Saiba como gerenciar os dados da sua empresa com o MDM

O MDM surgiu como uma ferramenta para nos ajudar a gerenciar a grande quantidade de dados que circulam diariamente pelos nossos dispositivos. Ela também proporciona uma maior segurança nesse gerenciamento. Saiba mais sobre o que é MDM e como ele pode auxiliar você na administração da sua empresa.

MDM – o que é?

A sigla é abreviação do termo em inglês Mobile Device Management. Basicamente, serve para gerenciar os dispositivos móveis, tanto da sua empresa quanto pessoais dos seus funcionários. Além disso, os sistemas propiciam a proteção e o monitoramento dos dados em nuvens – recurso cada vez mais utilizado em empresas para facilitar a troca de documentos e o acesso rápido por todos os funcionários, especialmente em situação de trabalho remoto.

O sistema ainda auxilia no gerenciamento e proteção de dados confidenciais. Praticamente, todos os tipos de nuvens de dados hoje utiliza algum tipo de MDM para proteção de seus arquivos. O Office 365 e o Google Apps são alguns dos exemplos.

Ok, mas como saber se sua franquia precisa de um MDM? Veja para quais tipos de situações ele é recomendado:

  • Empresas com grande número de funcionários que executam trabalho remoto.
  • Organizações que possuem grande fluxo de documentos online e offline.
  • Companhias que precisam guardar muitas informações confidenciais.
  • Empresas que contam com processos e controles sofisticados.

Além do Mobile Device Management, a sigla MDM também possui um outro significado: Master Data Management – que também é uma ferramenta de gestão de dados. Porém, ela não é focada em dispositivos móveis, mas sim em todos os aspectos relacionados exclusivamente aos dados estruturais da empresa.

Ambos os sistemas são bastante úteis para a sua franquia, dependendo das ações que você pretende tomar.  Para facilitar, chamaremos o Mobile Device Management de MDM 1 e o Master Data Management de MDM 2, ok? 

MDM em Franquias

Ao utilizar o gerenciamento de dispositivos – ou seja o MDM 1 – você consegue gerenciar uma grande quantidade de informações e organizar como ela chega aos seus franqueados. Também é possível gerenciar toda informação que vem deles, e onde e como essa informação fica armazenada.

Por outro lado, ao usar o gerenciamento de dados – o MDM 2 – você pode ter uma ideia ainda mais ampla sobre os dados que chegam até você. Por exemplo, em sites de e-commerce, tendo como base os dados de todos os usuários. A ferramenta coleta, agrega, combina e consolida os dados, de forma a aumentar a qualidade da informação e do armazenamento de dados da corporação. 

Esses processos possibilitam uma abordagem mais assertiva, além de manter um histórico de interações e servir de base para tomada de decisões.

Franquias de sucesso

Uma das franquias que adotou o uso do MDM como recurso para alcançar seus objetivos foi a Natura que, em 2015, implementou a Consultoria Digital.

Segundo Agenor Leão – CEO da Natura – , em conversa com o Instituto Information Management, o MDM se encontra “por trás de toda a estrutura de CRM da rede, e ajuda a Consultoria Digital a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. ‘Precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura’.”

Agenor também comentou: “Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal com o interesse de se tornar um consultor digital”, o que demonstra o sucesso da estratégia.

O universo digital já é nossa realidade e os e-commerce são uma facilidade com a qual já estamos acostumados. Aliás, até estranhamos quando não podemos comprar alguma coisa pela internet. Muitas franquias tem à disposição essa facilidade.

Está pensando em agregar essa função à sua franquia ou pretende melhorar o modo como é feito atualmente? Apostar em sistemas de MDM podem ser o “pulo do gato” que você estava procurando. 

Gostou do nosso conteúdo? Então fique por dentro de todos as informações sobre o universo do franchising. Acesse o nosso blog.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!