Saiba tudo sobre o MBA em franquias da ABF

Franquear um negócio ou investir em uma unidade é o desejo de muitos empreendedores que enxergam no franchising uma oportunidade de crescimento. Mas ninguém nasce sabendo sobre gestão em franquias. É preciso adquirir conhecimento. Esse post é para você que tem interesse em se especializar através de MBA. Saiba como o curso funciona.

MBA em franquias: por que fazer?

O mundo dos negócios está cada vez mais seletivo. Inovações e (re)invenções surgem a cada dia em meio à concorrência de marcas já estabelecidas. E, neste contexto, o que determina o sucesso de um produto ou serviço perante o público não é apenas a sua qualidade. De nada adianta a inovação sem uma boa gestão estratégica, que seja adaptada à realidade do mercado.

A falta de  know-how pode levar ao fracasso até mesmo empresas que tenham bastante potencial. Infelizmente, esse é um caso que ocorre também no franchising. O empreendedor que decide franquear seu negócio, mas não possui o conhecimento necessário, corre o risco de sofrer prejuízos devido a má preparação dos franqueados e a problemas estruturais em rede.

Por isso, é de extrema importância a capacitação completa de gestores em franchising. Tanto franqueadores, quanto franqueados, ao adquirirem o conhecimento fundamental sobre gestão em franquias, bem como sobre o mercado de redes do seu segmento, terão mais segurança para administrar a empresa. Aí entra o papel de cursos de especialização. Fazer um MBA de Gestão de Franquias é uma maneira de garantir qualificação para que a rede de franquias obtenha sucesso.

Se você chegou nesse post, além de estar considerando franquear ou investir em uma unidade de franquia, provavelmente você está ponderando a possibilidade de ingressar em um curso de MBA em franchising.

Aqui, explicaremos um pouco mais sobre como a especialização funciona. Utilizaremos como exemplo o MBA Gestão de Franquias, realizado pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (PROVAR/FIA) em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O que um curso de MBA de gestão de franquias deve abordar?

Independentemente se você já possui noções sólidas de gestão de negócio e já conhece parte dos aspectos administrativos de franchising, você deve entender que o mercado, para redes de franquias é um território mais complexo e comprometido do que o de negócios convencionais.

Afinal de contas, franquear é apostar na gestão de distintos empreendedores para uma mesma empresa, em diferentes localidades. Logo, empreender no franchising é um trabalho que exige visão e relacionamento. Assim, objetivos são determinados em rede e a relação entre franqueadores e franqueados é desenvolvida em prol do crescimento da empresa.

A especialização em gestão de franquias, além de tratar sobre os métodos e o know-how para a administração de uma rede, encontra sua utilidade ao trabalhar a percepção mercadológica do profissional e sua postura de trabalho. Dentre os pilares do MBA, são abordados:

  • Conceitos básicos e específicos sobre a estrutura do franchising;
  • Cenário e tendências do franchising brasileiro e mundial;
  • Aspectos jurídicos e contratuais;
  • Estratégias: formatação, expansão, comunicação;
  • Gestão de pessoas: relação entre franqueador e franqueado;
  • Administração: logística, financeira.

Como o curso de especialização é organizado?

Para transmitir o conhecimento com maestria, o curso de especialização deve colocar o profissional em um processo de imersão ao universo do franchising. Aulas expositivas, estudos de caso, discussões conjuntas e apresentações de cases práticos são atividades que desenvolvem o aprendizado dos participantes. Boas especializações também oferecem simulações empresariais, as quais colocam à prova as habilidades dos empreendedores.

O MBA Gestão de Franquias da FIA tem duração de 20 meses, organizado envolta de aulas presenciais e da elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Seu corpo docente, rotativo, é constituído por mestres e doutores da área de business. Ao final, é concedido ao aprovado o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela FIA. O documento confere o título de pós-graduado em nível de especialização ou MBA.

Para quem o MBA é indicado?

O curso não é exclusivo para proprietários de empresas. Tanto empreendedores que pretendem franquear um negócio próprio, quanto interessados em investir em unidades de franquia podem prestar o MBA. Além disso, prestadores de serviços e consultores também podem ingressar. Alguns exemplos de profissionais aos quais a especialização é direcionada são: franqueadores, franqueados, consultores em franchising e associados e associados da ABF.

O pré-requisito comum para ingresso é a formação superior completa, com título reconhecido pelo Ministério da Educação. Entretanto. O MBA Gestão de Franquias da FIA conta com um processo seletivo, o qual confere os seguintes aspectos:

  • Experiência profissional relevante (desejável de cinco anos);
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse;
  • Fluência em língua inglesa (especialmente a capacidade de leitura).

Além disso, os interessados em realizar o curso passam por entrevista individual com a coordenação do programa. A avaliação é pautada na análise curricular declarada na ficha de inscrição. O objetivo do diálogo é conferir se as expectativas do candidato estão alinhadas com a proposta do MBA.

MBA em franquias: onde fazer?

Pioneiro no mercado, o MBA Gestão de Franquias foi organizado pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a ABF no ano de 2008. Mesmo estando alinhado às particularidades do setor de franquias, o curso aborda rico conhecimento geral sobre gestão de negócios, mesclando a teoria e a prática em aulas experimentais. Atualmente, acontece na Unidade Paulista da FIA, quinzenalmente, na cidade de São Paulo. Para saber mais sobre a especialização, clique aqui.

Interessado em franquear, ou investir em alguma loja de determinada rede? Então você deve entender a importância em ampliar seu conhecimento sobre o mercado de franquias, certo? Antes de começar qualquer curso, que tal dar uma navegada pelo nosso blog? Temos conteúdos fresquinhos sobre o universo do franchising, entre eles, textos sobre gestão. Esperamos que nossas postagens sejam úteis para seu aprendizado! Até a próxima.

Vale Ler:  Conheça 5 dicas de franquias para trabalhar em casa
Sistema para Franquias - Peça agora uma Demonstração!