Livros sobre franquias
Blog »Dicas »Saiba quais são os melhores livros sobre franquias para quem deseja atuar no mercado do franchising

Saiba quais são os melhores livros sobre franquias para quem deseja atuar no mercado do franchising

Postado em: 25 de Novembro de 2015

A literatura é sempre uma boa aliada para adquirir novos conhecimentos, aprender com especialistas e ter novos insights. Existe uma enorme quantidade de livros sobre franquias e, para ajudar na escolha, separamos os melhores livros sobre franquias que trazem conteúdos essenciais para o empreendedor que está tocando ou quer apostar no setor de franchising. Confira!

Nos tempos em que a internet é o principal meio de busca de conteúdo, muitas vezes a literatura é deixada de lado. Há blogs, sites de notícias, videos no Youtube e todo tipo de plataforma disponibilizando conteúdo gratuito e online.

No entanto, não é todas as vezes que estes conteúdos proporcionam a profundidade adequada. Muitas vezes, os livros escritos por especialistas de alguma área são muito mais capacitantes para quem está buscando se aprofundar em um assunto.

No mercado do franchising não é diferente. Há diversos conteúdos de qualidade falando sobre o mercado. Um exemplo é o blog da Central do Franqueado, onde produzimos constantemente conteúdos qualificados e informativos para nossos leitores. Porém, receber a visão de um especialista da área ou alguma experiência real do mercado como testemunha, pode ajudar muito aqueles que desejam estar dentro do mercado.

Para isso, nós preparamos para você 5 dicas dos melhores livros sobre franquias para quem já atua no franchising ou deseja ter o seu negócio e escolheu ter sua própria franquia. Confira e saiba onde encontrar!

1. Gestão Estratégica do Franchising – Como Conquistar Redes de Franquias de Sucesso

O livro, em sua segunda edição, nasceu em setembro de 2013, por iniciativa da Praxis Education, que tem seu DNA na gestão estratégica. Os autores são os sócios da empresa, Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, que transformaram em livro os conhecimentos reunidos em anos de prática profissional. A gestão estratégica, tema principal da obra, tem como objetivo manter a rede alinhada, e fazer o franqueador pensar macro e a longo prazo, e o franqueado pensar micro e a curto prazo, com foco no sucesso da sua unidade. O livro, dividido em 14 capítulos, inclui noções básicas de franchising, análise de franqueabilidade, conteúdo sobre gestão de redes de franquia e relacionamento com as franquias. 

Preço médio: R$50,00

2.O Fator E

O Fator E, do ano de 2002, foi escrito pelo psicólogo australiano Greg Nathan, referência mundial na relação entre franqueado e franqueado. Nathan viveu na pele a experiência de ser franqueador e franquia, como padeiro e dono de uma rede de padarias. Aliando sua formação acadêmica à experiência prática, ele criou uma teoria: O Fator E. Consiste em seis estágios descritos ao longo do livro: Glee (Satisfação), Fee (Taxas), Me (Eu), Free (Autonomia), See (Entendimento)  e We (Nós).

De acordo com o autor, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha entre franqueador e franqueado, para eliminar pontos de tensão.

Preço Médio: R$75,00

3. Franquias Brasileiras : Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização

Este livro é ótimo para quem quer aprender e se inspirar com histórias de grandes marcas brasileiras de sucesso. A obra, de janeiro de 2012 narra cases de redes como O Boticário, Chilli Beans e Contém 1g.  A partir dessas histórias, são discutidos temas como estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. Franquias Brasileiras é uma coletânea elaborada por vários especialistas em franchising.  Esta obra foi escrita pelos autores Pedro Melo e Tales Andreassi

Preço médio: R$40,00 – R$ 70,00

4. Marketing Para Franquias – As Melhores Práticas Para Franqueadores e Franqueados

Marketing é uma área essencial para uma rede de franquia. Investir em marketing é fortalecer a marca e engajar clientes. Este livro, publicado em novembro de 2012, apresenta dicas  importantes – para franqueados e franqueadores – que querem conhecer a fundo técnicas para impulsionar uma rede de franquias. A obra traz a experiência dos autores, Denis Santini e Filomena Garcia, com experiência no tema, que abordam importantes tópicos para o estudo dos casos de franquias, como: fundo de marketing, marketing de inauguração, comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e o papel da Internet com as redes sociais.

Preço médio: R$ 50,00

5. Uma Trufa E… – 1000 Lojas Depois!

Este livro conta a trajetória de sucesso do criador de uma das maiores redes de franquias do Brasil: a Cacau Show! O livro é escrito pelo próprio protagonista, Alexandre Tadeu Da Costa, e como ele alcançou o sucesso com sua fábrica de chocolates. A obra é uma aula de empreendedorismo e determinação através da construção de um reinado que Alexandre concretizou.

Esta leitura é recomendada para todos os empreendedores que estão iniciando sua trajetória dentro do franchising e, também, para aqueles que ambicionam abrir sua própria marca e expandir através de franquias. Ler este livro trará inspiração e várias dicas de como agir em momentos decisivos que podem definir o futuro de um negócio.

O livro foi lançado pela editora Alaúde, tendo sua primeira edição em 16 de novembro de 2010. É uma leitura curta, de 192 páginas, mas que servirá de incentivo e motivação à todos empreendedores. Você pode encontrar o livro no site da Amazon, Saraiva, entre outros sites de venda.

Preço médio: R$ 15,00

Gostou de nossas indicações? Estes são alguns dos melhores livros sobre franquias disponíveis. Confira, também, nosso post sobre cursos online grátis que você pode fazer para melhorar seu conhecimento para atuar no mundo dos negócios.