Intranet e extranet: o que são e qual sua funcionalidade em redes de franquias

A tecnologia é cada vez mais incorporada no mundo dos negócios. Algumas são utilizáveis em qualquer contexto empresarial e em todo tipo de empresa. É o caso das redes de Intranet e Extranet, que facilitam a comunicação em franquias. Saiba como elas podem facilitar a vida de gestores, colaboradores e até mesmo clientes!

Confira o que você vai encontrar neste conteúdo:

Desde que os computadores passaram a fazer parte da vida das pessoas, muitas tarefas que demandavam tempo, organização e esforço foram simplificadas em comandos fáceis que resolvem problemas em questão de segundos. Dentre elas, destaca-se a necessidade do contato entre profissionais em ambientes empresariais e da comunicação da empresa com seus consumidores. 

Se antes os fluxos organizacionais de um negócio eram feitos de forma manual, hoje a automação tomou conta de tudo. Da mesma forma, agora que existe a possibilidade de conexão em rede entre uma empresa e seus clientes, processos de atendimento e compra se tornam muito mais autônomos.

Você deve estar pensando que tudo isso é possível graças à Internet. Claro, essa rede é protagonista da modernidade e é o primeiro nome que vem à cabeça quando lemos sobre tecnologia. Mas você sabia que existem outros tipos de rede utilizadas especialmente para fins comerciais e empresariais? É o caso da Intranet e da Extranet. 

Essas redes, também formadas pela conexão de dispositivos, são destinadas ao uso de usuários específicos – diferentemente da Internet, que permite a conexão de qualquer um que tenha um dispositivo de acesso. A seguir, explicaremos um pouco mais sobre esses conceitos e exemplificaremos possibilidades de uso em redes de franquias. Vamos lá?

Intranet: rede para utilização em ambiente particular

A Intranet, como o próprio nome já sugere, é uma rede de uso interno. Ela é acessada exclusivamente por computadores que possuem permissão para estarem conectados, através de um registro. Logo, o formato tem a finalidade de criar conexões particulares, restritas a um determinado grupo de usuários. Isso é de bastante utilidade em ambientes empresariais, que podem usar da Intranet para criar uma plataforma de contato entre funcionários.

Conectar dispositivos através de uma rede particular é uma maneira segura para trocar todo tipo de informação que envolve a gestão de um negócio. Qualquer dispositivo com acesso à internet, ao ser registrado na rede de Intranet, pode acessá-la de qualquer lugar. Ou seja: isso é extremamente útil para redes de franquias. 

Intranet em franquias: como usar?

  • Sistema de gerenciamento em uma unidade

Uma rede de Intranet pode ser formada para a conexão de computadores em uma única unidade de franquia. Com isso, é possível formar um sistema de gerenciamento a ser utilizado pelos funcionários da loja. Nessas plataformas as mais variadas informações podem ser atualizadas e compartilhadas, como ordens de pedidos, quantidade de estoque e demandas de trabalho. A criação de um sistema próprio a partir da Intranet é necessária em qualquer negócio, principalmente naqueles com fluxos mais rápidos de venda.

  • Troca de informações entre franqueador e franqueados

Da mesma maneira, a partir da Intranet, o franqueador e os franqueados de uma rede podem manter contato em um espaço particular, acessível de qualquer local. No franchising, isso é algo necessário para a troca de informações a respeito do funcionamento das unidades. Essas podem envolver as demandas de suporte e o monitoramento das vendas de cada uma das lojas.  

Extranet: rede estendida à utilização de terceiros

Se a Intranet funciona de maneira particular em negócios, a Extranet visa criar conexões entre usuários de fora do ambiente empresarial. Esse tipo de rede libera o acesso de determinadas informações a terceiros, conectados em outros lugares que não a empresa. 

Uma conexão de Extranet possibilita a navegação em partes específicas do sistema de Intranet utilizado pelos funcionários. Um exemplo básico é o contato entre gestores e fornecedores para a realização de pedidos de matérias-prima. Clientes também podem interagir com uma empresa através dessas conexões, em portais de compra, por exemplo.

Como utilizar o Extranet em franquias?

  • Contato com fornecedores

Parte da gestão de unidades de franquia envolve o contato com os fornecedores licenciados pela franqueadora, para a entrega de matérias-prima utilizadas na elaboração dos produtos. Disponibilizar um canal único para o uso dos fornecedores é uma maneira de facilitar a visualização de pedidos. O sistema de gerenciamento das lojas pode ser aberto em uma conexão de Extranet para o acesso desses profissionais. 

  • Canais de atendimento e e-commerce

Consumidores também podem se beneficiar com a possibilidade de acesso por Extranet. Canais online de atendimento para a solução de problemas organizam tal demanda e tornam o trabalho mais rápido. O e-commerce também é um formato viabilizado por esse formato de rede, pois conecta os profissionais responsáveis pela gestão do site da marca com clientes que estão comprando pela Internet. Franquias que funcionam com delivery podem aproveitar essa funcionalidade.

Conheça a plataforma Central do Franqueado

Aproveitando o assunto, queremos dar uma dica especial para você! Pensando em facilitar o contato entre franqueadores, franqueados, fornecedores e em primar pelo controle de qualidade das unidades de franquias, desenvolvemos a plataforma de gestão Central do Franqueado. Segmentado em diferentes módulos, cada um com uma função específica, o sistema contribui para a comunicação eficiente em franquias e para a padronização de processos de pequenas e grandes redes. A plataforma trabalha com o serviço de intranet e extranet e se compromete em melhorar significavelmente a comunicação da sua rede. Quer saber mais? Então clique aqui e venha conhecer!

Para mais conteúdos sobre gestão em franquias, continue navegando pelo nosso blog! Dê uma olhada também nos nossos e-books – materiais educativos preparados especialmente para gestores de franchising. Boa leitura!

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!