Por que apostar no marketing de conteúdo como estratégia de expansão?

Confira o nosso texto e descubra por que utilizar o marketing de conteúdo como estratégia de expansão para uma rede de franquias.

Ainda não usa o marketing de conteúdo como estratégia de expansão para a sua franquia? Então é hora de repensar suas táticas.

Afinal de contas, 93% das empresas B2B consideram que o marketing de conteúdo gera mais leads que o marketing tradicionais. Os dados citados foram divulgados após pesquisa realizada pela empresa Marketo.

Quando falamos de franquias, essa também é uma estratégia poderosa – especialmente levando em conta a expansão da rede. Fazendo uso do marketing de conteúdo, você pode tornar sua marca mais conhecida no mercado.

Consequentemente, irá atrair mais candidatos, gerar leads e qualificar sua base de contatos para aumentar as chances de fechar negócios com novos franqueados.

Neste artigo, contamos como a utilização do marketing de conteúdo pode ajudar a impulsionar a expansão da sua rede. Para isso, iremos compartilhar algumas dicas para implementar essa estratégia. Confira!

Marketing de conteúdo: mais leads para sua base

Você provavelmente já trabalha com formas tradicionais de captação de leads para sua franquia. Um dos exemplos são os formulários de cadastro no seu site e contatos feitos em eventos e feiras de franquias.

Investir em conteúdo é uma excelente alternativa para ampliar essa captação de leads. Antes de tomar qualquer decisão, é natural que os investidores em potencial pesquisem muito sobre o mercado de franquias.

Portanto, se você tiver bons conteúdo para oferecer, pode começar um relacionamento desde o momento inicial do processo de compra.

Para isso, uma boa sugestão é criar um blog e produzir materiais para download sobre o setor em que você atua. Vale dar dicas sobre o universo do franchising, explicar como funciona o sistema de franquias e quais as suas vantagens.

Fazendo isso, você terá a chance de se posicionar como uma autoridade no assunto. Desta forma, irá ganhar credibilidade – além de, é claro, se posicionar bem nas buscas do Google e atrair visitantes.

Leads mais qualificados

O marketing de conteúdo também é uma maneira muito eficaz de qualificar os leads da sua base.

Ao receber um novo cadastro, você pode estar lidando tanto com uma pessoa que está pronta para fechar negócio quanto com alguém que ainda precisa de um tempo para formar uma opinião final. No franchising, esse processo entre o cadastro e a venda pode demorar. Afinal, essa é uma decisão que vai mudar a vida do investidor.

O conteúdo ajuda o franqueador a manter um relacionamento com os leads durante esse processo, preparando-os para o momento decisivo. Aqui, vale criar um bom ciclo de nutrição por e-mail.

Você pode enviar aos contatos aqueles materiais produzidos sobre o setor, além de conteúdos que ajudem-no a aprofundar os conhecimento a respeito da sua marca. Esta, também, é uma das melhores formas de passar segurança para o negócio.

Apresentações, vídeos, cases de sucesso de franqueados e detalhes sobre os modelos de negócio são exemplos de boas apostas.

Mais produtividade para a equipe de expansão

Aplicar marketing de conteúdo na atração e na qualificação de leads pode facilitar muito a rotina de trabalho da sua equipe de expansão.

Primeiro, porque os leads vão chegar até você melhor informados. Assim, a comunicação direta da equipe com a pessoa fica muito mais clara. O lead já sabe todas as informações básicas. Assim, é possível poupar tempo, partindo para uma conversa mais avançada.

Além disso, a sua equipe pode se concentrar apenas naqueles leads que realmente têm potencial. Depois de qualificar os leads, seu pessoal pode telefonar para os contatos que mais se engajaram com os materiais, aumentando a produtividade e as oportunidades de fechar negócio.

Este artigo foi produzido pela equipe do portal Guia Franquias de Sucesso.

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