Como escolher o melhor plano de celular para franquias

Ainda que a utilização de aplicativos de troca de mensagem tenha se popularizado ao ponto de diminuir drasticamente o uso da telefonia convencional, ela ainda é fundamental dentro de qualquer negócio, principalmente aqueles que trabalham com vendas, como é o caso do franchising. Seja para atender ao pedido de um consumidor, seja para apresentar uma oportunidade de investimento a um possível franqueado, o telefone é essencial dentro de qualquer rede de franquias. Pensando nisso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo com algumas dicas sobre o assunto. Descubra o que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor plano de celular para franquias!

 

Neste conteúdo, nós iremos abordar os seguintes tópicos:

1) Melhor plano de celular para franquias: Pré-pago ou Pós-Pago?

Em relação a este tópico, não resta dúvida do que escolher. Como dissemos anteriormente, o franchising é um modelo de negócio que trabalha, sobretudo, com vendas.

Os principais segmentos do setor atuam no varejo, atendendo diretamente o consumidor final do produto oferecido ou serviço prestado. A rede, por sua vez, tem a responsabilidade da rede atrair novos empreendedores interessados em investir na rede de franquias.

Portanto, a nossa dica não poderia ser outra: escolha um plano pós-pago. Afinal de contas, seja franqueador ou franqueado, você irá realizar muitas chamadas telefônicas. Aliás, podemos ressaltar, inclusive, que elas serão uma espécie de termômetro para o sucesso do seu negócio.

Os planos pré-pagos só são indicados para empresas nas quais são feitas pouquíssimas chamadas. Por atuar no franchising, é de se imaginar que você não queira que o seu negócio faça parte deste grupo, não é mesmo?

Além do mais, os planos pós-pagos trazem consigo algumas outras vantagens:

  • O telefone está sempre disponível para fazer ligações;
  • Geralmente, possui maior disponibilidade de dados para acessar a internet
  • O preço por minuto da chamada costuma ser bem mais barato do que no pré-pago;
  • Você não corre o risco de ficar sem crédito em um momento de urgência.

Porém, para ter todas essas facilidades, é necessário tomar algumas precauções. Você deve estar atento ao pacote escolhido para não acabar pagando uma conta muito cara.

Mas não se preocupe! Existem alguns passos que você pode seguir na hora de definir qual o melhor plano de celular para sua franquia.

2) Perfil da Linha

O primeiro passo antes de escolher o melhor plano de celular para franquias é estabelecer como a linha será utilizada. Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas:

  • Minha rede de franquias é regional ou está espalhada por vários estados do país?
  • Eu terei que fazer ligações para franqueados e fornecedores utilizando DDD?
  • As chamadas internacionais serão frequentes ou esporádicas?
  • Eu preciso de um pacote de dados de internet no celular?

Além das perguntas citadas, é recomendado que você tenha uma estimativa da quantidade de ligações que serão realizadas para telefones de outras operadoras. Para isso, verifique os números da sua agenda e faça um levantamento dos seus principais contatos.

É fundamental que você fique atento a essa importante informação. Ela irá determinar a escolha do melhor plano, além de impactar fortemente no valor da conta.

3) Cobertura

Nos últimos anos, com o advento dos smartphones, a função de efetuar chamadas se tornou quase que secundária nos celulares. Mesmo realizando poucas ligações, é bem provável que você manuseie o seu telefone diversas vezes ao longo do dia, correto?

Porém, se na esfera pessoal, a possibilidade de efetuar chamadas é apenas mais uma funcionalidade existente no seu celular, no que diz respeito ao âmbito profissional, a qualidade nas ligações deve ser um fator decisivo na hora de escolher uma operadora.

Afinal de contas, de nada adianta você ter um plano de celular com um ótimo valor e diversas vantagens adicionais se a operadora não consegue entregar de forma eficaz o serviço básico oferecido.

Além do mais, no mundo do franchising, a perda de uma ligação pode significar a perda de um eventual investimento. De acordo com um estudo da Velocify, as conversões de leads são 391% maiores se você liga até um minuto após o pedido de contato.

Ou seja, se um franqueado em potencial tenta entrar em contato para conhecer mais sobre a rede de franquias mas não consegue devido à má qualidade no sinal do seu celular, e você não retorna a ligação imediatamente, a chance de você atraí-lo para o seu negócio cai drasticamente.

Portanto, não deixe de avaliar a  qualidade da cobertura na hora de analisar o melhor plano de celular para franquias.

4) Preço

Como mencionamos, o preço não deve ser o único fator avaliado na hora de escolher o melhor plano de celular para franquias. No entanto, ele obviamente não pode ser ignorado.

Atualmente, estima-se que cerca de 90% dos brasileiros estão pagando mais do que deveriam na conta de celular. Este índice é resultado da falta de avaliação de preços por parte dos consumidores de telefonia.

Só para se ter uma ideia, fazendo uma pesquisa rápida com o uso da ferramenta comprador melhor plano, é possível verificar a existência de serviços muito parecidos, na mesma região, com quase 60% de diferença na conta. Portanto, fique atento: com uma análise bem feita, é possível economizar e muito no final do mês.

Além da comparação entre os planos oferecidos, também é possível negociar valores com as operadoras e obter descontos ainda maiores.

5) Opinião dos clientes

Conferir a opinião de outros consumidores também é uma ótima forma de avaliar uma operadora. Todo o ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza uma pesquisa de satisfação com os usuários de telefonia. No levantamento, além da qualidade das ligações em si, são analisados os seguintes indicadores:

  •       Atendimento ao consumidor;
  •       Velocidade da internet;
  •       Qualidade do sinal;
  •       Disponibilidade da rede;
  •       Se a empresa entrega o que promete.

Na última pesquisa realizada, a Porto Seguro foi considerada a melhor operadora brasileira a atuar no pós-pago. A avaliação também estabeleceu um ranking para diversos outros quesitos.

Outras ferramentas de comunicação

Você já deve ter ouvido diversas vezes que franshising é sinônimo de padronização e alinhamento, não é mesmo? Isso significa que, para ter uma franquia de sucesso, você deve estabelecer canais de comunicação efetivos com seus franqueados.

Para lhe ajudar com essas e outras tarefas, o software de gestão da Central do Franqueado conta com diversas funcionalidades. Com ele, você pode reunir os contatos e trocar informações com seus franqueados em um só lugar, mantendo acessível o registro de todas as conversas.

A ferramenta também disponibiliza um módulo de compras, que permite que você cadastre e controle os fornecedores de toda a sua rede. Assim, a aquisição de insumos por parte dos franqueados ocorre de forma muito mais prática e segura.

Com um software como a Central do Franqueado, além de deixar mais fácil e simples a gestão de sua rede, você pode economizar muito na conta do seu celular. Ficou interessado? Então clique aqui.

E aí, gostou do conteúdo? Então confira nosso blog e fique por dentro de diversos outros conteúdos sobre o universo do franchising.

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