O que são leads? Saiba como gerar, qualificar e aumente o número de franqueados da sua rede

Leads são pessoas que possuem interesse em um produto ou serviço de uma empresa e disponibilizam informações suas através de formulários com dados para contato. Estes leads são possíveis clientes de um negócio e, por este motivo, são importantes para todas as empresas. Confira e saiba como gerar mais leads em sua franquia! 

O marketing digital rege a forma como empresas se comunicam com seu público consumidor – e isso é um fato. Pelos smartphones, marcas se fazem presentes no dia a dia das pessoas.

É impossível contar quantas vezes por dia você se depara com a publicidade na linha do tempo das suas redes sociais, ou com e-mails de promoções na sua caixa de entrada, por exemplo. Pois então, saiba que você é um possível lead das marcas que brotam na sua tela enquanto você navega.

Você se torna um lead ainda mais qualificado quando clica nos anúncios e faz login na loja virtual à qual foi direcionado, mesmo sem ter comprado nada. Mas, afinal de contas, o que é ser um lead? O que isso significa para negócios que utilizam ferramentas do marketing digital?

Neste conteúdo você vai encontrar os seguintes tópicos:

O que são Leads?

Primeiramente, lead significa guia/condutor, em inglês. No meio do marketing, leads nada mais são do que clientes em potencial. Através dos sites, ou de propagandas, os clientes são guiados a interagir e, assim, se tornarem leads. Eles são captados por meio da interação online das empresas com os usuários.

Seja pelas redes sociais, por listas de e-mail ou pela publicidade, marcas podem manter contato com aqueles que demonstram interesse pelos produtos e serviços oferecidos. E em um mercado de intensa concorrência, ter proximidade com leads pode garantir a fidelidade do público a uma marca.

No franchising, estar em contato constantemente com consumidores adquire uma importância ainda maior para a experiência do usuário. É mantendo o interesse dos consumidores que a empresa terá suas unidades visitadas. Isso é algoextremamente necessário para a expansão da rede. Preparamos esse post para que você entenda mais sobre o papel dos leads para franquias. Saiba como mantê-los por perto.

Como funciona o processo de geração de leads?

O conceito de lead só foi definido quando empresas viram no marketing digital uma forma de criar e manter conexões próximas com o público consumidor. Quando sites como o Google e o Facebook começaram a demonstrar que otimizavam seus resultados e conteúdos ao perfil dos usuários, marcas encontraram nisso uma brecha para estarem mais presentes em suas vidas. Com conteúdos que passam a aparecer em seus feeds, captam seu interesse.

A partir disso, há o primeiro contato, o qual já é suficiente para que o usuário se torne um lead.  As “iscas” podem ser as mais variadas (os ads são bastante utilizados hoje em dia). Normalmente, eles servem para redirecionar o lead a uma página, onde serão recolhidas suas informações.

Tendo-as, a empresa consegue manter o potencial consumidor interessado na marca, com o envio de conteúdos envolvendo promoções, lançamentos de produtos e todo tipo de experiência que se adéqua ao perfil de compra do usuário. Esse é o chamado lead nurturing – nutrição de leads.

Qual a importância de gerar leads em sua franquia?

Toda negócio tem como objetivo aumentar a sua base de clientes, não é mesmo? É por isso que a geração de leads é tão importante para sua franquia. Quando você otimiza espaços para gerar conversão e atrair leads, a sua rede está aumentando as oportunidades de negócio e chances de venda.

A geração de leads é feita após a atração do usuário, e isto se dá através da geração de valor a ele. Se você produz um conteúdo ou traz informação que seja relevante ou até mesmo a solução para a dor deste usuário, as chances deste lead se tornar um cliente são bem maiores.

Além disso, ao gerar leads, sua rede consegue planejar campanhas de marketing a partir da lista formada na captação. Isto proporciona uma campanha mais segmentada e direcionada, o que resulta em mais efetividade para a estratégia. Após isto, com uma lista formada, a própria nutrição se torna possível.

Pois, mesmo que um lead não se torne cliente no primeiro interesse, com o follow up e acompanhamento destes leads através de conteúdos, e-mails e etc. as chances deste lead se tornar cliente futuramente se tornam maiores. Afinal, após alimentá-los com conteúdo e outros métodos, sua rede os torna qualificados, aumentando suas taxas de conversão.

Quais são os principais tipos de leads?

Os leads são classificados de acordo com as etapas de qualificação que sofrem durante a jornada de compra. Portanto, há três principais classificações: IQLs, MQLs e SQLs.

Information-Qualified Leads (IQLs)

Esta classificação se dá aos leads também chamados de frios, ou seja, não possuem muita informação sobre sua empresa. Normalmente, estes leads são os que obtém contato com seu produto pela primeira vez através de um blogpost, anúncio ou outro tipo de mídia.

Estes leads precisam ser nutridos para que o processo de qualificação os leve à outra etapa, gerando o próximo tipo de lead.

Marketing-Qualified Leads (MQLs)

Este tipo de leads é aquele que foi nutrido através da equipe de marketing. No entanto, os que se encontram nesta categoria não estão qualificados para comprar o produto ainda.

Portanto, é nesta etapa que deve haver o trabalho da equipe de vendas e marketing que possa fornecer informações adicionais que ajudarão o lead na decisão de compra.

Sales-Qualified Leads (SQLs)

Esta classificação se dá àqueles que estão aptos a se tornarem clientes da empresa, ou seja, são qualificados. Normalmente, nesta etapa o lead demonstra um interesse imediato em comprar. Este tipo de lead também pode ser chamado de prospect, que é um possível cliente, que está qualificado, porém ainda não efetuou a compra.

A partir do momento em que o lead se torna um SQL, o trabalho de marketing não é mais necessário. É a partir daqui que o time de vendas atua com mais força, estabelecendo todos os requisitos e realizando o acordo para a transformação de um novo cliente.

Como qualificar os leads da sua franquia

Para que a estratégia de qualificação da sua rede seja eficaz é necessário ter dados que estabeleçam o estágio do lead no seu funil de vendas. Sendo assim, sua estratégia pode ser mais direcionada com a forma específica para cada etapa do funil, aumentando a eficiência e o retorno do investimento na qualificação.

As principais maneiras de qualificar um lead é através do acompanhamento e manutenção do contato com o lead. Para isso, podemos utilizar algumas estratégias:

  • Envio de conteúdo: após a captação, sua rede obtém este contato e pode alimentar os leads com conteúdos produzidos pela sua rede. Deste modo, sua franquia pode enviar informações sobre o mercado, curiosidades da rede e do segmento, conteúdos educacionais que ajudem o lead a entender mais sobre o seu produto e o mercado que está inserido. Esta estratégia é voltada principalmente às etapas de topo e meio de funil.
  • Ligação: esta etapa é geralmente quando o lead já se encontra no meio de funil e possui algum contato com sua rede. Para isso, seu time de vendas pode realizar uma ligação para saber a situação de interesse do possível cliente e o fornecer informações que o impulsionarão na decisão de compra.

Como gerar leads em minha franquia?

O principal objetivo de uma franqueadora é expandir sua rede para diferentes locais aumentando a autoridade da marca e sua presença no mercado, não é mesmo? Isto acontece por meio do aumento no número de franqueados que investirão na rede abrindo novas unidades.

Portanto, para que uma rede de franquias obtenha mais franqueados é necessário atrair investidores por meio da geração de leads. Para isso, há algumas formas de atraí-los.

Portal de franquias

Quando empreendedores buscam por novas oportunidades de negócio eles tendem a buscar no Google em fontes autoridades no ramo dos negócios. Portanto um Portal de Franquias, como o da Central do Franqueado, é uma maneira eficaz de atrair este público.

Uma das principais formas de atrair esse público é utilizando ferramentas como SEO, que atraem tráfego orgânico de usuários que buscam por oportunidades. O portal de franquias é otimizado para atrair o máximo de tráfego por meio de técnicas de Inbound Marketing.

Por meio deste serviço, você expõe informações de investimento da sua rede à empreendedores através de uma landing page otimizada para conversão. Além disso, nosso portal também conta com um CRM personalizado e serviço de automação de e-mails, que auxilia no processo de geração de leads.

Para saber mais sobre como funciona o nosso portal, clique aqui.

Blog

Outro canal que também é útil na geração de leads é o Marketing de Conteúdo. Esta estratégia é feita geralmente através de um blog, que produz conteúdos com informações e temas pertinentes ao mercado em que o negócio atua.

Além disso, ter um blog garante uma fonte de conteúdo educativo que pode ser utilizada para alimentar leads no processo de qualificação. Para que o blog tenha conversão é necessário otimizá-lo com técnicas como utilização de Call-to-actions que direcionem o leitor a enviar suas informações para a rede.

E-mail Marketing

Uma dos principais canais utilizados pela área de marketing ainda é o e-mail. Por meio deste, é possível desenvolver campanhas de e-mail marketing utilizando a lista de contatos vindas dos leads gerados.

Isto pode ser feito enviando os conteúdos produzidos pelo blog, ofertas da sua rede, novidades e informações sobre o mercado e oportunidades de negócio. O e-mail ainda é amplamente utilizado principalmente para negócios, portanto, usufruir da sua utilidade para gerar conversão é uma ótima estratégia.

Anúncio pago

Se sua rede não tem um time de marketing que possa investir em estratégias para gerar tráfego orgânico, os anúncios pagos podem ser bem interessantes para geração de leads. Ferramentas de geração de leads por meio de anúncios como Facebook Ads e o Google Ads são muito populares e eficientes.

O ideal para estes anúncios é realizar uma pesquisa de palavras-chave do seu segmento. Com isto, você mapeia quais são os principais termos pesquisados pelos usuários quando buscam o serviço ou produto que sua empresa oferece. Isto direciona sua campanha trazendo eficiência para conversão de leads.

Considerações finais

É muito importante um bom trabalho para conversão e atração de novos franqueados. O ambiente digital é o principal meio por onde os empreendedores buscam novas oportunidades de negócio.

Portanto, se você busca expandir o alcance da sua rede e gerar mais conversão, atraindo novos investidores, confira também nosso conteúdo sobre como realizar uma boa divulgação de franquias.

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