Perdendo leads? Saiba como mantê-los próximos a sua franquia!

Não é de ontem que a forma como consumidores se atraem por determinadas marcas vem mudando. Em meio à ampla oferta, conquistam a preferência as empresas que mantêm contato com seus interessados. Esta comunicação começa online, por meio da captação dos chamados leads. Saiba mais sobre esses usuários e como cultivar seu interesse no seu negócio.

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O marketing digital rege a forma como empresas se comunicam com seu público consumidor – e isso é um fato. Pelos smartphones, marcas se fazem presentes no dia a dia das pessoas. É impossível contar quantas vezes por dia você se depara com a publicidade na linha do tempo das suas redes sociais, ou com e-mails de promoções na sua caixa de entrada, por exemplo. Pois então, saiba que você é um possível lead das marcas que brotam na sua tela enquanto você navega.

Você se torna um lead ainda mais qualificado quando clica nos anúncios e faz login na loja virtual à qual foi direcionado, mesmo sem ter comprado nada. Mas, afinal de contas, o que é ser um lead? O que isso significa para negócios que utilizam ferramentas do marketing digital?

O que significa “ser um Lead”?

Em poucas palavras, leads nada mais são do que clientes em potencial. Eles são captados por meio da interação online das empresas com os usuários. Seja pelas redes sociais, por listas de e-mail ou pela publicidade, marcas podem manter contato com aqueles que demonstram interesse pelos produtos e serviços oferecidos. E em um mercado de intensa concorrência, ter proximidade com leads pode garantir a fidelidade do público a uma marca.

No franchising, estar em contato constantemente com consumidores adquire uma importância ainda maior para a experiência do usuário. É mantendo o interesse dos consumidores que a empresa terá suas unidades visitadas. Isso é algo extremamente necessário para a expansão da rede. Preparamos esse post para que você entenda mais sobre o papel dos leads para franquias. Saiba como mantê-los por perto.

Leads: captando usuários interessados no que seu negócio oferece

O conceito de lead só foi definido quando empresas viram no marketing digital uma forma de criar e manter conexões próximas com o público consumidor. Quando sites como o Google e o Facebook começaram a demonstrar que otimizavam seus resultados e conteúdos ao perfil dos usuários, marcas encontraram nisso uma brecha para estarem mais presentes em suas vidas. Com conteúdos que passam a aparecer em seus feeds, captam seu interesse.

A partir disso, há o primeiro contato, o qual já é suficiente para que o usuário se torne um lead.  As “iscas” podem ser as mais variadas (os ads são bastante utilizados hoje em dia). Normalmente, eles servem para redirecionar o lead a uma página, onde serão recolhidas suas informações. Tendo-as, a empresa consegue manter o potencial consumidor interessado na marca, com o envio de conteúdos envolvendo promoções, lançamentos de produtos e todo tipo de experiência que se adéqua ao perfil de compra do usuário. Esse é o chamado lead nurturing – nutrição de leads.

Para redes de franquias, quais os benefícios de investir em leads?

Utilizar as redes sociais, e-mails e outras ferramentas online, através do lead nurturing, é uma maneira de investir no relacionamento da marca com o potencial cliente. No franchising, isso é especialmente interessante. O consumidor que tem preferência por determinada franquia, a partir de um relacionamento que a insere em seu dia-a-dia, irá:

  • Tê-la como referência direta para produtos do seu interesse;
  • Reconhecê-la como uma empresa que proporciona uma boa experiência de compra;
  • Visitá-la em seus diversos pontos de atuação.

A partir deste ponto, é dado um grande passo em direção da fidelização de um público consumidor. Isso que facilita a expansão de qualquer rede. Fazer lead nurturing é um diferencial para pequenas e grandes franquias. Nisso, entra a importância do trabalho de profissionais de marketing, que saibam produzir conteúdos interessantes e direcioná-los através dos algoritmos dos mecanismos de busca. Mas, independentemente disso, é fundamental que a empresa saiba se relacionar com seus clientes. É isso que, de fato, mantém seu interesse na marca.

Mantendo o interesse dos leads pela sua franquia: 4 dicas de relacionamento

As dicas a seguir cabem a todos os tipos de redes de franquias, principalmente para recém franqueadores, que não têm a sua disposição um grande time de marketing. Ao criar conexões e nutrir um relacionamento com leads, a empresa passa a ter a responsabilidade de se portar igualmente com todos os usuários. É assim, afinal, que o posicionamento da marca se solidifica no mercado.

1) Retorne, sempre, os usuários

Alguns leads não são encontrados – eles vão de encontro à marca. O inbox do Instagram e os e-mails recebidos através do site estão cheios das mais variadas mensagens. Muitas delas são de pessoas interessadas pelos serviços da empresa. Independentemente todos os usuários são leads – consumidores em potencial que têm necessidades a serem atendidas.

Retorne um a um o mais rápido possível e, a partir da conversa, descubra o que possa criar vínculo. Lembre-se de contar com profissionais dispostos a cuidarem disso. Se sua empresa é pequena, tire tempo para você mesmo disso cuidar disso.

2) Atenda como você gostaria de ser atendido

Como já comentamos, o lead nurturing é baseado na criação de um relacionamento com os potenciais clientes. Como todo relacionamento, é um vínculo que se determina através da identificação de desejos, posturas e linguagens. Ao ser acessível ao seu público consumidor, a marca estará demonstrando sua prioridade: colocar o cliente à frente.

Principalmente os leads mais qualificados, aqueles que têm mais proximidade com a marca, devem receber o melhor atendimento possível, para que se sintam pertencentes ao que a empresa oferece. Muitas vezes, alguns potenciais clientes simplesmente desistem da marca por não se identificarem com ela e por não se sentirem confortáveis com o contato. Preste atenção nisso e, nunca esqueça: não force a barra.

3) Conte com um atendimento que incorpore as políticas da empresa

Por mais que as áreas de vendas, relacionamento com o cliente e gerenciamento de leads sejam de responsabilidade de equipes diferentes, todas elas representam a empresa aos olhos do consumidor. É por isso que, ao fazer uso do marketing digital, a rede deve ter políticas de relacionamento bem determinadas. Todas elas devem ser incorporadas pelo time de atendimento.

Tais políticas são necessárias para a resolução adequada das mais diversas questões com o público. A empresa que mantém sua postura demonstra seriedade e cria vínculos mais bem definidos com os leads.

4) Invista em marketing

Isso pode parecer óbvio, mas é importante que novos franqueadores reconheçam a importância de separar um fundo de investimento para a produção de conteúdos, administração de ferramentas online e para o monitoramento dos leads. Aos poucos, é possível mensurar o custo do lead nurturing para uma certa gama de usuários. Mas, desde o início, separe a quantia de dinheiro necessária para que seja elaborado o plano de marketing da rede.

Esse, deve ser um processo interligado, coerente desde à captura do lead até a venda de produtos. Lembrando que gerir leads é algo que deve ser feito de acordo com as políticas da empresa e, sendo ela uma franquia, tal comunicação também é feita de forma padronizada.

Devo contar com uma agência de marketing para cuidar dos meus leads?

É bastante comum a contratação de agências especializadas em marketing digital, encarregadas de cuidar da comunicação da empresa e da captação de leads. Para redes de franquias, isso pode ser interessante, pois o alcance ao público tende a ser maior. Entretanto, por mais válido que esse investimento seja, os leads não são apenas um alvo a atingir.

Fazer lead nurturing é algo que depende das políticas de posicionamento da empresa com seus clientes. O trabalho de uma agência deve estar estritamente alinhado com a visão da empresa. Logo, por mais que seja de grande ajuda, a contratação terceirizada de profissionais de comunicação não é exatamente necessária, ainda mais se a rede contar com uma equipe própria de marketing e vendas.

É importante que a equipe tenha conhecimento para captar e gerenciar os leads da empresa, criando mecanismos de mensuração e controle adequados ao perfil da rede. Quais são as necessidades dos consumidores? Que produtos eles mais estão buscando? O que está faltando? Como estão os lucros?

Ao pautar a produção de conteúdo e as estratégias de captação nessas questões, o marketing fica melhor direcionado a busca dos potenciais clientes. Assim, também, os leads já existentes mantêm seu interesse e não se afastam dos serviços da marca.

Se você está pensando em franquear, ou se recém franqueou sua empresa, comece a ficar de olho nas métricas das redes sociais e do site do seu negócio. Assim, é possível diagnosticar os ganhos e as perdas de leads.

Falhas sempre podem ser encontradas e resolvidas. Parta dos pontos abordados no texto e repense como o marketing digital está sendo elaborado. Lembre-se: ele funciona como um relacionamento entre empresa e cliente. E relacionamentos duradouros só existem com investimento de tempo, interesse e aproximação.

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