Como inovar a sua rede de franquia

Confira as sete dicas que a Central do Franqueado preparou para você inovar a sua rede de franquia.

Uma rede franqueadora nasce do trabalho árduo de construção de imagem. Os produtos e serviços oferecidos pela empresa precisam ser fortes, marcantes e possuir uma boa qualidade. É a partir do reconhecimento da marca que outros empreendedores vão querer expandir a rede e levar o nome da sua empresa para outros lugares.

Porém, é essencial a constante atualização da franqueadora para não perder o pique do negócio. Para vencer a concorrência e também a ameaça de negócios internacionais que chegam ao Brasil, é preciso estar sempre um passo a frente. É importante inovar, tanto no produto ou serviço oferecido, quanto no modelo de negócio da sua empresa.

7 Dicas para inovar na sua franquia + 1 bônus

1) Participe de feiras e eventos

Quando se assume o comando de uma rede de franquias, é preciso ter o compromisso de acompanhar o desenvolvimento do mercado de franchising. Para isso, participar de feiras e eventos é essencial. Além de ser uma ótima maneira de conquistar novos franqueados, é também uma forma de formar networking, se manter atualizado e dar mais visibilidade à marca.

Além dos eventos relacionados ao franchising, o empreendedor precisa participar também de feiras do seu próprio setor de atuação. Isso é importante para entender onde o setor vai mudar, o que está vindo de novo e como pode inovar sua rede.

2) Acompanhe os concorrentes

Esteja sempre de olho nas empresas que são concorrentes da sua marca. Acompanhe seu atendimento, seus processos, e reconheça seus pontos fortes e fracos. Mas lembre-se: o foco da sua operação não é superar seus concorrentes em resultados, tente superar sempre os resultados anteriores de sua própria empresa.

3) Leia publicações nacionais e internacionais

Fique informado sobre o que acontece no Brasil e no Mundo, em franchising e em business. Algumas publicações interessantes que você deve acompanhar sobre o mercado de franquias são:

4) Invista em tecnologia

Rever antigos processos pode trazer grandes ganhos para a rede. Automatizar sistemas torna mais fácil algumas tarefas e facilita o contato entre o franqueador e o franqueado.

Plataformas de gestão e comunicação de franquias, por exemplo, podem facilitar processos da rede, otimizar relacionamento entre o franqueador e o franqueado, além de possibilitar o acompanhamento das unidades em tempo real.

5) Escute seus franqueados

Os franqueados lidam com o público final da rede. São eles que acompanham a receptividade da marca, o resultado empírico das campanhas de marketing e que sentem o que o consumidor final sente pela marca. A franqueadora precisa estar aberta para escutar dicas, sugestões e reclamações dos franqueados. É uma ótima maneira de inovar a rede.

6) Explore novos modelos de operação

Às vezes, um modelo que dava certo há alguns meses pode não funcionar mais tão bem agora. Com a economia turbulenta, é preciso oferecer diferentes opções para os empreendedores. Uma solução é investir em diferentes modelos de operação para o negócio. Ter, por exemplo, o modelo de franquia tradicional e oferecer também uma microfranquia, que exige um investimento menor, já é um grande diferencial.

7) Não seja reativo às mudanças

Invista em pesquisa e no desenvolvimento de novidades. Isso faz com que sua empresa se adiante às mudanças. A rede Boticário, por exemplo, que tem uma rede de mais de 900 franqueados e 3.770 pontos de venda no Brasil e em oito países, investe 2,5% do faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento. Além de manter uma média de 400 novos produtos lançados por ano, a empresa tem sistemas permanentes de identificação de canais e programas de estimulo à inovação, em produtos, serviços e cultura.

Bônus

Como dica bônus, você pode ler nosso post anterior que contém 5 dicas essenciais para o franqueador se manter atualizado.

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