Saiba quais s√£o os melhores livros sobre franquias para quem deseja atuar no mercado do franchising

A literatura √© sempre uma boa aliada para adquirir novos conhecimentos, aprender com especialistas e ter novos insights. Existe uma enorme quantidade de livros sobre¬†franquias¬†e, para ajudar na escolha, separamos os melhores livros sobre franquias que trazem conte√ļdos essenciais para o empreendedor que est√° tocando ou quer apostar no setor de franchising. Confira!

Nos tempos em que a internet √© o principal meio de busca de conte√ļdo, muitas vezes a literatura √© deixada de lado. H√° blogs, sites de not√≠cias, videos no Youtube e todo tipo de plataforma disponibilizando conte√ļdo gratuito e online.

No entanto, n√£o √© todas as vezes que estes conte√ļdos proporcionam a profundidade adequada. Muitas vezes, os livros escritos por especialistas de alguma √°rea s√£o muito mais capacitantes para quem est√° buscando se aprofundar em um assunto.

No mercado do franchising n√£o √© diferente. H√° diversos conte√ļdos de qualidade falando sobre o mercado. Um exemplo √© o blog da Central do Franqueado, onde produzimos constantemente conte√ļdos qualificados e informativos para nossos leitores. Por√©m, receber a vis√£o de um especialista da √°rea ou alguma experi√™ncia real do mercado como testemunha, pode ajudar muito aqueles que desejam estar dentro do mercado.

Para isso, nós preparamos para você 5 dicas dos melhores livros sobre franquias para quem já atua no franchising ou deseja ter o seu negócio e escolheu ter sua própria franquia. Confira e saiba onde encontrar!

1. Gestão Estratégica do Franchising РComo Conquistar Redes de Franquias de Sucesso

O livro, em sua segunda edi√ß√£o, nasceu em setembro de 2013, por iniciativa da Praxis Education, que tem seu DNA na gest√£o estrat√©gica. Os autores s√£o os s√≥cios da empresa, Adir Ribeiro, Maur√≠cio Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, que transformaram em livro os conhecimentos reunidos em anos de pr√°tica profissional. A gest√£o estrat√©gica, tema principal da obra, tem como objetivo manter a rede alinhada, e fazer o franqueador pensar macro e a longo prazo, e o franqueado pensar micro e a curto prazo, com foco no sucesso da sua unidade. O livro, dividido em 14 cap√≠tulos, inclui no√ß√Ķes b√°sicas de franchising, an√°lise de franqueabilidade, conte√ļdo sobre gest√£o de redes de franquia e relacionamento com as franquias.¬†

Preço médio: R$50,00

2.O Fator E

O Fator E, do ano de 2002, foi escrito pelo psicólogo australiano Greg Nathan, referência mundial na relação entre franqueado e franqueado. Nathan viveu na pele a experiência de ser franqueador e franquia, como padeiro e dono de uma rede de padarias. Aliando sua formação acadêmica à experiência prática, ele criou uma teoria: O Fator E. Consiste em seis estágios descritos ao longo do livro: Glee (Satisfação), Fee (Taxas), Me (Eu), Free (Autonomia), See (Entendimento)  e We (Nós).

De acordo com o autor, é preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha entre franqueador e franqueado, para eliminar pontos de tensão.

Preço Médio: R$75,00

3. Franquias Brasileiras : Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização

Este livro √© √≥timo para quem quer aprender e se inspirar com hist√≥rias de grandes marcas brasileiras de sucesso. A obra, de janeiro de 2012 narra cases de redes como O Botic√°rio, Chilli Beans e Cont√©m 1g. ¬†A partir dessas hist√≥rias, s√£o discutidos temas como estrat√©gia, empreendedorismo, inova√ß√£o e internacionaliza√ß√£o. Franquias Brasileiras √© uma colet√Ęnea elaborada por v√°rios especialistas em franchising.¬† Esta obra foi escrita pelos autores Pedro Melo e Tales Andreassi.¬†

Preço médio: R$40,00 РR$ 70,00

4. Marketing Para Franquias – As Melhores Pr√°ticas Para Franqueadores e Franqueados

Marketing é uma área essencial para uma rede de franquia. Investir em marketing é fortalecer a marca e engajar clientes. Este livro, publicado em novembro de 2012, apresenta dicas  importantes Рpara franqueados e franqueadores Рque querem conhecer a fundo técnicas para impulsionar uma rede de franquias. A obra traz a experiência dos autores, Denis Santini e Filomena Garcia, com experiência no tema, que abordam importantes tópicos para o estudo dos casos de franquias, como: fundo de marketing, marketing de inauguração, comunicação institucional, comunicação no ponto de venda e o papel da Internet com as redes sociais.

Preço médio: R$ 50,00

5.¬†Uma Trufa E‚Ķ ‚Äď 1000 Lojas Depois!

Este livro conta a trajetória de sucesso do criador de uma das maiores redes de franquias do Brasil: a Cacau Show! O livro é escrito pelo próprio protagonista, Alexandre Tadeu Da Costa, e como ele alcançou o sucesso com sua fábrica de chocolates. A obra é uma aula de empreendedorismo e determinação através da construção de um reinado que Alexandre concretizou.

Esta leitura é recomendada para todos os empreendedores que estão iniciando sua trajetória dentro do franchising e, também, para aqueles que ambicionam abrir sua própria marca e expandir através de franquias. Ler este livro trará inspiração e várias dicas de como agir em momentos decisivos que podem definir o futuro de um negócio.

O livro foi lan√ßado pela editora Ala√ļde, tendo sua primeira edi√ß√£o em 16 de novembro de 2010. √Č uma leitura curta, de 192 p√°ginas, mas que servir√° de incentivo e motiva√ß√£o √† todos empreendedores. Voc√™ pode encontrar o livro no site da Amazon, Saraiva, entre outros sites de venda.

Preço médio: R$ 15,00

Gostou de nossas indica√ß√Ķes? Estes s√£o alguns dos melhores livros sobre franquias dispon√≠veis. Confira, tamb√©m, nosso post sobre cursos online gr√°tis que voc√™ pode fazer para melhorar seu conhecimento para atuar no mundo dos neg√≥cios.

Sistema para Franquias - Peça agora uma Demonstração!