Inteligência de Mercado: o que é e como pode ser utilizada em franquias

Se você tem um negócio, deve saber da importância de conhecer o terreno onde você está pisando. A análise constante da concorrência e dos consumidores é primordial para reunir dados que possam auxiliar na tomada de decisões estratégicas sobre a atividade da empresa. É disso que se trata a Inteligência de Mercado. Saiba mais sobre sua função em franquias! 

Neste texto você lerá sobre:

O que é Inteligência de Mercado?

Empreender é estar em um campo de batalha. O mercado não é piedoso com nenhuma empresa – ganha aquela que está melhor preparada e estruturada. Mas, o que fazer para preparar um negócio para competir diretamente com outros? Como estruturá-lo para atender às demandas do seu público-alvo

Ao monitorar a atividade da concorrência e o comportamento dos consumidores, é possível extrair dados que possam fortalecer as estratégias de posicionamento da empresa. Isso é o que chamamos de Inteligência de Mercado. A Inteligência de Mercado, Inteligência Competitiva ou Marketing Intelligence é uma prática de marketing que visa analisar o segmento de atuação da empresa e reunir todo tipo de informação relevante para a tomada de decisões a respeito da empresa. 

Da coleta de dados, à sua posterior análise, à elaboração de estratégias, a IM é uma forma de manter o negócio a par de tendências e inovações. Assim, o empreendimento se mantém no mercado, competindo par a par com seus concorrentes. 

A IM se preocupa com a competitividade do mercado. Entretanto, ela aborda muito mais do que a análise da concorrência. Competir com negócios semelhantes é dividir públicos-alvo. Logo, pensar em Inteligência de Mercado é estar de olho nos consumidores: monitorando seu engajamento online e offline, observando seu comportamento, entendendo suas necessidades. É importante considerar o momento econômico do território de atuação, pois esse tem direta influência nos hábitos de consumo da população.

Por que utilizar Inteligência de Mercado em franquias?

Todas as informações descritas acima podem auxiliar qualquer negócio na melhora de sua performance. Tal acompanhamento faz toda a diferença na elaboração de estratégias de marketing e vendas da marca. 

Considerando a amplitude das atividades de uma rede de franquias, a importância da Inteligência de Mercado em sua gestão é ainda maior. Afinal, uma empresa que funciona no formato de franquias estará lidando com públicos diversos e precisará de uma estrutura muito mais firme para manter sua atividade. Logo, a IM é fundamental no franchising para:

  • Estruturar a rede de acordo com seus objetivos no mercado;
  • Conhecer as necessidades dos públicos-alvo;
  • Observar potenciais concorrentes e acompanhar suas estratégias;
  • Perceber como a marca está sendo vista pelos consumidores;
  • Compreender novos mercados durante a expansão da rede;
  • Adaptar a logística da rede às novas tecnologias;
  • Analisar a situação do segmento de mercado da rede.
  • E muito mais.

Dentro desses itens, caberá à franqueadora perceber as maiores dificuldades da rede para buscar por soluções e, também, usar de seus diferenciais para posicionar a marca no mercado. É importante lembrar que não há tecnologia ou estratégia sem um bom produto ou serviço, que supra às necessidades de seu público.

Como utilizar estratégias de Inteligência de Mercado em franquias?

É indispensável dispor de uma equipe (ou de um bom profissional) responsável pela análise do mercado da rede. Obter dados e informações para desenvolver uma Inteligência de Mercado é, afinal, um trabalho de constante observação. Cabe à franqueadora preparar os profissionais que serão encarregados disso – capacitando-os a respeito da logística da franquia e de sua proposta, a fim de que possam compreender seu posicionamento no mercado em comparação à concorrência. 

Não existe um roteiro de estratégias de IM para franquias, pois são muitas as ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar o mercado. As ideias a seguir são práticas muito utilizadas por empresas e podem ser úteis para franquias de todos os portes.

1. Análise SWOT

Diagnosticar as forças (strenghts) e as fraquezas (weaknesses) do negócio e analisar oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado é um dos primeiros passos para a elaboração de estratégias de posicionamento. A análise SWOT é um método simples, mas eficiente, para iniciar o desenvolvimento da Inteligência Competitiva da empresa.

2. Benchmark

Observar afundo os concorrentes não é apenas avaliar suas propostas, seus produtos e serviços. A prática de Benchmark consta na comparação entre sua empresa e negócios semelhantes, a fim de compreender com mais clareza no que se dá a competição. Essa é uma forma, também de encontrar brechas no mercado e diferenciais a serem explorados. 

3. Monitoramento de redes sociais

Não podemos esquecer das ferramentas que têm regido a relação entre marcas e consumidores na atualidade. A maneira como os usuários interagem com a empresa nas redes sociais diz muito sobre seu comportamento de consumo e seu perfil. Monitorar sua atividade é algo que agrega muito para a Inteligência de Mercado da rede. Isto acontece pois a Internet traz muitas informações relevantes para a criação de estratégias de marketing e expansão da franquia.

A Inteligência de Mercado é apenas um dos conceitos a serem aproveitados na gestão estratégica de franquias. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso conteúdo sobre planejamento estratégico, no qual trazemos mais metodologias sobre a pauta. Boa leitura!

Resumo

🟢 O que é Inteligência de Mercado?

Ao monitorar a atividade da concorrência e o comportamento dos consumidores, é possível extrair dados que possam fortalecer as estratégias de posicionamento da empresa. Isso é o que chamamos de Inteligência de Mercado. A Inteligência de Mercado, Inteligência Competitiva ou Marketing Intelligence é uma prática de marketing que visa analisar o segmento de atuação da empresa e reunir todo tipo de informação relevante para a tomada de decisões a respeito da empresa.

⚠️ Por que utilizar Inteligência de Mercado em franquias?

  • Estruturar a rede de acordo com seus objetivos no mercado;
  • Conhecer as necessidades dos públicos-alvo;
  • Observar potenciais concorrentes e acompanhar suas estratégias;
  • Perceber como a marca está sendo vista pelos consumidores;
  • Compreender novos mercados durante a expansão da rede;
  • Adaptar a logística da rede às novas tecnologias;
  • Analisar a situação do segmento de mercado da rede.
  • E muito mais.

✅ Como utilizar estratégias de Inteligência de Mercado em franquias?

  1. Análise SWOT;
  2. Benchmark;
  3. Monitoramento de redes sociais.
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!