Mapa Mental: saiba como utilizar a ferramenta em sua franquia

Mapa mental funciona como ferramentas de gestão de informação, proposto na forma de diagrama. É utilizado para otimizar a memorização a partir da representação visual de conceitos e ideias de forma simplificada, organizando as informações e contribuindo para o aprendizado.

O que você verá nesse conteúdo:

O que é um mapa mental?

 É uma ferramenta utilizada para organizar, memorizar ou analisar um conteúdo em específico.

 Sua estrutura foi pensada especialmente para facilitar o aprendizado e a administração da informação. Ele é usado também para ajuda de tomada de decisão. 

O método tem como diferencial o fato de organizar as informações de maneira harmônica com os processos cognitivos.

Isso significa que o mapa mental dispõe um conteúdo da mesma maneira que ele é entendido pelo nosso cérebro, fortalecendo as sinapses neurais. 

A ferramenta conta com vários recursos: cores, símbolos e, principalmente sua estrutura baseada em ramificações. Associando uma informação a outra, facilitando a recordação. 

Como funciona um mapa mental?

Para aprender, é necessário que a informação seja associada no nosso cérebro aos nossos conhecimentos prévios. 

Ele utiliza uma estrutura de ramificações que associa informações umas às outras.  

Por exemplo, ao fazer um planejamento, o mapa pode ajudar a representar todas as atividades necessárias. Além da visualização gráfica, que melhora o entendimento, também é possível listar todas as atividades mais simples dos quais os passos dependem. 

 Graças a sua posição hierárquica, com ideias que originam novas ideias, o método pode se tornar extremamente detalhado. 

Como fazer um mapa mental?

Para fazer um mapa mental são necessários listar alguns tópicos como:

  • Fica muito mais fácil criar quando você pensa que tipo de situação quer retratar, de onde virá as informações e qual seu objetivo.
  • O mapa sempre começa com o título. Essa deverá ser a temática, e se localizar no centro da folha. Normalmente o título é colocado dentro de uma eclipse.
  • A partir do título, você puxará linhas, que representam informações associados ao título. O recomendado é que essas linhas possuem apenas uma palavra. 
  • O ideal é que seu mapa conte com cores diferentes, de preferência que se relacionem com a temática da informação. Use uma cor para cada linha.
  • Use figuras, desenhos e o máximo de recursos gráficos que você puder. Isso ajuda a associações mais sólidas. 
  • Treine! O mapa mental é a forma que você exercita o seu cérebro e organiza as informações.  

Benefícios de fazer este tipo de estratégia

O mapa mental é um método de organizar informações que apresenta muitas vantagens, ajuda no desenvolvimento e muito mais:

  • Maior flexibilidade : graças a estrutura, é mais fácil adicionar informações ao mapa;
  • Facilidade em lembrar e organizar: o mapa mental organiza as informações da mesma maneira que elas são organizadas no cérebro;
  • Visualização: explanadas de maneira gráfica, as informações podem ser visualizadas e memoradas de maneira mais simples;
  • Recursos Gráficos: podemos incluir símbolos, cores e outros artifícios para a memorização.
  • Instintivo: pode ser um pouco mais difícil elaborar mapas mentais no começo, mas depois de algumas experiências ele se torna instintivo;
  • Explicativo: através do uso de mapas mentais, pode ser mais fácil transmitir ideias, compartilhar raciocínios e explicar procedimentos, tornando o trabalho em equipe mais fácil;
  • Colaborativo: como não possui estrutura linear, o mapa pode ser montado através de esforços colaborativos, tornando as informações mais completas. Criar um panorama de qualquer situação fica mais simples através da contribuição de diferentes indivíduos;

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre metodologias de sucesso para o seu negócio, acesse nosso conteúdo sobre a metodologia 5W2H. Boa leitura! .

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!