Saiba como gerenciar os dados da sua franquia com o MDM

O MDM surgiu como uma ferramenta para nos ajudar a gerenciar a grande quantidade de dados que circulam diariamente pelos nossos dispositivos. Ela também proporciona uma maior segurança nesse gerenciamento. Saiba mais sobre o que é MDM e como ele pode auxiliar você na administração da sua rede de franquias.

O que é MDM?

A sigla é abreviação do termo em inglês Mobile Device Management. Basicamente, serve para gerenciar os dispositivos móveis, tanto da sua empresa quanto pessoais dos seus funcionários. Além disso, os sistemas propiciam a proteção e o monitoramento dos dados em nuvens – recurso cada vez mais utilizado em empresas para facilitar a troca de documentos e o acesso rápido por todos os funcionários, especialmente em situação de trabalho remoto.

O sistema ainda auxilia no gerenciamento e proteção de dados confidenciais. Praticamente, todos os tipos de nuvens de dados hoje utiliza algum tipo de MDM para proteção de seus arquivos. O Office 365 e o Google Apps são alguns dos exemplos.

Além do Mobile Device Management, a sigla MDM também possui um outro significado: Master Data Management – que também é uma ferramenta de gestão de dados. Porém, ela não é focada em dispositivos móveis, mas sim em todos os aspectos relacionados exclusivamente aos dados estruturais da empresa.

Ambos os sistemas são bastante úteis para a sua franquia, dependendo das ações que você pretende tomar.  Para facilitar, chamaremos o Mobile Device Management de MDM 1 e o Master Data Management de MDM.

Qual a importância de um MDM?

Um dos principais fatores que contribuem positivamente para a utilização de um MDM é a segurança de dados. Com este software de gerenciamento de dados, os gestores de negócios podem manter o controle sobre a circulação de dados em cada dispositivo vinculado à empresa.

Além disso, a transparência em uma empresa se torna bem maior quando há um sistema de gerenciamento de dados como MDM. Através deste sistema, os gestores da empresa conseguem manter controle sobre utilização de dados, consumo do plano do celular e finalidade do uso dos dispositivos. Isto aumenta o controle sobre a utilização adequada dos aparelhos disponibilizados pela empresa.

Com o MDM também se torna facilitado o processo de contratação de planos telefônicos. Tendo um controle do uso dos dados dos colaboradores, os responsáveis pela contratação de serviços do gênero podem contratar o necessário somente. Isto ajudará no corte de despesas e economia da empresa, afinal, os gestores não estarão contratando um serviço com recursos que não serão necessários.

Sendo assim, adotar o MDM como ferramenta para gestão de dados em seu negócio só trará otimização e segurança. Investir em tecnologias como esta, é economizar recursos financeiros e humanos, transferindo essas funções para mecanismos automatizados.

Em quais casos é necessário utilizar um MDM?

  • Empresas com grande número de funcionários que executam trabalho remoto.
  • Organizações que possuem grande fluxo de documentos online e offline.
  • Companhias que precisam guardar muitas informações confidenciais.
  • Empresas que contam com processos e controles sofisticados.

MDM para Franquias

Ao utilizar o gerenciamento de dispositivos – ou seja o MDM 1 – você consegue gerenciar uma grande quantidade de informações e organizar como ela chega aos seus franqueados. Também é possível gerenciar toda informação que vem deles, e onde e como essa informação fica armazenada.

Por outro lado, ao usar o gerenciamento de dados – o MDM 2 – você pode ter uma ideia ainda mais ampla sobre os dados que chegam até você. Por exemplo, em sites de e-commerce, tendo como base os dados de todos os usuários. A ferramenta coleta, agrega, combina e consolida os dados, de forma a aumentar a qualidade da informação e do armazenamento de dados da corporação. 

Esses processos possibilitam uma abordagem mais assertiva, além de manter um histórico de interações e servir de base para tomada de decisões.

Franquias de sucesso que utilizam MDM

Uma das franquias que adotou o uso do MDM como recurso para alcançar seus objetivos foi a Natura que, em 2015, implementou a Consultoria Digital.

Segundo Agenor Leão – CEO da Natura – , em conversa com o Instituto Information Management, o MDM se encontra “por trás de toda a estrutura de CRM da rede, e ajuda a Consultoria Digital a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. ‘Precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura’.”

Agenor também comentou: “Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal com o interesse de se tornar um consultor digital”, o que demonstra o sucesso da estratégia.

O universo digital já é nossa realidade e os e-commerce são uma facilidade com a qual já estamos acostumados. Aliás, até estranhamos quando não podemos comprar alguma coisa pela internet. Muitas franquias tem à disposição essa facilidade.

Como a Central do Franqueado utiliza o MDM

No software de gestão de franquias desenvolvido pela Central do Franqueado, o MDM está presente no aplicativo para dispositivos móveis de nossos clientes. Neste app, o franqueador pode configurar permissões personalizadas para os colaboradores, podendo, assim, ter controle sobre o uso de dados por eles e dos franqueados.

Nesta funcionalidade, o MDM faz o gerenciamento de dados da agenda das redes, tendo controle sobre os chamados e solicitações dos franqueados. Além disso, também é possível usufruir do MDM do aplicativo gerenciando as auditorias realizadas, com informações sobre a qualidade e padronização das franquias. O sistema também funciona efetivamente no controle de dados sobre manuais e arquivos disponibilizados pela franqueadora para transmissão de know-how.

Está pensando em agregar essa função à sua franquia ou pretende melhorar o modo como é feito atualmente? Apostar em sistemas de MDM podem ser o que você estava procurando. 

Gostou do nosso conteúdo? Então fique por dentro de todos as informações sobre o universo do franchising. Acesse o nosso blog.

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!