ter uma gestão de franquias propícia ao desenvolvimento do negócio.

Gestão do fluxo de caixa

Até mesmo as atividades mais árduas de uma franquia podem ser simplificadas com o uso da tecnologia. Como você deve saber, a organização financeira é fundamental para o planejamento e controle de qualquer negócio e, claro, com a gestão de franquias não seria diferente.

Além das despesas básicas, como aluguel do ponto comercial, água, luz e telefonia, os franqueados ainda têm que arcar com royalties, taxa de propaganda e outros gastos. 

O fluxo de caixa consiste no registro de todos os recebimentos (vendas), pagamentos (compras e despesas quitadas) e a previsão de receitas e despesas, que pode ser sintetizado em uma perspectiva diária, semanal ou mensal.

Elaborar o fluxo de caixa manualmente é bastante trabalhoso. Por isso, grande parte das franquias de sucesso contam com um software de gestão de fluxo de caixa e, dessa maneira, conseguem acompanhar a movimentação financeira em tempo real, antecipar decisões e evitar erros. Já pensou no quanto essa solução é benéfica para a gestão de franquias?

Gestão de estoque

Nenhum franqueado quer passar pela experiência de perder uma venda ou a oportunidade de realizar um serviço devido a falta de um produto que deveria estar em estoque, certo?

Para evitar situações desagradáveis como essa, em que o cliente fica insatisfeito e a rede de franquia deixa de faturar, é fundamental fazer uma rigorosa gestão de estoque.

Sem dúvidas, um sistema de gestão online contribuirá com o controle de estoque da sua franquia, evitando que produtos fiquem parados retendo dinheiro ou sejam mantidos em grande quantidade.

Plataforma de gestão de franquias

E se você pudesse centralizar várias demandas da sua franquia em uma única plataforma? Quem é dono de várias unidades no mercado de franquias conhece as dificuldades de suporte e relacionamento que surgem no cotidiano.

Essas questões podem ser solucionadas com a implementação de um software para franquias que opere tanto na web quanto no aplicativo mobile.

Com essa solução as redes de franquias ganham tempo ao otimizar tarefas, centralizar e automatizar a comunicação com franqueado, fazer pedidos ao fornecedor para reposição de estoque e contar com todos os recursos para manter a qualidade do seu negócio.

A gestão de franquias requer muita atenção ao empreendimento e também a jornada de trabalho dos colaboradores que farão com que o franchising funcione e traga bons resultados. O lado positivo é que você pode contar com a tecnologia para lhe ajudar nessa tarefa! 

Gostou do conteúdo? Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores registrem o ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet, e oferece diversas facilidades que transformam o seu RH em uma área realmente estratégica.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!