Quais as melhores formas para fazer inspeções em franquias?

Se existe algo precisa ser diário dentro de uma empresa, é preocupação dela em relação a seus produtos, clientes e colaboradores. Então, uma boa forma de sempre manter uma empresa apta a funcionar e longe de riscos, é através das inspeções. Descubra sua importância!

O que você vai encontrar neste artigo? 

Nos últimos anos, a segurança e qualidade oferecida a clientes e equipes passou a ser uma pauta bastante debatida. Mesmo que antes a preocupação com tal questão já existisse, ela passou a ser intensificada, a ponto das inspeções passarem a ser extremamente necessárias e frequentes. 

Aliás, como existem negócios diversos, existem vários tipos de inspeções que podem ser feitas no cotidiano de uma franquia. Tarefa que existe bastante atenção de gestores e responsáveis, que precisam garantir a segurança  de todos. 

Com a finalidade de apresentar tudo sobre inspeções para franquias, nós da Central do Franqueado elaboramos esse conteúdo. Através dele você vai descobrir o que são elas, quais seus tipos, quem é responsável por elas, entre outros pontos relevantes. 

O que são inspeções?

Inspeções são checklists ou listas de averiguações que buscam vistoriar se itens necessários em local estão presentes ou funcionando de forma correta, ou, se produtos estão sendo produzidos corretamente. A meta das inspeções, é prevenir acidentes, potenciais riscos, problemas, entre outros itens, a todos os envolvidos em uma empresa, desde colaboradores a clientes. 

Resumidamente, as inspeções podem ser entendidas como ferramentas que aglomeram um conjunto de regras que precisam ser seguidas. Sendo algo primordial para ser feito dentro de qualquer empresa ou franquia. 

Quem é responsável pelas inspeções?

Dentro de empresas, sempre terá um profissional responsável pelas inspeções e normalmente será a equipe de segurança do trabalho ou responsáveis pela qualidade dos produtos. Entretanto, em empresas e franquias que não possuem tal equipe, ela pode ser feita por um colaborador treinado para isso, além de contratados externos.

Quem faz a inspeção precisa conhecer e vistoriar setores de uma franquia com cautela, buscando analisar todos os riscos possíveis aos colaboradores, patrimônio, meio ambiente, frequentadores, etc. Tal atenção é necessária para garantir eficácia, pois normalmente os acidentes e problemas acontecem quando dois fatores ou mais estão presentes e sendo ignorados.

O responsável pela inspeção tem como missão fazer as checagens corriqueiramente, sendo parte do seu cronograma de tarefas. Além que, é preciso gerar relatórios para acesso quando necessário. 

Inspeções de qualidade

Esse tipo de inspeção busca averiguar e testar produtos com o objetivo de descobrir se estão oferecendo o que se espera. Diferente da auditoria que analisam todo o processo de produção, as inspeções de qualidade apenas verificam o produto em diferente momentos de sua produção.

Para esse processo, o responsável precisa elaborar uma lista com todos os pontos, e é preciso ter bastante atenção. Ela normalmente vai impedir que riscos de saúde ou qualidade passem, o que é muito importante para a franquia possibilitar bons produtos e serviços aos clientes.

Conheça os tipos de inspeções de qualidade

Existem diversos tipos de inspeções de qualidade, mas para a averiguação de produtos as mais comuns são:

Pré Produção

Acontece antes da produção de um produto, e geralmente analisa como estão os insumos e matérias primas necessárias. Normalmente são enviados amostras para laboratórios para fazer a análise da qualidade. São ótimas para evitar problemas, falhas e perdas futuras.

Em processo de produção

São feitas durante algum período no qual o produto está em produção, com a finalidade de encontrar erros ou potenciais riscos, a fim de evitar que os produtos finais contenham erros e perdas na produção. É feita para gerar relatórios que apresentem se o produto irá entregar a qualidade esperada.

Pós produção

Nessa inspeção é analisado tudo que foi produzido, averiguando se o produto final realmente gerou as expectativas esperadas. Também é feita a contagem dos itens, quantidades armazenadas, etc. Sua maior vantagem é garantir resultados mais confiáveis.

Conheça os tipos de inspeções de segurança

Você já deve imaginar que existem mais do que apenas uma forma de inspeção de segurança para franquias, não é mesmo? Principalmente porque empresas ou franquias possuem demandas diferentes, com isso, as inspeções também apresentam variáveis.

E como não é surpresa, abaixo listamos alguns tipos de inspeções existentes que você pode começar a fazer quanto antes em sua franquia. 

Inspeção de rotina

Sendo umas das mais comuns e conhecidas, a inspeção de rotina acontece com muita frequência, podendo ser diária, semanal ou mensal. Ela pode ser feita por profissionais responsáveis pela segurança do trabalho, e busca encontrar ações ou problemas que podem prejudicar o funcionamento de uma franquia. 

Dentre alguns pontos que podem ser encontrados estão, atritos, problemas em maquinários, aparelhos sem funcionar, problemas na estrutura física e digital, entre outros. Uma boa sugestão, é pedir apontamentos de colaboradores que atuam no setor analisado. 

Inspeção periódica

Como o próprio nome sugere, são inspeções que acontecem entre um espaço de tempo estipulado, sendo agendadas com antecedência. A meta desse tipo de inspeção é checar principalmente itens ocasionados com o tempo, ou seja, ocorridos por questões naturais e ambientais, como desgaste e validade. 

Geralmente algumas inspeções periódicas como de equipamentos de proteção contra incêndios e outras, são obrigatórias por lei. 

Inspeção especial

Essas inspeções costumam acontecer em momentos que realmente se mostram necessárias. Principalmente por demandarem a presença de um profissional em específico para serem feitas. Além da necessidade de aparelhos e testes para medição. 

São mais comuns a serem feitas quando acontece um problema surpresa, qual requer uma análise mais cautelosa.

Inspeção oficial 

Geralmente essas inspeções são feitas por órgãos oficias e seguradoras. Além da checagem dos itens de segurança, acontece uma análise de documentos e licenças. 

Inspeção eventual

Buscam averiguar itens específicos, e normalmente não possuem datas ou locais para serem feitas. Isso porque, ocorrem quando necessárias ou surgem problemas e demanda diversificada. 

Inspeção geral

Tais inspeções costumam ser realizadas regularmente dentro de empresas, e buscam checar a segurança e medicina do trabalho. Dentre seus participantes são comum os técnicos de segurança, médicos do trabalho, etc.

Inspeção parcial 

São inspeções feitas em áreas específicas de uma empresa. Se caracterizam por serem as inspeções mais detalhadas, além de serem bastante eficazes quando existem problemas em setores.

O que pode ser considerado um risco?

Como já dito, a função das inspeções de segurança buscam averiguar potenciais riscos a colaboradores e clientes. Mas, você sabe o quais são esses riscos que necessitam ser analisados? Dentre os mais comuns estão: 

  • Falta de ferramentas de uso individuais, também chamadas de EPIs, que são capacetes, máscaras de proteção, botas, vestimentas adequadas, etc;
  • Falta de ferramentas de uso coletivo, conhecidas como EPCs, que são placas e sinalização de perigo ou cuidados, avisos, etc;
  • Pendência de manutenção e análise de desempenho de máquinas e equipamentos utilizados por colaboradores e clientes;
  • Ações que podem gerar problemas ambientais;
  • Não checagem de como os processos estão sendo desenvolvidos dentro da empresa;
  • Elaboração de processos de modo incorreto;
  • Equipes sobrecarregadas, o que ocasiona em cansaço sobre colaboradores.

Benefícios de inspeções em franquias

Existem várias vantagens em torno de fazer inspeções recorrentes dentro de franquias. Através delas é possível garantir o fluxo de funcionamento de uma franquia com segurança, sem riscos e com alta produtividade. Abaixamos listamos tópicos que serão melhorados através de inspeções:

Operação com segurança

Dois pontos de uma franquia são afetados positivamente através de inspeções, sendo as máquinas, que vão estar sempre funcionamento corretamente e sem falhas. Assim como, o capital humano, que está livre de situações de riscos que podem ser causados por defeitos em equipamentos.

Evitar acidentes

Por meio de inspeções será possível encontrar o problema antes mesmo dele acontecer, o que vai evitar que acidentes e situações complicadas aconteçam. Aliás, uma boa inspeção necessita analisar o máximo de itens possíveis, pois para acontecer um acidente, qualquer coisa pode ser a causa.

Gestão da qualidade

Através das inspeções é possível certificar que sua franquia está oferecendo a qualidade esperada para seus clientes. Além de ser uma boa opção para analisar como está a padronização da rede. Algo que é extremamente necessário, principalmente para garantir que sua franquia continue possibilitando boas experiências ao público indiferente da unidade que ele frequente. 

Viu só a importância de fazer inspeções dentro de franquias? Acredito que você vai checar agora mesmo como estão sendo feitas as inspeções dentro de sua rede. Uma boa alternativa para se contar para essa tarefa são as auditorias.

E aí, gostou do conteúdo? Então, leia nosso conteúdo sobre DAM.

Resumo

💬 O que são inspeções?

Inspeções são checklists ou listas de averiguações que buscam vistoriar se itens necessários em local estão presentes ou funcionando de forma correta, ou, se produtos estão sendo produzidos corretamente. A meta das inspeções, é prevenir acidentes, potenciais riscos, problemas, entre outros itens, a todos os envolvidos em uma empresa, desde colaboradores a clientes. 

⚙️ Benefícios gerados por inspeções

  • Operação com segurança
  • Evitar acidentes
  • Gestão da qualidade

⚙️ Quais os tipos de inspeções de segurança mais comuns?

  • Inspeção de rotina
  • Inspeção periódica
  • Inspeção especial
  • Inspeção oficial
  • Inspeção eventual
  • Inspeção geral
  • Inspeção parcial
Solicite uma Demonstração para sua Rede de Franquias!