Inteligência artificial: o que é e como pode beneficiar a transformação digital da sua franquia

Inteligência artificial é uma ramo de pesquisa da ciência da computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos. Esses mecanismos tem como objetivo simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.

Enquanto as grandes corporações lançam novidades tecnológicas constantemente e você usufrui delas em sua casa ou com o seu smartphone, muitas pessoas acreditam que a inteligência artificial (IA) ainda pertence ao universo da ficção científica e da computação.

O que você verá neste artigo:

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é uma ramo de pesquisa da ciência da computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos. Esses mecanismos tem como objetivo simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.

O objetivo central das pesquisas relacionadas à inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam “pensar” exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

Não apenas solucionar problemas de maneira racional, mas o grande “passo” dentro dos estudos da inteligência artificial é o desenvolvimento de sistemas que consigam aprender e se autodesenvolver. Em outras palavras, significa criar novas deduções a partir da junção de várias informações fragmentadas, assim como acontece dentro do sistema neurológico dos seres humanos.

Indo além do ponto de vista cognitivo, outra grande ambição das pesquisas envolvendo tecnologias de inteligência artificial é a possibilidade de fazer com que a criatividade, emoções e sentimentos humanos possam também ser reproduzidos pelas máquinas.

A ideia de inteligência artificial pode parecer enredo de história de ficção científica. Mas graças aos avanços das pesquisas na área, significativos resultados já começam a aparecer e a fazer parte do cotidiano das pessoas.

O conceito dessa tecnologia tem passado por mudanças conforme suas aplicações se desenvolvem. Mas, em resumo, podemos dizer que é a tecnologia que permite mais autonomia às máquinas por meio da computação: elas conseguem aprender, pensar e tomar decisões de forma inteligente, a partir de sua programação.

A equação básica da tecnologia da Inteligência Artificial atualmente é: Big Data + Modelos de Dados Eficientes + Computação em Nuvem = Máquinas Inteligentes.

Estes modelos de dados envolvem algumas áreas da Ciência da Computação, em especial Processamento de Linguagem Natural, Deep Learning e Machine Learning.

Portanto, a Inteligência Artificial é a tecnologia que propicia máquinas inteligentes para resolver problemas, aumentando a produtividade e aprimorando áreas como saúde, finanças, marketing e vendas, atendimento ao cliente e agricultura.

Conheça 5 exemplos de Inteligência artificial em nosso dia a dia

  • Aplicativo de rotas

Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais utilizada em aplicativos de variados tipos, mas destacamos os aplicativos de rotas como Google Maps e Waze.

Eles são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrar as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito. E, certamente, você já utilizou ou conhece alguém que utiliza esses aplicativos no cotidiano, não é?

  • Busca no Google 

Você sabia que os resultados de busca do Google são diferentes para cada pessoa? Isso é Inteligência Artificial: vários parâmetros são analisados, baseados em dados colhidos do usuário.

Assim, as respostas mais adequadas para você são mostradas a partir dos sites que você visitou, suas pesquisas, seu perfil e publicações que curtiu, comentou ou compartilhou. Um caso de presença quase frequente dessa tecnologia em nosso dia a dia, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar.

A Inteligência Artificial também é cada vez mais útil no comércio eletrônico. As lojas trabalham, basicamente, com custo e prazo, focadas na logística.

Por meio dela, pode-se conseguir prazos melhores para os clientes com custos mais atrativos, pois são realizados prognósticos de vendas para organizar a logística. Por exemplo: menor quantidade de caminhões, contendo mais cargas.

  • Mercado financeiro 

Em relação às finanças, a Inteligência Artificial também tem sido de grande ajuda. Os investidores podem contar com inúmeros aplicativos e softwares, por exemplo, que lhes auxiliam na organização das finanças e até mesmo nos investimentos.

Além disso, até mesmo as próprias operações de investimento na bolsa de valores são possíveis graças à Inteligência Artificial e ao avanço da tecnologia. Humanamente, seria impossível acompanhar toda a movimentação do mercado financeiro, então robôs inteligentes fazem isso.

As startups também não podem ser desconsideradas. Afinal, existem hoje até mesmo robôs que verificam alternativas de investimento e desvelam o perfil do investidor. O desempenho de cada carteira é monitorado, e ajustes podem, inclusive, ser realizados por meio de I.A.

  • Câmeras de vigilância 

Andando por aí você sempre pode ter uma máquina com tecnologia de I.A lhe vigiando, principalmente em lojas ou instituições, ou mesmo na rua.

Com a I.A, inúmeras câmeras vigiam ao mesmo tempo, com um software inteligente que tem muito mais do que dois olhos humanos, que seriam suscetíveis a distração e à visão equivocada ou tendenciosa. Mais uma confirmação de que a Inteligência Artificial faz parte do dia a dia.

Principais benefícios que a inteligência artificial oferece a sua rede

Existem diversos motivos para aplicar a inteligência artificial na indústria. Entre as vantagens, estão a maior eficiência, a possibilidade de automatizar processos e, consequentemente, o aumento na velocidade de conclusão de tarefas.

Redução de custos operacionais 

As aplicações que utilizam a inteligência artificial são capazes de reduzir erros e aumentar a produtividade. Por isso, as empresas que adotam a tecnologia conseguem eliminar facilmente diversos custos operacionais.

Empresas de logística e transporte, por exemplo, não precisarão de motoristas para conduzir as frotas de caminhões. Com a possibilidade de locomoção ininterrupta, as entregas terão prazos ainda menores.

Inovação

A transformação digital tem tudo a ver com a inovação proporcionada pelas novas tecnologias. Nesse cenário, a I.A surge para complementar as mudanças.

Por meio de algoritmos avançados, é possível detectar e, ainda mais impressionante, reagir a acontecimentos em tempo real. Assim, as organizações têm mais domínio sobre suas aplicações e necessidades afinal, o aperfeiçoamento da infraestrutura da tecnologia da informação mantém os processos sob controle.

Eficiência

Processar grandes quantidades de dados é extremamente complicado para qualquer ser humano. No entanto, é possível desenvolver algoritmos inteligentes e sustentados por Big Data que permitem às máquinas fornecer insights sobre conjuntos de dados com maestria.

A inteligência artificial diminui o risco de fadiga operacional e evita problemas de manutenção. A capacidade de processar dados vai definir o caminho para automatizar tarefas, especialmente as repetitivas, economizando uma quantidade considerável de esforço e tempo das equipes de trabalho.

Aumento da automação

A inteligência artificial já contribui e ainda contribuirá muito para o aumento da automação de diferentes tarefas. Algumas atividades, como classificar itens, conferir estoques, prever tendências e entregar produtos, serão executadas com maior grau de precisão. Dessa forma, as empresas podem manter seus serviços com alta qualidade, independentemente da sua área de atuação.

Segurança

Ferramentas que fazem o reconhecimento por voz ou facial já são usadas em diversos setores, além de estarem presentes em muitos aparelhos eletrônicos. Os avanços tecnológicos permitem, ainda, que rostos disfarçados sejam reconhecidos, mesmo que eles estejam de boné, óculos escuros ou lenços.

Mecanismos de reconhecimento de voz também conseguem ter uma boa taxa de acerto ao avaliarem a transcrição de uma conversa. Isso mostra que a segurança está consideravelmente mais aprimorada pela inteligência artificial.

Agilidade 

Nas empresas, os dados se espalham entre os diferentes setores do negócio. Assim, a inteligência artificial ajuda a construir uma conexão mais coesa entre as diferentes áreas, ao mesmo tempo em que mantém a agilidade.

Com os algoritmos automatizados, acumular e processar essas informações dispersas requer quase nenhum esforço manual. Ou seja, a tecnologia é aplicada para entregar soluções ágeis e inteligentes para o negócio.

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando pelo nosso blog e conhecendo diversos assuntos do mundo do franchising!

Resumo

🟢 O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é uma ramo de pesquisa da ciência da computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos. Esses mecanismos tem como objetivo simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos.

O objetivo central das pesquisas relacionadas à inteligência artificial baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam “pensar” exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações.

✅ 5 exemplos de Inteligência artificial em nosso dia a dia

  • Aplicativo de rotas;
  • Busca no Google;
  • E-commerce;
  • Mercado financeiro ;
  • Câmeras de vigilância.

🥇 Principais benefícios que a inteligência artificial oferece a sua rede

  • Redução de custos operacionais;
  • Inovação;
  • Eficiência;
  • Aumento da automação;
  • Segurança;
  • Agilidade.
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!