Guia completo para desenvolver uma Máquina de Vendas na sua franquia

Vendas, esse é um dos maiores desejos das empresas. Conseguir comercializar em grande escala um produto, traz inúmeros proveitos para um negócio crescer e obter sucesso. Por isso, na busca de se tornarem experts no assunto, várias empresas querem contar com uma máquina de vendas.

Você vai ver neste artigo:

Garantir a escalabilidade de um negócio não é fácil. É preciso utilizar de boas estratégias e também dedicação de todos da equipe. Atualmente, todas as empresas buscam meios de garantir o sucesso, seja investindo em marketing para atrair público, buscando expandir e até mesmo focando na criação de uma máquina de vendas.

Essa criação, é um processo que cobra bastante, pois é comum deparar-se com problemas, igual a qualquer ação no mundo dos negócios. Mas, indiferente do produto ou serviço que possa ser oferecido por uma empresa, apostar nessa ideia é um diferencial que trará inúmeros benefícios.

Máquina de vendas, compreenda o que é e sua função

Conhecido no meio empresarial, o termo máquina de vendas, significa um modelo de vendas que nunca para de crescer, tendo como função principal vender com agilidade. A proposta de criar uma máquina de vendas, passou a ser um dos itens mais desejados por empresas, isso porque, com ela, é possível garantir bons lucros. 

Quando uma empresa busca desenvolver uma máquina de vendas, ela terá que se comprometer em estruturar um processo de ações. Essas que, devem ser focadas principalmente em vender para seus leads. Através disso, é possível ver quais as melhores técnicas, produtos e artimanhas para vender.

As vantagens de uma máquina de vendas

O mercado em geral está sempre em desenvolvimento, e a cada momento cobra uma nova adaptação. Então, contar com uma máquina de vendas pode ser uma arma poderosa em relação a essas mudanças.

Como você terá essa carta na manga, as chances de passar por dificuldades se tornam baixas, pois sempre estará com um alto patamar de vendas. Isso porque sua empresa vai saber como realmente vender e lidar com problemas.

Outro ponto positivo, é a fácil adaptação caso seja necessário. Como você já vai ter uma “receita do sucesso”, basta apenas mudar alguns “ingredientes” para apresentar uma remodelação com eficácia. Isso garante uma boa estabilidade com sua franquia. 

7 dicas de como desenvolver uma máquina de vendas

Busque coletar mais leads

Para vender mais é preciso mais clientes, e o primeiro para isso, é ir atrás de leads. Por isso, é necessário definir seu público de interesse, para assim, compreender quem possui necessidade e vontade de adquirir o seu produto.

Separe seus leads

Nem tudo que cai na rede é peixe, e isso vale para seus leads, pois nem todos os possíveis compradores realmente querem o seu produto. Então, preste atenção a todos eles e os separe. 

Por exemplo, veja quem realmente está interessado no produto; quem quer adquirir, mas não no momento; quem não possui interesse; ou quem já adquiriu o mesmo item que está a venda. Essa ação auxilia e muito na melhor elaboração de estratégias de vendas.

Crie um processo de vendas

Pense em um processo para fazer o cliente comprar o seu produto, semelhante a um funil de vendas. Veja o que é eficaz para fazer o seu cliente efetuar a compra; pense nos possíveis problemas e dúvidas que ele  pode ter; quando intervir para ajudar na compra. Pensando em tudo isso, você consegue criar um plano de vendas de qualidade.

Monte uma equipe de vendas

Veja seus colaboradores com experiência, eficácia e boas habilidades para estruturar uma equipe de vendas. Leve em conta que cada um precisa ter algo para contribuir para a equipe. Uma boa dica é colocar um bom líder, pois ele pode fazer toda diferença para a produtividade do time.

Faça métricas

Um ponto crucial para se elaborar uma máquina de vendas, é ficar atento as métricas. Apenas desta forma é possível compreender os problemas no seu processo de vendas e aplicar melhorias. Análise aspectos como desempenho e produtividade de sua equipe, tanto coletivo quanto individual. Veja quais produtos estão com baixa demanda, e busque entender o que difere em seu processo de vendas em relação aos demais, entre outros fatores.

Aplique treinamentos

Não é por que você criou uma equipe de vendas com seus melhores colaboradores que tudo está pronto, não é mesmo? Por isso, implemente treinamentos para o seu time, pois isso fará grande diferença no desempenho de sua máquina de vendas.

Apesar de cada indivíduo possuir habilidades específicas, é sempre necessário tentar passar o conhecimento dos demais. Isso ajuda na troca de experiências e conhecimentos dentro da empresa.

Aceite feedbacks

Mesmo após a venda de um produto, é importante solicitar o feedback de seus clientes. Através dos comentários recebidos, você pode encontrar mais problemas e falhas na sua máquina de vendas, e com eles, é possível focar nas melhorias necessárias. 

Caso você precise de um feedback mais específico, você pode optar por contar com um cliente oculto, pois ele vai ir até sua loja ou site, e analisará tudo como se fosse um cliente qualquer.

Por que contar com uma máquina de vendas na sua franquia?

São inúmeros os benefícios que uma máquina de vendas pode trazer a um negócio. Caso você consiga desenvolver uma máquina de vendas para sua franquia, saiba que vai ter em suas mãos a melhor  estratégia para alavancar seu sucesso. Abaixo listamos alguns desses benefícios, veja:

Aumento de vendas 

É meio óbvio que ao se ter uma máquina de vendas, você terá um número maior de vendas. Mas ainda sim, é preciso reafirmar essa vantagem, pois ela é um dos fatores principais para o crescimento de uma franquia.

Fortalecimento da Marca

Com uma máquina de vendas, sua franquia acaba fortalecendo sua marca, já que, vai crescer dentro do franchising e se tornar referência com seu produto. Isso acaba colocando seu nome sob os concorrentes, garantindo relevância e estabilidade.

Novos franqueados

Você sabe o que significa uma franquia que vende bem né? Caso não saiba, significa novos franqueados. Isso acontece por um motivo simples: como suas vendas estarão cada vez mais altas, possíveis investidores irão ver sua franquia como uma boa opção para empreender, com isso, você terá tudo para se tornar uma franquia de sucesso.

Viu só todos os pontos positivos de estruturar uma máquina de vendas na sua franquia? Eu aposto que você não vai querer esperar para começar a colher esses benefícios. 

Gostou do conteúdo e pretende ler mais? Veja nosso conteúdo sobre Marketplace.

 

Resumo

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!