Market Share: o que é e por que é importante?

Na hora de empreender, existem inúmeros detalhes aos quais devemos prestar atenção, escolher, decidir, investir… Um desses pontos de estudo é o Market Share, que significa estudar o alcance e porcentagem de detenção do Mercado onde seu produto está inserido.

 

Ainda pode ser também a representação do público conquistado que prefere determinada marca ou produto. É baseado no Market Share – ou na sua “fatia de mercado” – que você consegue estruturar melhor seu marketing, suas ações, até mesmo como e onde se posicionar a fim de conquistar mais espaço.

 

Para descobrir a sua fatia do mercado, é preciso descobrir qual o seu percentual ou em relação à sua categoria de atuação, ao total de vendas ou ainda em relação ao faturamento do segmento.

 

Esse conhecimento é fundamental para você poder desenvolver um planejamento de desenvolvimento para a sua empresa. É em posse desses dados também que você conseguirá identificar melhor onde existem oportunidades para abrir uma loja da sua franquia e conversar com potenciais investidores sobre a oportunidade identificada, com base em dados reais, tornando a possibilidade de fechar o negócio mais tangível.

 

Mas o Market Share vai além da análise trivial de crescimento da sua empresa. É através dele também que você pode estabelecer metas específicas muito mais direcionadas para seus objetivos e obter melhores resultados, além de te permitir posicionar melhor a sua empresa em relação aos seus concorrentes e avaliar melhor o seu potencial de crescimento

 

Nota: Para definir quanto seu negócio pode crescer, é importante que você possa medir o tamanho do mercado e também qual parcela desse mercado você detém. 

 

Como definir e identificar o seu Market Share?

Existem muitas formas e critérios para você avaliar seu espaço no mercado, e é sempre muito importante estar atendo às fontes de onde você consegue sua informação e se é de fato uma fonte confiável.

O ideal é que, sempre que possível, você possa se basear em mais de dois dados/fontes para realizar seu estudo. Assim os dados resultantes serão mais próximos da realidade.

 

Você pode mensurar o tamanho do seu mercado usando alguns critérios como:

 

Região Geográfica

De acordo com a região onde está localizado seu negócio, o número de potenciais clientes pode variar. Por exemplo, se você está localizado em uma cidade média ou grande, você provavelmente terá um raio definido de alcance, limitado pela distância máxima que seus clientes estarão dispostos a percorrer para chegar no seu estabelecimento. A realidade muda se ao invés disso, você estiver em uma cidade pequena – e aí pode ser que seus potenciais clientes sejam a população total da cidade…

 

Veja também: Geomarketing: o que é e como pode te ajudar

 

Público-alvo

Também conhecido como “cliente alvo”, é você determinar quais grupos de pessoas ou empresas podem ser seu potencial cliente. Você pode ter um cliente específico ou mesmo atender diferentes segmentos de clientes. Por exemplo, se o seu produto é um medicamento, seu cliente poderá ser hospitais, farmácias e prefeituras, e cada um deles precisará de um tipo de abordagem e marketing diferentes.

 

Segmentação orientada ao produto

Nesse caso, você baseia seu estudo em relação à quantidade de vendas que produtos no seu segmento tiveram em determinada região. Essa é uma característica bastante útil também para quando você estiver planejando abrir em uma nova localidade, até mesmo para ver se as vendas passam ou não por sazonalidades, isto é, se e quanto as vendas oscilam de acordo com determinados períodos do ano.

 

Por que o Market Share é tão importante?

Tendo uma noção de como a sua fatia de mercado aumenta ou diminui com o passar do tempo, você passa a ter um indicativo melhor sobre as suas ações de Marketing e planejamento estratégico estão chegando aos resultados esperados ou não e, a partir disso, tomar decisões que ajudem à redirecionar os recursos para a direção certa.

Fazendo uma análise com certa constância do seu Market Share, é possível você identificar e comparar como está o desempenho do seu negócio em comparação com a sua concorrência e identificar onde e quando é preciso conter a pressão dos seus concorrentes, ou sobre o surgimento de uma nova oportunidade.

 

Aumentando o seu espaço no mercado

Empresas que possuem uma maior porcentagem do mercado costumam ter vantagens para poder negociar com fornecedores e fechar parcerias. 

 

Você pode aumentar seu espaço de mercado: 

 

Novas campanhas de marketing

É bastante comum vermos empresas com excelentes produtos, mas que infelizmente não conseguem transmitir isso para o mundo. 

Uma boa ideia é criar campanhas e estratégias de Marketing Digital para atrair novos clientes e também para fortalecer o nome da marca.

Além disso, é possível começar com investimentos relativamente baixos e já obter um retorno interessante. A medida que você for identificando os canais mais apropriados, é possível fazer os ajustes para obter resultados ainda mais satisfatórios.

 

Veja também: O que é Fundo de Marketing

 

Inovação

Ter produtos ou serviços inovadores é uma forma de se conseguir parte da fatia dos competidores. Mas é válido lembrar que a inovação não está presente só nas startups e empresas de tecnologia… Uma cultura organizacional que preza pela solução criativa de problemas já consegue grandes avanços nesse aspecto.

Saiba mais sobre Cultura Organizacional

Relacionamento com o cliente

Parece clichê falar sobre o relacionamento com o cliente, mas fazer um bom atendimento e  pós-vendas mostra como a empresa valoriza o cliente, fidelizando esse cliente e se tornando a marca à qual ele dará preferência no futuro. Além disso, hoje ouve-se muito sobre “comprarmos” experiências. Ou seja, se o cliente desfrutou de uma boa experiência no seu negócio, é mais provável que volte e também indique para seus amigos e familiares.

Veja também: Aproximando empresas e consumidores , Como solucionar problemas de Relacionamento com os clientes?

 

Quer saber mais? Vale visitar esses dois links: Rock Content – Market Share e E-gestor: Market Share

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