Intraempreendedorismo: aprenda mais sobre o conceito

Confira o nosso conteúdo sobre intraempreendedorismo e saiba como a ferramenta pode ajudar a sua empresa a crescer.

Como o próprio nome sugere, intraempreendedorismo significa empreendedorismo interno. Ou seja, diz respeito ao ato de empreender dentro dos limites de uma organização já existente. O termo deriva da palavra de língua inglesa intrapreneur que, por sua vez, foi criada a partir da abreviação da expressão intracorporate entrepreneuring – empreendedorismo intra corporativo, em tradução livre.

 O objetivo da ferramenta é promover o crescimento e aumentar a competitividade nas organizações.  O intraempreendedorismo é considerado um grande diferencial, pois é capaz de gerar vantagens competitivas permanentes através da geração constante de inovação.

Além de aumentar o nível de inovação e produtividade das organizações, a ferramenta permite organizar as empresas para que o trabalho volte a ser uma expressão da contribuição da pessoa à sociedade.

O intraempreendedorismo foca no funcionário individualmente e em sua propensão para agir sozinho de forma empreendedora. Apesar de o conceito existir há algumas décadas, o interesse sobre ele é relativamente recente.

Em uma época em que a concorrência é cada vez mais acirrada, a organização que incentivar a inovação através de seus funcionários, inegavelmente estará aumentando a produtividade, gerando comprometimento, responsabilidade e, acima de tudo satisfação, o que contribui efetivamente para o crescimento.

Abaixo, nós iremos trazer as principais vantagens do intraempreendedorismo, além de dar algumas dicas de como sua empresa pode adotá-lo.

Características do Intraempreendedorismo

Proatividade

A empresa não deve esperar os problemas acontecerem para implementar mudanças. Ao invés de incentivar as ações apenas de forma reativa, é fundamental que os gestores contem com colaboradores que possuam a capacidade de antever os problemas. Assim, torna-se mais fácil solucioná-los.

Interdisciplinaridade

A empresa precisa ser vista como um sistema composto por diversas partes inter-relacionadas. Os colaboradores devem ser incentivados a dialogar com outras áreas, de forma que tenham condição de propor as melhores soluções para o negócio.

Motivação

Colaboradores motivados são mais capacitados para suportarem as responsabilidades e as pressões inerentes aos processos de mudança. A motivação está diretamente relacionado à Cultura Organizacional da empresa, que precisa incentivar um ambiente favorável.

Inovação

Essa talvez seja a principal característica do intraempreendedorismo. O esforço para encontrar soluções novas para os problemas ajuda a empresa a crescer de forma sustentável. Assim, ela não precisa realizar investimentos muito grandes toda vez que precisar modificar um processo.

Intraempreendedor

O intraempreendedor é o colaborador que assume a responsabilidade de promover a inovação de qualquer tipo, a qualquer momento e em qualquer lugar da empresa. Trata-se é uma pessoa que possui habilidades para atuar em qualquer setor, onde quer que se tenha proposto um novo projeto. Ele possui capacidade de interação com os objetivos propostos e de identificação de novas oportunidades que possam beneficiar o negócio.

As principais características do intraempreendedor são:

  • visão, 
  • polivalência, 
  • necessidade de agir, 
  • dedicação, 
  • metas, 
  • superação de erros, e
  • administração de riscos.

Pode-se dizer que o intraempreendedor é criativo, persistente, autoconfiante, dedicado, proativo e inovador. Além disso, ele sabe identificar e criar novas oportunidades, tem capacidade de decidir por conta própria e correr riscos.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Então confira diversos outros artigos no nosso blog. Aproveite para acessar o nosso tutorial sobre como consultar o CNPJ pelo site da Receita Federal.

Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!