Descubra os melhores meios de comunicação para divulgar sua franquia!

Meios de comunicação são dispositivos que buscam auxiliar na comunicação entre pessoas. Desde o surgimento da carta até a internet, as mudanças que todos os meios de comunicação causaram na sociedade foram enormes, e por isso, desde sempre, são recomendados para o marketing de uma franquia. Descubra!

Você vai encontrar neste artigo:

Se existe uma pergunta que a cada dia que passa ganha uma nova resposta é: o que são meios de comunicação? Apesar de parecer um tanto sem sentido tal questionamento, é preciso entender que vivemos em uma era de mudanças rápidas, onde tudo possui um tempo de vida curto.

Para se ter noção, muitos meios de comunicação do ano passado, hoje já não existem, e talvez, alguns meios de comunicação atuais, no próximo ano podem ser esquecidos. Isso acontece por um motivo simples: um novo meio sempre vem para substituir outro.

Com o avanço das tecnologias, a busca por apresentar algo ainda moderno, com inovação, melhoramentos e tecnologia, se tornou corriqueira e mundial. Então, o marketing digital de qualquer empresa precisa estar consciente sobre tais mudanças, pois, só assim é possível comercializar o seu produto e obter sucesso. 

Um dos motivos para se estar sempre atualizado, é para saber organizar estratégias. Antes existiam apenas alguns itens para as pessoas buscarem informações, já hoje, são inúmeros. Ocasionando no espalhamento do público, sendo assim, seus clientes nunca vão estar totalmente em um único local.

Na busca de explicar alguns itens sobre meios de comunicação e como utilizar deles para divulgar sua rede de franquias, elaboramos esse conteúdo. Esperamos que te ajude. Boa leitura! 

O que são meios de comunicação?

Apesar de parecer uma pergunta de fácil entendimento, compreender o que são meios de comunicação se tornou algo complexo. De maneira resumida, podemos definir como meios de comunicação, dispositivos que buscam gerar uma comunicação entre pessoas. Atualmente eles são divididos em duas classificações, sendo:

  • Individuais: Telefone, notebook, cartas, etc;
  • Massa: Televisão, rádio, jornal e internet, que também são conhecidos por ser a mídia. 

É importante citar que ações como falar, desenhar e sinais são considerados formas de comunicar-se também, porém, estamos citando apenas as relacionadas a tecnologia. 

Dos meios de comunicação mais conhecidos, o primeiro foi a carta, seguido pelo rádio, telefone, televisão e por fim, a internet e seus produtos.  Por conta do avanço da tecnologia, a questão sobre meios de comunicação ficou complicada para se responder. 

Qual o impacto dos meios de comunicação na sociedade

Hoje, basicamente é quase impossível imaginar nossas vidas sem os meios de comunicação, principalmente se você for da geração y. Quase todo mundo está sempre conectado e comunicando. 

Um dos impactos mais positivos dessas tecnologias sobre a sociedade, é possibilitar a aproximação de indivíduos. Isso porque, para se comunicar com alguém de outro lado do mundo, não existem barreiras. Sendo esse, um ganho obtido graças à tecnologia.

Além que, a informação através dele se tornou algo abrangente e passou a ser mais consumida. Um dos fatores é a facilidade para acesso, principalmente pela televisão e rádio. 

Os meios de comunicação para marketing

Um dos ramos que mais enxergou oportunidades de crescimento com o avanço destas tecnologias foi o marketing. Profissionais desta área passaram a ver inúmeras novas formas para criar campanhas, elaborar novas estratégias, chamar clientes e vender seus produtos.

Mas, junto com a modernidade, veio junto novos desafios para divulgação. Como cada meio de comunicação é diferente, é preciso pensar em como disponibilizar uma informação diferente em cada plataforma.

Benefícios que os meios de comunicação oferecem para sua franquia

Assim como os meios de comunicação ajudam muito na melhora da vida da sociedade, eles também auxiliam empresas. Um dos itens importantes para isso, é que por meio dos avanços da tecnologia e surgimento das mídias, se tornou possível chamar atenção e garantir clientes. Sendo assim, um ponto interessante para vender seus serviços e produtos. Abaixo listamos três benefícios que os meios de comunicação possibilitam.

Aproximação

Não existem quase barreiras para se comunicar atualmente. Então, um dos grandes impactos causados por eles através dos anos, foi a quebra da limitação geográfica. 

Empresas podem se mostrar para clientes de qualquer lugar, e também se comunicar com eles. Assim como, também podem expandir sua franquia para outros locais e sempre ter conhecimento de como está a saúde financeira das unidades franqueadas. 

Obter informações de modo rápido

A facilidade para descobrir novidades ou obter respostas sobre dúvidas, também é um grande benefício. Seu negócio consegue estar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo, conseguindo assim, criar ideias para aplicar o quanto antes em sua franquia.

Caso seu cliente esteja curioso sobre algum produto, serviço ou queira ser um franqueado, ele pode simplesmente perguntar, que logo será respondido. A agilidade para resposta ajuda muito no seu processo de vendas e também expansão. 

Possibilita entretenimento 

Os meios de comunicação se firmaram como a melhor forma de gerar entretenimento para o público. Então, passaram a trazer esse benefício para franquias que utilizam deles. Sendo utilizados para chamar público para uma empresa! 

Meios de comunicação mais utilizados

Desde o surgimento das tecnologias mais simples, o rádio foi um dos meios de comunicação mais populares. Entretanto, perdeu o posto de popularidade para a televisão, que logo perdeu para o telefone e a internet. 

Todavia, todos continuam sendo utilizados e ainda figuram como boas alternativas para divulgação. Principalmente por atender públicos mais específicos. Veja alguns dos mais utilizados hoje em dia:

Internet

De todos os meios de comunicação, a internet é um dos mais queridos por todos os públicos. Crianças, jovens, adultos e idosos, não importa, a maioria das pessoas se conecta à internet em algum momento do dia. 

Rádio

Por muitos anos o rádio se perpetuou como um dos veículos mais utilizados pela população, principalmente pelo seu impacto. Mesmo que ele não possua nada visual, continua sendo um meio de comunicação bastante utilizado. Seu pico de uso normalmente é durante o momento em que as pessoas estão em trânsito.

Televisão

Um meio de comunicação que apesar do tempo ainda se mantém vivo, atualizado e bastante influente, é a televisão. Através dela, as pessoas buscam entretenimento e informação. Consequentemente tendo contato com publicidade e divulgação de produtos.

Como meios de comunicação podem ajudar sua franquia

Você provavelmente sabe que a comunicação em franquias é um fator extremamente importante. Entretanto, você sabe quais os pontos principais que ela pode auxiliar no sucesso da sua rede?

Meios de comunicação podem ser uma ótima ferramenta para garantir a melhora do suporte prestado pela sua rede de franquias. Isso porque, ao escolher um que consiga atender as demandas de seus franqueados, você consegue otimizar e garantir a qualidade de toda a rede.

Uma grande dica para melhorar o suporte, é utilizar de uma Central de Atendimento ao Franqueado. Através dela, é possível ter um meio de comunicação específico para entrar em contato com franqueados. 

Quais meios utilizar para comunicação em franquias

Agora, acredito que você já tenha um bom conhecimento sobre os meios de comunicação e como eles possuem poder e influência sobre o público. Então, deve estar se perguntando “qual o melhor meio de comunicação para divulgar minha franquia?”. Para te ajudar nisso, a Central do franqueado fez uma lista com 3 dicas. Veja! 

Redes sociais 

Não é surpresa as redes sociais serem uma indicação para você divulgar seu produto, não é mesmo? Pois, elas são uma das melhores alternativas para divulgar uma franquia. Fazer o marketing via Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros, ajuda a chamar e fidelizar clientes, aproximar empresa de seu público e fortalecer a marca. 

E-mail Marketing

Enviar conteúdos sobre sua franquia, como newsletters, ofertas, dicas e indicação de produtos por e-mail, é uma grande estratégia de divulgação. Tal ação se consolidou com eficácia como meio de comunicação, principalmente pelo público do e-mail ser fiel a ele, e também possibilitar a nutrição de leads. 

Motores de busca 

Quem não é visto não é lembrado, e isso vale para a empresas que não estão no motores de busca. Mas, para se estar presente é preciso ter um site e blog de qualidade, e aplicar as estratégias certas para ele crescer, como a SEO.

Conclusão

Como você viu, utilizar dos meios de comunicação para impulsionar sua franquia para o público é um diferencial e tanto. Sendo possível com ela, garantir o aumento das suas vendas, fortalecimento da marca, entre outros itens.

Um dos pontos que será beneficiado com esse marketing, é o interesse de investidores sobre a sua franquia. Acarretando positivamente a expansão da sua rede de franquias. 

Mas, caso esteja precisando uma ajuda com a gestão da sua rede de franquias ou processo de expansão, saiba que a Central do Franqueado pode te dar um suporte. Nós possuímos uma Plataforma com diversos módulos que irão otimizar a gestão da sua rede. Para saber mais, agende uma demonstração! 

Gostou do conteúdo e pretende ler sobre assuntos relacionados? Veja nosso artigo sobre assessoria de imprensa!

Resumo

💬 Quais os tipos de meios de comunicação?

Podemos definir como meios de comunicação, dispositivos que buscam gerar uma comunicação entre pessoas. Atualmente eles são divididos em duas classificações, sendo:

  • Individuais: Telefone, notebook, cartas, etc;
  • Massa: Televisão, rádio, jornal e internet, que também são conhecidos por ser a mídia. 

⚙️ Quais os meios de comunicação mais utilizados na sociedade atual?

Dentre os três mais utilizados estão:

  • Internet
  • Rádio
  • Televisão

➡️ Quais os melhores meios de comunicação para fazer marketing?

  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • Motores de busca
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!